4 dias em Budapeste (com direito a show pirotécnico!) - parte I

Parlamento visto do outro lado do Danúbio
Hospedagem: O hostel em Budapeste já estava reservado e foi escolhido entre várias opções que me pareciam interessantes por ser o mais próximo do rio Danúbio pelo que pude ver nos mapas. O Maverick (http://www.maverickhostel.com/eng/index.php) se mostrou uma excelente opção: limpo, seguro, bonito, bem localizado com metrô na porta e mercado embaixo! Oferecia apenas café e chá para os hóspedes mas tinha cozinha equipada para você preparar não apenas o café da manhã, mas também outras refeições se tivesse interesse.


Primeira noite 
Eu vim da Polônia de ônibus, que foi comprado com antecedência pelo site da Eurolines polonesa. Saindo depois das 3 da tarde de Cracóvia (não lembro se 15:20 ou 15:40!) e chegando a Budapeste as 10 da noite, passei por paisagens encantadoras especialmente na fronteira com a Eslováquia e nesse país que deixei de fora. Ainda quero muito voltar para conhecer aquelas montanhas e vales. A viagem foi em micro ônibus e bastante confortável. Além de pontualíssima! Chegando na estação, saquei algum dinheiro na moeda local (pra mim, o maior desafio para os visitantes é ficar brincando de converter aquele dinheiro... caramba!) sem ter a mínima noção de quanto pegar. Saquei 7.000 florints e fiquei chocada ao desembolsar mais de 350 por um único bilhete de metrô! Nem discuti e fui tentar me achar na estação pra ir pro albergue. Não foi muito difícil, mas não achei os húngaros muito simpáticos nessa hora. E a língua é incompreensível! No albergue fiz o check in de qualquer jeito já que o rapaz da recepção não estava com a maior disposição do mundo... Uma coisa que descobri logo foi que as pessoas hospedadas no Maverick, de uma maneira geral, são muito legais. Outra coisa que já deu pra notar foi a "taxa de ocupação de brasileiros" no meu quarto: durante todo o tempo em que lá fiquei hospedada havia sempre dois brasileiros no quarto misto com cinco camas! E quando um estava para sair, entrava outro! rsrs. ah! Diferente da Polônia onde peguei tempo nublado e chuvoso e 13º, essa noite já anunciava o calor de Budapeste (no meu último dia peguei 40º!!). 

Dia 01 
Foto by Free Walking Tours Budapest (http://www.triptobudapest.hu/)
A guia do Free Walking Tour, estátuas nas ruas e superstições.. Ponte das Correntes cheia de gente e sol de rachar!
  • Acordei, terminei o check in, e fui pra rua fazer reconhecimento de área antes de pegar o Free Walking Tour das 10:30 na Vörösmarty Square. O dia estava radiante já cedo, mas sem tumultos. A primeira impressão de Budapeste foi de estar em uma cidade grandiosa, com ruas limpas e uma estatuária decorando as ruas e fachadas impressionantes. Optar pelo Walking Tour (aqueles que funcionam na base do meeting point, sem necessidade de se inscrever antes e na base da gorjeta pro guia ao final) foi uma ótima maneira de começar a relação com a cidade. A guia era excelente! A melhor que eu encontrei em toda a viagem (seguida de perto pelo guia do Holy City tour de Jerusalém). Consegui ter uma boa ideia da cidade, das questões históricas e políticas bastante complexas da região e ainda um apanhado de dicas sobre o dinheiro e lugares para comer. O passeio começa na região central da parte plana da cidade (Peste) e atravessa o Danúbio para terminar na região alta de Buda. Um lado dominado pela figura do Parlamento e o outro pelo Castelo (ambos iluminados de noite são inesquecíveis!). Apesar de haver um bom movimento do lado de Pest, a circulação era fácil naquele dia de agosto. Já em Buda... Multidão de pessoas, entre turistas e locais disputavam espaço! Era véspera do maior feriado nacional deles, com feiras na região do Castelo antes e após a subida do funicular. Estavam fechando a famosa Ponte das Correntes para colocação dos fogos para a festa do dia seguinte. Ao final do tour, fiquei ali naquela parte de Buda. Visitei a Igreja de S. Mathias e o Bastião dos Pescadores. As duas atrações são pagas. A Igreja, muito bonita por fora, estava em obras na parte interna. Achei muito bonita por dentro também, mas o clima de obras com a quantidade de turistas visitando não davam a impressão de se estar numa igreja mas em um ponto turístico qualquer. Aliás, como isso acontece mundo afora! Eu não sou católica, mas confesso que me choca um pouco o povo fotografando tudo e mais um pouco dentro de Igrejas e templos (e olha que adoro uma fotinho!). Já vi uma menina uma vez tirando foto "pulando" em frente ao altar da Sagrada Família em Barcelona!!! Até já até consigo tirar fotos em algumas, mas não sem uma dose de desconforto! Ah! Outra coisa importante: a vista do outro lado, a partir do Bastião é linda de morrer! E ainda: caminhe na outra direção do Castelo, descendo a rua da Igreja. São belíssimas construções!
Budapeste e suas estátuas


