Museu Rodin

Museu Rodin - visto do jardim interno
O Museu Rodin foi criado pela própria iniciativa do escultor em 1916 no Hôtel Biron, através da doação de seus trabalhos e de sua coleção de arte, de sua biblioteca e de suas cartas e anotações pessoais ao Estado Francês. Aberto ao público desde 1919, inclui aproximadamente 6.500 esculturas e mais ou menos a mesma quantidade de esboços, retratos e aquarelas. Além disso, a coleção particular de Rodin é composta por cerca de 1.700 pinturas, esculturas e retratos, a maioria de artistas de sua época e colaboradores.
Complementar ao Museu em Paris (que eu visitei), há sua casa de campo em Meudon (também doada) onde ele e a esposa encontram-se enterrados sob a figura de O Pensador.

A parte que me cabe: Quem me conhece sabe bem o quanto eu sou louca por Rodin e por Camille Claudel (artista magnífica e sua amante -  tem uma cena engraçadinha sobre isso no filme Meia Noite em Paris). Aliás, gosto muito de artes plásticas no geral mas escultura em particular sempre desperta meu interesse e, não poucas vezes, paixão. Sabe aquele lugar que você voltaria sempre que passasse pelo país? Então, para mim o Museu Rodin compõe essa lista. Gostei muito da atmosfera, os jardins são um espetáculo a parte, os arredores compõem um lugar único (dependendo do ângulo, você vê O Pensador, a Torre Eiffel e o Domo do Les Invalides). E o que dizer do acervo? É tudo aquilo que você espera e mais um pouco.










Ah! Um adendo: os funcionários do lugar são muito simpáticos e a lojinha (ai ai, eu e as lojinhas de museu!) tem coisas muito legais. Comprei um guia com as obras do acervo, uma sacola MARAVILHOSA e os marcadores de livro mais bonitos e diferentes de toda a viagem.

Postais com efeito holográfico




















Para saber maishttp://www.musee-rodin.fr/.
Serviço: 79  Rue de Varenne. Aberto de terça à domingo, das 10h às 17h45 (última admissão às 17h15). De 1º de Outubro até 31 de Março os jardins fecham às 17h. Eu cheguei perto do horário de abertura e fiquei por lá mais de 2 horas. Está incluso no Paris Museum Pass mas para quem não tem o passe custa a entrada para o Museu custa 6 euros, para os jardins 1 euro, para as mostras 7 euros. Em resumo, um ticket completo custaria 11 euros. Dá para comprar pelo site. O acesso se dá pelas estações de metrô Varenne (linha 13) ou Invalides (linha 13 ou linha 8), o RER linha C, para descer em Invalides também. Ônibus 69, 82, 87 e 92. Pode ser interessante associar a visita com o complexo do Les Invalides (ao lado), a Torre Eiffel, etc.
Metro : Varenne (line 13) or Invalides (line 13, line 8)
R.E.R : Invalides (line C)
Bus : 69, 82, 87, 92
Vélib' : 9, Bd des Invalides
Car parks : Bd des Invalides
Filmes para se preparar para a visita: Camille Claudel (com Isabelle Adjani e Gerard Depardieu), Meia Noite em Paris (do Wood Allen).
Os atores dão um show!

Nos jardins do Museu, Carla Bruni faz uma guia...
[fotos by Ana L. / fotos dos filmes: divulgação]

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As gêmeas viajam: 4 dias em Recife

curious about: FUI TIRAR UM BICHO DO MEU OUVIDO E QUISERAM ME DAR UM NARIZ NOVO

curious about: DOTES CULINÁRIOS