curious about: A SEUS PÉS





Sapatos de Antonio Berardi, Alexander McQueen, Catherine Malandrino, Mai Lamore.


No post de fotos para a semana "NA MODA" inclui uma foto de um sapato do Marc Jacobs com salto em colocação invertida. Essa, assim como a maioria das outras fotos escolhidas, refletia minha curiosidade pela moda "não necessariamente para ser usada", mas a moda de choque, surreal, conceitual. Acho legal quando a moda não cumpre sua função mais utilitária e se preocupa também em provocar o olhar, como na arte. Acho que ficamos muito acostumados com o cotidiano, com o óbvio, com o utilitário; e é bom quando algo ou alguém nos lembra de outras possibilidades (ou mesmo de "impossibilidades"!!).

Na Vogue Brasil desse mês há justamente um artigo sobre esses sapatos surreais, que reproduzo aqui:


"SAPATO ESCÂNDALO

by vogue brasil, nº 356, edição de abril/2008, sessão Estilo.

Modelos com desenhos e detalhes surreais são destaque nas passarelas internacionais


Salto virado do avesso, outro com furos no meio, um terceiro que imita flor. Não, essas não são peças da exposição Surreal Things: Surrealism e Design, que foi sucesso no ano passado no museu Victoria & Albert, em Londres. Tratam-se de criações de grifes como Marc Jacobs, Dior e Prada, só para ficar nos nomes mais conhecidos entre as que apostaram nos sapatos esculturais com formas absurdas nas passarelas do verão 2008 europeu.


A tendência surrealista dos acessórios, que começou há algumas estações e está no auge nesta temporada, chegou ao cúmulo de produzir um sapato sem salto. E, se a imagem que te vem à cabeça quando ouve a expressão 'sapato sem salto' é de uma ballerina básica, está na hora de rever seus conceitos. O modelo desenhado pelo estilista inglês Antonio Berardi é uma meia pata em que o único apoio dos pés são... as plataformas - é como se tivessem tirado o salto de baixo dos calcanhares. {[como disse uma amiga ao ver a foto: aff!! apagaram no fotoshop?]}

...

Aqui no Brasil, Alexandre Herchcovitch fez a melhor versão dos sapatos absurdos. De olho na geometria ( e na arquitetura, na engenharia...), desenhou saltos que saem largos e retangulares do calcanhar até bem pertinho do chão - quando ganham uma extensão fina e arredondada, com diâmetro de um estileto. Os modelos de Alexandre (...), são aflitivos a primeira vista - na passarela, parecia que as modelos cairiam a qualquer momento - , mas causaram o impacto perfeito para acompanhar os looks gráficos da coleção do estilista".

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

As gêmeas viajam: 4 dias em Recife

curious about: FUI TIRAR UM BICHO DO MEU OUVIDO E QUISERAM ME DAR UM NARIZ NOVO

curious about: DOTES CULINÁRIOS