6 DIAS E UM POUCO MAIS NA REPÚBLICA TCHECA - Os 3 primeiros dias em PRaga

Belíssima! (ou Krásný!, segundo o Google Translator)
Dia 1 - Praga

  • Quando montei o esboço do roteiro desse mochilão eu já sabia que Praga seria um ponto alto. Cheguei na cidade as 13h45, após 7 horas e 15 minutos de viagem de ônibus. Comprei as passagens com antecedência pelo site da Eurolines húngara por 6500 HUF, equivalente a 21,16 euros. Não é uma viagem desconfortável e além do horário das 06h30 que eu escolhi, você pode sair de Budapeste as 15h00 e chegar em Praga 22h15. Por motivos que nem lembro direito, acabei indo a pé até o hotel que reservei no Josefov. Alterei tantas vezes a quantidade de dias em que ficaria em Praga que acabei me hospedando em três lugares diferentes. Encontrei esse hotel no booking.com e pareceu uma boa opção. O Residence Bene revelou-se um hotel bem localizado em uma rua calma, nem tão simples de encontrar em uma primeira visita, limpo, com bom atendimento. Paguei 42 euros em um quarto duplo, com café da manhã. O quarto ficava no último andar, mas o prédio tinha elevador. O único problema que vi no quarto foi o banheiro, mais precisamente o chuveiro ou praticamente ausência de um chuveiro propriamente dito com box. O café da manhã era bom, servido em um ambiente ótimo!
  • Após o check in, fui explorar a cidade. Me perdi umas 400 vezes ali na região entre o Josefov e a Old Town. ao invés de fazer um caminho bem simples (que descobri depois), dei uma volta gigantesca e consegui chegar Staromestské námesti pelo outro lado! Mas valeu a caminhada pois a cidade é deslumbrante! Realmente, não há nada igual. Cada prédio é cheio de detalhes, pinturas... impressiona muito! Para completar estava um lindíssimo dia, sem o calor excessivo que passei em Budapeste. Neste primeiro dia inaugurei uma tendência nessa cidade maravilhosa: demorava pelo menos meia hora para percorrer duas ou três quadras pequenas de tanto que parava para fotografar e admirar.


Praça na Old Town: Staromestské námesti 
  • Bem, aproveitei para ver o famoso Relógio Astronômico e subir na Torre da Prefeitura ali mesmo. Ambos valem a pena: o espetáculo gratuito dos turistas aglomerados para ver o desfile dos apóstolos no mecanismo do relógio que acontece de hora em hora é muito legal (de repente tem tanta gente que você não consegue imaginar de onde vieram!) e a vista absurda lá de cima da torre. Há indicações de quais prédios e construções históricas estão na direção em que você está olhando. Aliás, a primeira foto deste post foi tirada de lá de cima neste dia. Depois de descer, comi alguma coisa ali pelas banquinhas que havia na praça (várias comidinhas vendidas, inclusive batatas fritas no palito!).

Torre da Prefeitura e o famoso Relógio Astronômico
  • Na sequência, havia muito o que ver nesses metros quadrados ao redor: prédios lindíssimos como o Palácio Kinský, a Igreja Nossa Senhora de Týn (que aparece em destaque na foto lá de cima), os prédios na praça Malé námesti pertinho da Prefeitura e as ruas ao redor. Acho que as fotos dão uma ideia do que estou falando.
Essa igreja (São Nicolau) é lindíssima por dentro





  • Para terminar, me perdi feliz para voltar pro hotel e jantei no Café Milano uma massa e completei com sorvete (alguém tinha indicado como o melhor sorvete da cidade!).


Dia 2 - Praga mas em nova hospedagem
Nova Velha Sinagoga (ou seria Velha Nova? rsrs) no Josefov
  • Com a confusão que eu fiz em relação a minha hospedagem, meu segundo dia era dia de mudar de lugar. Explico: pelos meus cálculos eu deveria chegar em Praga só neste dia e já havia modificado a hospedagem no Miss Sophie's para essa data, porém agenda Ópera daqui, compra passagem de ônibus dali, e meu roteiro ganhou mais um dia. Como não consegui reservar mais um dia no mesmo albergue, optei por um hotel barato. Ok, não recomendo para ninguém ficar mudando de hospedagem como doida! 
  • Bem, tomei café da manhã no hotel, fiz check out e cruzei a cidade para deixar as malas no Miss Sophie's. Gostei de fazer esse trecho a pé, pois serviu para me situar melhor em Praga. A cidade é compacta. Quanto a nova "morada": trata-se do albergue mais lindinho em que já fiquei! A localização é boa também. Mas confesso que as minhas duas outras opções na cidade durante essa viagem contavam com melhor localização. No entanto, as outras características do albergue derrubam qualquer concorrência: os quartos são lindos, a cama é muito confortável, a cozinha que havia para dividir com os outros quartos desse andar era muito bem equipada e o banheiro era show de bola. Tudo muito limpo também! Segurança também nota 10!  Ah! O locker para a mala embaixo da cama também merece menção. Café da manhã não estava incluído mas havia uma opção espetacular servida em um ambiente delicioso! Acho que a única coisa que os mochileiros mais festeiros vão reclamar é de que não há muita interação com os outros hóspedes por aqui. Para quem não curte muito albergue, o Miss Sophie's é a escolha perfeita pois se parece muito com um hotel. 
  • Deixei as malas no albergue e voltei para explorar um pouco melhor as atrações do Bairro Judaico melhor. O Bairro Judaico de Praga ou Josefov é diferente dos outros pelo Leste Europeu. Está muitíssimo bem preservado e conta com várias Sinagogas, uma sala cerimonial e um famoso cemitério. Cada uma com exposições que vão da história dos judeus da região, ao Holocausto, passando pelas tradições e ritos judaicos. A grande razão para o bom estado de preservação do bairro e suas construções (há também a antiga prefeitura judaica) se deve ao fato do próprio Hitler ter ordenado que nada fosse destruído, acumulando uma grande quantidade de objetos e relíquias judaicas, pois queria tornar esse bairro um museu sobre uma "raça extinta". Hitler tinha planos especiais para Praga, evitando inclusive que a cidade fosse bombardeada (teria sofrido apenas um pequeno bombardeio durante a Segunda Guerra "por engano"). Culturalmente é uma região muito rica! Comprei um bilhete integrado que me dava o direito de entrar em todas as atrações (uma vez em cada), dentro de um período de 7 dias. Ao contrário do cemitério judaico de Cracóvia, o de Praga foi extremamente agradável de visitar, sendo um lugar muito tranquilo... e antigo! Ao redor das Sinagogas, há vários excelentes restaurantes!





