Day trip a partir de Amsterdam: Haarlem


Quando resolvi voltar para Amsterdam tinha a ideia de aproveita-la como cidade-base para visitar outras cidades nos arredores. No final das contas, sai menos de lá do que planejava inicialmente.
Além de usar o Guia da Holanda da Publifolha (aquele grandão e super ilustrado), recorri a um dos melhores blogs de viagem: Ducs Amsterdam é escrito por um brasileiro que mora na Holanda e tem dicas ótimas.
Nesse post ele indica 5 cidades a serem visitadas a partir de Amsterdam. Foi assim que surgiu a vontade de ir até Haarlem. Na verdade, o que influenciou muito nessa vontade foi uma foto de por-do-sol (sempre ele!) de um outro guia de passeios que eu tenho. A decisão final se deu apenas na Estação na hora de comprar as passagens. Esse processo, aliás, é muito simples graças às maquininhas espalhadas pela Estação.




15 minutos depois de embarcar no trem, chegamos à Estação Central da cidade. Meu guia de viagens da Holanda instalado no Galaxy indicava duas possíveis direções a seguir a partir da Estação, nos decidimos por ir em frente para a região central e depois retornar para os "fundos" dela e conhecer um Museu da Loucura.
O resultado das andanças é melhor traduzido em fotos. São alguns museus (inclusive o mais antigo da Holanda; que preferimos não visitar), igrejas, um mercado encantador, o antigo portão da cidade, o moinho Adrian (que conta com uma visita guiada muito ilustrativa e interessante!), canais (como não podia deixar de ser). A cidade é agradabilíssima e fácil de se conhecer a pé.

mercado de rua: pode ser uma boa opção para comprar produtos para o almoço ou picnic

jardins e museus
mercado de flores: irresistíveis


Ateção! As lojas - principalmente as de roupas - na rua principal que leva da Estação à praça central são tentadoras!

primeira praça após uma caminhada a partir da Estação Central







Após uma pausa para almoço, fomos contornar a Estação na direção oposta e passamos por um parque até chegar no Museu, chamado Het Dolhuys. O lugar é muito impactante por fora, mas infelizmente pelo avançado da hora não passamos do hall e da lojinha. Faltava pouco para o museu fechar e nos desaconselharam a visita-lo. Ficou para uma próxima. Para quem quiser mais informações, o site deles: http://www.hetdolhuys.nl.





arquitetura

Outro ponto de interesse é a Casa de Corrie ten Boom que é mais um famoso hiding place da época da Segunda Guerra Mundial durante a ocupação nazista. Site: http://www.corrietenboom.com/index_en.html. Há livros contando a história de como essa família católica protegeu e escondeu judeus e não judeus durante a ocupação. Vale lembrar que um dos pontos de interesse mais relevantes de Amsterdam também é um hiding place, a Casa de Anne Frank. Particularmente, eu gosto muito dessas histórias. Acho que elas asseguram um pouco minha fé na humanidade diante dos horrores de que somos capazes.

Os trens que saem de Amsterdam demoram cerca de 15 minutos para chegar à Haarlem e custam 7,6 euros ida e volta.
A cidade tem cafés e restaurantes muito bonitinhos e os produtos do mercado de rua são um espetáculo, mas se você quiser economizar ainda mais pode recorrer ao supermercado na rua principal que tem inúmeras opções por menos de 5 euros.
O preço da visita ao moinho é 3 euros.

IMPORTANTE: Sombrinha ou, melhor ainda, capa de chuva! O tempo é maluco! Chove a abre sol o tempo todo.




Site da cidade: http://www.visithaarlem.org.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As gêmeas viajam: 4 dias em Recife

curious about: FUI TIRAR UM BICHO DO MEU OUVIDO E QUISERAM ME DAR UM NARIZ NOVO

curious about: DOTES CULINÁRIOS