comidinhas&comilanças: pela Holanda

Panquecas em Amsterdam
Tem coisa mais gostosa (literalmente!) do que experimentar novos sabores durante a viagem? Confesso que pensando nisso tento evitar ao máximo cadeias internacionais de fast food (coisa que já faço aqui no Brasil também). Acredito que dá para comer com segurança e economia na maior parte das cidades em que estive, é só saber escolher. Sempre há uma barraquinha com alguma "comida de rua" interessante. E mesmo quando não há, prefiro mil vezes encarar um queijo, doce, sanduíche comprado no mercado local do que me render ao McDonald's. Até cadeias locais de fast food me atraem mais. Ao todo recorri ao fast food multinacional 4 vezes durante toda a viagem. Minha exceção acaba sendo a cadeia Starbucks, mesmo assim em casos extraordinários.
Os meus destaques dessa vez em Amsterdam são:

    • Panquecas! Sim, logo no primeiro dia vi vários lugares anunciando panquecas no menu e me deu uma vontade enorme de experimentar. Optamos por jantar no Sara's Pancakes, na Raadhuisstraat 45, bem central. O ambiente é tranquilo, limpo e achei as panquecas (que são servidas abertas) bem gostosas. São várias opções, salgadas e doces. Gastei 15 euros no total. O valor das panquecas variavam entre 8 e 12 euros.



    • Batatas fritas! Bem, holandeses e belgas competem pela melhor batata frita do mundo. Particularmente, já havia experimentado batatas bem melhores em Amsterdam. Achei essas que são vendidas ali na Damrak bem gordurosas! Aproximadamente 3,75 euros o cone



    • Comidinhas compradas em mercado e no Albert Heijn To Go. Amsterdam é show de bola no quesito comida pronta ou semi-pronta comprada no mercado. As prateleiras são super bem abastecidas de saladas para todos os gostos, bandejinhas de sushi, mix de queijos, azeitonas e refeições que você só precisa esquentar no microondas. Chega ao ponto de você encontrar (na Central Station, na Rorkin) versões da principal rede de supermercados, Albert Heijn, "To Go" em que além de várias opções de comidinhas prontas, há talheres de plásticos e microondas à sua disposição. As bandejinhas tem preços variáveis, mas você encontra saladas por 2,75 euros à 6 euros, que pode ser dividida para duas pessoas, combinados individuais que começam em 3 euros, doces, sucos.



    • Falafel recarregável. Esse foi outro achado! O falafel geralmente vem em forma de sanduíche no pão pita (nosso pão árabe) em que o recheio são bolinhas de massa de grão de bico (o falafel em si!), mais humus e saladas. Em Amsterdam eu até posso não ter encontrado o falafel mais saboroso do mundo, mas achei esse interessantíssimo para bolsos mochileiros. Ali na Leidsestraat 85 quase ao lado do McDonald's, você encontra o Maoz Vegetarian. Você escolhe a quantidade de bolinhas, recebe elas no pão e pode ir recarregando com as opções de salada enquanto come. Descobri que há várias filiais pela cidade e que é uma rede internacional (haha), veja aqui no site deles. A base de preços do pequeno é 4,8 euros (você não paga nada a mais para reabastecer!) e a do grande era 6,3.



    • Doces! Eu sempre brinco com as pessoas avisando: "sempre peça a sobremesa em Amsterdam". Acho as tortas vendidas pela cidade especialmente gostosas e costumam ter o ponto que eu gosto: não são muito doces ou 'lambuzadas'. Aqui na foto, uma delícia kosher do Museu Judaico. 


    • Restaurante e café no terraço da Biblioteca Pública. Ali bem pertinho da casa-barco onde nos hospedamos ficava a Biblioteca Pública e eu recomendo a visita (fantástica!) e também aponto os menus do restaurante como boas opções para uma refeição. Os noodles bem fornidos tem média de preços em 10 euros.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As gêmeas viajam: 4 dias em Recife

curious about: FUI TIRAR UM BICHO DO MEU OUVIDO E QUISERAM ME DAR UM NARIZ NOVO

curious about: DOTES CULINÁRIOS