Catedral Notre Dame de Paris


" When, after long gropings up the dark perpendicular stair-case which pierces the thick walls of the steeple towers, one emerged at last unexpectedly on to one of the two high platforms inundated with light and air..."
Victor Hugo - Notre Dame de Paris

A Catedral de Notre Dame, uma das igrejas mais famosas do mundo, apareceu pela primeira vez na minha última viagem de maneira significativa. 
Meu primeiro dia em Paris - com hospedagem em Montmartre aos pés da Sacre Coeur - foi um pouco tumultuado depois de um cara (traficante, imagino) atirar uma pedra no meu pé após achar que eu estava tirando fotos dele (humpf! com a máquina apontada pra cima, mon ami?) e com uma vibe meio estranha (com direito a bolada suspeita no meu celular, que voo escadaria abaixo) nas escadarias da basílica.
No segundo dia me refugiei na Disney e ao final mudei de hospedagem, indo para o Marais. Após me instalar, fui a procura de um lugar para jantar e já percebi as pontinhas das torres enquanto caminhava à beira do Sena. Essa visão terminou por me tranquilizar de uma maneira que nem posso explicar e me fazer acreditar que não estava destinada a odiar Paris (como acreditei piamente no dia anterior). Jantei em um japonês (sim, sou esquisita, mas foi o menu que consegui entender e os preços estavam bem expostos) com uma flute de champanhe (rsrs. toque francês, mon amour!) a olhar paras as torres ao longe. A sensação de segurança súbita pode até parecer estranha, mas porque não? Afinal, foi lá que o Corcunda encontrou abrigo. hehe

Agora um pouquinho de objetividade ou curiosidades para os viajantes:
  • Fica na Île de La Cité e está no marco zero de Paris.
  • Você pode acrescentar ao seu roteiro junto à Catedral: Conciergerie e Saint Chepele, que também ficam na Île, Île de St Louis - que é a pequena ilha ao lado da La Cité e tem os sorvetes Berthilon, passeio de barco pelo Sena. Sendo a região mais central de  Paris, fica fácil de articular vários passeios a partir dali. O Marais está perto. St Germain também.
  • A entrada na igreja é gratuita mas para subir nas torres, descer até as criptas e ver o Tesouro você paga. Tanto a subida nas torres quanto a ida às criptas estão cobertas pelo Paris Museum Pass. 
  • Meu folhetinho da visita informa que se trata do símbolo da Paris Medieval. Isso foi muito legal pois nunca tinha entrado em uma igreja tão antiga. Sua construção levou vários anos e até hoje é um dos símbolos da arquitetura gótica com seus arcobotantes, iluminação peculiar, etc e tal.
  • SUBA NAS TORRES! Tudo bem que são 400 degraus, sem elevador. Mas vale a pena! Sabe aquela Paris dos telhadinhos? Então...
Vista da "janelinha" durante a subida... a pé
Vista lá de cima
  • Também não deixe de entrar na praça atrás da Catedral. Sente-se e aprecie! Muitos acham que o melhor ângulo da Notre Dame é visto de costas.

  • Provavelmente você vai encontrar várias noivas tirando fotos por ali, assim como em outros símbolos de Paris.

Para chegar:
de metrô - Várias linhas te deixam lá: Linha 4 nas Estações Cité e Saint-Michel, Linhas 1 e 11 na Estação Hôtel de Ville, Linha 10 nas Maubert-Mutualité e Cluny-La Sorbonne e finalmente as linhas 7, 11 e 14 podem te deixar na Estação Châtelet.
de RER - Tanto a linha B quanto a C podem te deixar na estação Saint-Michel - Notre Dame.
Para mais informações


Chega de papo e vamos a mais fotos:
Mesmo de costas dá para ver que elas estão babando




Detalhes absurdos de tão lindos!






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As gêmeas viajam: 4 dias em Recife

curious about: FUI TIRAR UM BICHO DO MEU OUVIDO E QUISERAM ME DAR UM NARIZ NOVO

curious about: DOTES CULINÁRIOS