  • Voltei cedo para o Miss Sophie's e fiz o check in no meio da tarde pois tinha um dos principais compromissos da minha viagem me aguardando: assistir a uma Ópera de Mozart no teatro onde ele estreou Dom Giovani! Comprei os ingressos para a Ópera e também para uma apresentação de Gershwin na Sinagoga Espanhola com antecedência pelo site: Prague Opera Tickets (que tem ingressos para espetáculos diversos de música, teatro, fantoche e dança). Descobri que dava para ter deixado para comprar na hora, mas tudo bem pois foi muito legal ter recebido em casa os ingressos. Era para ser uma apresentação de Dom Giovanni mas alguém crucial do elenco ficou doente e eles mudaram a programação para A Flauta Mágica, também de Mozart. Chegaram a me oferecer para devolver o dinheiro, mas eu queria muito assistir qualquer Mozart possível em Praga. E lá fui eu, de pretinho básico, muita maquiagem e tênis (dourado, mas tênis!) para o Ópera. Realmente, dá para viajar sem carregar salto alto na mala! A experiência foi maravilhosa! Recomendo muito para todos que gostam de música e ou teatro. E para quem pensa que Ópera é chata, acredite: está na hora de rever seus conceitos! Acho até que A Flauta Mágica pode ser uma ótima introdução à música clássica pois é bastante acessível como história e como música. Chovia após a saída do teatro e esperei um pouquinho antes de sair na direção da Wenceslaw Square (não exatamente uma praça!), onde comi um falafel e apreciei o movimento antes de voltar para o albergue. De alma lavada!
Theatre of the Estates



Dia 3 - Ainda em Praga e sem querer deixá-la
  • Já havia deixado meu nome para o Walking Tour que sairia do albergue no momento em que fiz o check in, além de ter "comprado" o café da manhã gourmet do albergue. Tomei um delioso café bem tranquilamente e fui aguardar o Walking Tour no hall. Realmente, o pessoal hospedado no Miss sophie's não interage muito mesmo entre si. A guia que nos conduziu era ótima, uma sueca descendente de iranianos com um namorado eslováquio muito divertida. Passamos em outro albergue ali perto - o Mosaic (que me pareceu ótima solução de hospedagem em Praga, um Miss Sophie's maior e com bar e muitaaaaa interação) - e saímos em um grupo relativamente grande pela cidade. Praga parece uma cidade em camadas de tanta história que tem! Foi um passeio impressionante e me integrei com um grupo tão legal que ao final todos fomos almoçar juntos. O Walking tour se concentra na região central da cidade, com uma passada no Josefov. Não deu pra sentir o tempo passar.


  • Depois do almoço, me separei do grupo e fui para o outro lado do rio, atravessando a famosa Ponte Carlos. Estava em busca de um terço do também famoso (estou ficando redundante!) Menino Jesus de Praga para minha tia mega católica! Igreja encontrada, fotos tiradas, terço comprado e benzido, ainda perambulei pela região um pouquinho.


  • Voltei para o albergue, descansei um pouquinho já que ninguém é de ferro e fui encontrar o pessoal do Walking Tour em um Bierhof em um bairro cheio de mansões lá para além da estação de trem. Foi ótimo, embora eu não beba cerveja (já tinha tomado minha "cota" na hora do almoço). De lá ainda fomos para o bar do albergue Mosaic. Teve gente que ainda esticou a noite... E no dia seguinte eu ainda iria para Cesky Krumlov (um pouco a contragosto pois fiquei morrendo de vontade de ficar em Praga).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As gêmeas viajam: 4 dias em Recife

curious about: FUI TIRAR UM BICHO DO MEU OUVIDO E QUISERAM ME DAR UM NARIZ NOVO

curious about: DOTES CULINÁRIOS