construindo roteiro: 3 dias em Budapeste
[todas as fotos: wikipédia]
Budapeste entra neste planejamento da mesma maneira que Praga: sei o tempo mínimo que devo ficar mas ainda não o total. Talvez ganhe mais um ou dois dias. De qualquer forma, entre Praga e Budapeste terei que programar um dia de "descanso" (lavar roupas, etc e tal) que dependerá muito do ritmo de viagem até lá.
O certo é que minha Budapeste mínima tem 3 dias, assim distribuídos:
Dia 1
- Começarei "os serviços" com um clássico Free Walking Tour Budapest. Vi várias indicações enquanto pesquisava e achei que poderá servir como abordagem interessante. O site deles oferece várias opções em Budapeste e estou considerando pegar o Original que começa às 10h30, saindo da Vörösmarty Square, que não é nada longe do albergue (9 minutos segundo o Google Maps, a pé).
- Pode parecer meio tarde para começar um dia turístico, mas pensando em uma viagem de 90 dias, decidi que o ritmo precisa ser outro. Devo usar esse tempo para me familiarizar com os arredores do albergue, lavar roupa ou simplesmente acordar um pouco mais tarde e descansar. Devo chegar na noite anterior, bem tarde (ou no máximo, neste primeiro dia muito cedo dependendo do meio de locomoção escolhido: ônibus ou trem).
- O tour termina, cerca de duas horas e meia depois, no Bastião dos Pescadores, na região de Buda. Uma coisa que me interessa muito são as dicas que eles dão após o Tour, então pretendo aproveitar alguma para encontrar um lugar para almoço nos arredores.
- Estando em Buda, a ideia é aproveitar e explorar as atrações da região. Confesso que tenho dificuldades em aceitar que tudo fica perto em algumas cidades da Europa e acabo montando roteiros mais "frouxos" por receio de não dar tempo. Também não dá para ter muita certeza do tempo disponível no tour para as atrações.
![]() |
Ponto final do Free Walking Tour: Fisherman's Bastion |
- Incluo necessariamente: Igreja de São Matias, o Palácio Real (conhecido como Castelo de Buda) e o próprio Bastião dos Pescadores. As instalações do Palácio Real acomodam dois museus. A Galeria Nacional Húngara interessa não apenas pelo acervo, mas também pela possibilidade de subir na Cúpula. O Museu da História de Budapeste ainda representa um ponto de interrogação este roteiro.
- Para finalizar, devo escolher uma das 4 (!!!!) termas que me chamaram atenção e que são um must na cidade.
Gellert Baths? |
Dia 2
- A ideia é começar cedo com uma caminhada até o Parlamento pelas margens do rio Danúbio (que já sei que não tem nada de azul!). Tem que chegar cedo para conseguir vaga no tour guiado que é a única forma de conhecer o edifício internamente e que vale muito a pena. A bilheteria, segundo as informações que eu tenho, abre às 8h.
- Conforme o resultado da incursão pela bilheteria e a dedicação às atrações de Peste no tour do dia anterior, definirei o trajeto seguinte. Provavelmente incluirá além da visita guiada ao Parlamento (que tem horário marcado): Ópera, Ilha Margarida, Museu do Terror, Basílica de São Estevão, o Parque da Cidade, a Praça dos Heróis.
- Se possível ($$$), mais uma estação termal para terminar o dia bem.
Dia 3
- Pensei em inverter a ordem e começar o dia com... banhos termais!!! kkkk
- De qualquer forma o primeiro passo turístico desse dia será explorar a região do Bairro Judeu (perto do albergue) com um lindíssima Sinagoga (segundo as fotos do meu cunhado que esteve recentemente no lugar), o Museu do Holocausto e o Museu Judaico.
![]() |
Sinagoga e Memorial |
- Penso em tentar coordenar essa parte, com a ida até o Memento Parque. Vai depender muito dos horários disponíveis. Caso fique muito "atropelado" ir até o Memento, provavelmente irei até a Citadel. Além de incluir, o museu Iparmivészeti.
![]() |
Museu |
Dia 4
![]() |
Citadel |
Site de turismo de Budapeste:
Walking Tours:
Termas:
Atrações:
Relatos pela internet:
Comentários
Postar um comentário