curious about: CADA UM TEM O HERÓI QUE MERECE (ou aquele em que acredita)


[gente, herói ainda tem acento?]


Adoro filmes de super herói, baseado em quadrinhos, etc e tal. Não que eu leia muitas histórias em quadrinho ou graphic novels (sofisticado isso não?). Aliás, já está na hora do José e da Fer fazerem uma festinha pra eu poder ficar lendo no sofá.


Tendo isso em vista, fui assistir a Watchmen no cinema esses dias (sim, isso é post atrasado!). Nunca tinha lido essa HQ, mas já havia ouvido falar e visto algumas imagens do tal Dr. Manhattan (esse ser azul da foto aí de cima...). Acontece que essa obra entra até em listagem das melhores obras literarias do mundo.
Não vou me dedicar muito a contar o enredo não (vejam na crítica do Pablo Villaça no Cinema em Cena: http://www.cinemaemcena.com.br/Ficha_filme.aspx?id_critica=7431&id_filme=2504&aba=critica), mas basta saber que trabalha muito com a idéia de heróis - humanos, na verdade quase anti-heróis [isso tem hifen?] de tão cheios de defeitos. Do original eu não sei, mas sobre o filme posso dizer que trabalha esse conceito muito bem.
Visualmente impecável, Watchmen apresenta uma visão nada otimista do mundo. O que me causou arrepios considerando que trabalho com uma realidade no serviço público de saúde que se aproxima muito da podridão mostrada nas telas. Não o tempo todo, mas em uma proporção que me fez pensar e temer.
Não é um filme fácil, até porque é longo pra caramba e concentra tanta informação que você tem a impressão de que irá se perder em algum momento. Outro fator que pode dificultar que se goste é o grau de violência. Fiquei imaginando minha avó falando:
"Aninha, isso não é filme pra mocinhas!!"
rsrs
Isso porque no cinema tinha três moleques (sentados na minha frente, acho que amaram!!), dois homens, um senhor de idade e uma velhinha. Sabe-se lá Deus o que ela foi fazer na sessão... aliás não sei nem se sobreviveu à sessão, porque eu sai e ela continuava lá imóvel.
Mas é muito violento mesmo, e olhe que não sou de frescura.
Mesmo assim, é um filme que recomendo pela quantidade de questões atuais que lança ao criar uma história mundial paralela em que heróis mascarados-tarados-loucos-indiferentes-sociopatas-... tem um papel crucial em salvar e destruir o mundo. Alta ambiguidade (adorooooooo)!!
Pra quem quiser saber mais, pode aproveitar também o post do blog do José: http://joseaguiar.com.br/blog/. Com direito a foto direto do tunel do tempo.
A foto é do site Cinema em Cena.
Ah! A propósito: não assisti a Spirit... achei que tinha mulher demais no trailer... eca!! rs

Comentários

  1. Vou assistir e posto um comentário com algum conhecimento. rs.

    beijos

    ResponderExcluir
  2. UM filme difícil. Mas a HQ é mais rica, merece ser lida! E, pra uem quiser descansar os neurônios, Wolverine vem aí!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

As gêmeas viajam: 4 dias em Recife

curious about: FUI TIRAR UM BICHO DO MEU OUVIDO E QUISERAM ME DAR UM NARIZ NOVO

curious about: DOTES CULINÁRIOS