como não incluir: Milão, Lago Como, Bérgamo, Bréscia, Lago Garda, Sirmione?

[todas as imagens que ilustram essa publicação pertencem aos sites Wikipédia]
A região da Lombardia costuma servir de porta de entrada ou de saída da Itália em muitos roteiros, pois muitos começam ou terminam a viagem em Milão. Por outro lado, você poderá encontrar muitos roteiros que excluem Milão e muita gente afirmando que não vale a pena conhecer a cidade.
Segundo a Wikipédia (em inglês) as principais atrações dessa região são:


Em Milão, particularmente, me interessa ver a "Última Ceia" de Da Vinci, a Galeria Vitório Emanuelle, o Duomo e a Ópera Alla Scala. Há ainda o Castelo Sforzesco e a Pinacoteca di Brera. 




Outro ponto de interesse turístico na região é o Lago Como (aquele onde o George Clooney tem mansão... rs). Muita "riqueza", belas paisagens e um Duomo.



Bérgamo e Bréscia são cidades vizinhas. Bérgamo contrasta com Milão, dividindo-se em Cidade Alta e Cidade Baixa, o medieval e o moderno. Bréscia é apresentada no meu guia de viagem da Itália (Guia Itália Publifolha/ Keyguide) como "uma cidade antiga com forte herança cultural". 
Bérgamo / montagem wikipédia
Não conhecia o Lago Garda até um amigo indicar Sirmione, uma pontinha que invade o lago e must see total segundo ele. O Lago di Garda é tão grande que você vai encontra-lo banhando comunas em 3 províncias (Verona, Bréscia e Trento). Sirmione é uma pontinha de terra na região de Bréscia. Um pontinha bem pitoresca, eu diria.



Potencial de inclusão: Well, Milão é uma grande candidata e Sirmione será certamente incluída como ponto de descanso. As demais, ficarão para uma próxima vez.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As gêmeas viajam: 4 dias em Recife

curious about: FUI TIRAR UM BICHO DO MEU OUVIDO E QUISERAM ME DAR UM NARIZ NOVO

curious about: DOTES CULINÁRIOS