Lindos prédios na região do hostel
Bastião dos Pescadores - um dos destaques de Buda





  • Depois de andar, me abastecendo de suco e sorvetes, voltei para Pest. Passei no albergue e fui para o lado contrário. Peguei uma das ruas principais da cidade, uma espécie de Champs Elisees local, chamada Andrassy Avenue e segui até o final. Por esse caminho você passa por diversas atrações (além de tudo que é tipo de loja chique ou descolada!) como a Terror House, a Ópera, Oktogon Square, vários cafés... E vai parar na Heroes Square, que dá entrada para dois museus lindos (por fora, pois não entrei..) as suas laterais, e aos fundos você encontra mais um complexo de Castelo, o zoo, o circo e uma das mais famosas termas: Széchenyi. Foi lá que terminei meu dia nas piscinas. Comi fast food mesmo por medo de não identificar no menu os alimentos e me comunicar pacientemente dado o grau de exaustão em que estava (em todo o Leste Europeu busquei ter muito cuidado pois sou muito alérgica a carne de porco e passar mal e ter que procurar ajuda em magyar por exemplo - a língua local -  não estava nos meus planos! rsrs).
Para relaxar e amenizar o calor absurdo! Nem todas as piscinas são quentes...

Dia 02
  • Meu segundo dia em Budapeste era feriado nacional (dia 20 de agosto): Dia de São Estevão. Santo e o primeiro rei da Hungria! Mas não pense você que era um feriadinho qualquer... Tratava-se somente do MAIOR feriado nacional com direito a festa nas ruas, museus de graça, feiras especiais e uma queima de fogos arrasadora programada para o final do dia. 
  • Como estava todo mundo divulgando a tal queima de fogos, a programação para o final do dia ficou garantida. Saímos do albergue, com a intenção de descolar um café e visitar a principal Igreja de Pest (São Estevão! rsrs). Depois eu iria na direção do Parlamento e finalmente de Buda para explorar o Castelo e a Michele (brasileira residente em Londres que mochilava pela Europa antes de voltar a morar no Brasil, gente finíssima!) iria ver as principais atrações de Pest. A basílica de São Estevão é muito bonita... e estava cheia de gente já cedo! Fui de lá até as marges do Danúbio pois me situava melhor para chegar ao Parlamento. O clima da cidade estava ótimo: solar, pessoas indo para a rua e desfile de aviões sobre o rio! Foi interessante ver como a população estava curtindo sua própria festa. Chegando no Parlamento, não consegui encontrar a entrada para visitar o Parlamento (procurei por fila, informações e nada... era tanta gente, que tudo parecia fila! rs). Desisti e fui conhecer melhor o tal Castelo, onde acontecia uma feira de artesanato e comida. Entrei nos museus (Museu de História de Budapeste e Galeria Nacional Húngara) e circulei pela feira e pelo complexo. Achei a cidade e as obras espalhadas por ela muito mais interessantes do que o acervo. 
  • Voltei para o albergue e fomos ver os fogos. Foi inesquecível! A maior e mais linda queima de fogos da minha vida! E olha que sou carioca com experiência em reveillon de Copacabana... Mas tenho que confessar: foi muito lindo e diferente! Não sei se é assim todo ano, mas se estiver pelo Leste Europeu esta época, reserve o 20 de agosto para Budapeste. Ao final dos fogos, muita gente na rua e nos bares se divertindo!


Basílica de S. Estevão - em dia de festa!
Parlamento isolado e decorado para a festa


curtindo o feriado às margens do Danúbio
Castelo de Buda iluminado antes do grande show pirotécnico

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As gêmeas viajam: 4 dias em Recife

curious about: FUI TIRAR UM BICHO DO MEU OUVIDO E QUISERAM ME DAR UM NARIZ NOVO

curious about: DOTES CULINÁRIOS