curious about: BLINDNESS

Em 2005, descobri por acaso o diário de bordo que o cineasta Fernando Meireles manteve durante as filmagens de O Jardineiro Fiel e publicou no site Cinema em Cena... e viciei! rs! Na época, ele escreveu alguns artigos contando sobre diversos momentos da experiência de realizar um filme estrangeiro. O resultado era bem interessante, pois em muitos momentos era possível vislumbrar um pouco das preocupações que ele tinha (as minhas favoritas se referiam sempre ao elenco, pois como sou atriz de formação, aprendia um pouco da "visão do diretor") em relação ao processo. É uma pena que não tenha encontrado o link para essas colunas...
Sendo assim, fiquei bastante feliz ao descobrir, no ano passado, que ele estava fazendo um blog sobre a experiência de adaptar para o cinema a obra de Saramago Ensaio sobre a cegueira.
O blog, que leva o título do filme (Blindness), tem 15 postagens até agora, que falam do processo desde seu primeiro dia de filmagem. Embora não escreva com regularidade, nem cubra todo o desenvolvimento das filmagens, dá uma boa impressão das dúvidas que rondam a cabeça do cineasta. Acho que é nisso que a escrita do Fernando Meireles me conquista: ele expõem suas dúvidas. Continuo gostando muito das colocações que ele faz sobre os atores. Nos últimos posts ele tem abordado principalmente o processo de montagem e é fascinante perceber como idéias que antes pareciam "geniais" não funcionaram por alguma razão na montagem final... E quais soluções vão ser levantadas para resolver o problema.
Indico pra quem gosta de acompanhar processos de trabalho e cinema em geral!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As gêmeas viajam: 4 dias em Recife

curious about: FUI TIRAR UM BICHO DO MEU OUVIDO E QUISERAM ME DAR UM NARIZ NOVO

curious about: DOTES CULINÁRIOS