roteiro de 6 dias por Barcelona: Dia 1

Adoro o clima desse lugar
O roteiro que eu efetivamente fiz em Barcelona não é dos melhores. Não por ter deixado muitas coisas de fora ou não ter gostado das minhas escolhas, mas sim porque vistas dessa forma elas parecem meio loucas e está tudo mal distribuído. Ao contrário de Amsterdam e, principalmente, de Paris, para onde fui com cada dia super planejado, Barcelona não teve nenhuma intensa dedicação a compor um roteiro antes da viagem. Embora eu não tenha ficado presa aos meus dois elaborados roteiros, ter essa organização ajudou muito na hora de ter flexibilidade e tomar decisões rápidas. Claro que o cansaço e o resto da minha gripe não curada, ajudaram um pouco nessa desconexão. Então, no meu roteiro dia a dia vou tentar dar uma reelaborada no que fiz e sugerir uma possibilidade mais organizada para conhecer a cidade.

Dia 1: Montjuïc primeira parte


  • Cheguei bem cedo em Barcelona, de trem noturno vindo de Paris (viagem muito tranquila e confortável. Recomendo!). Desembarquei na Estação de Francia, bem no centro da cidade, ao lado do Parque de la Ciutadella. Como minha hospedagem ficava próximo de Montjuïc e praticamente ao lado da outra grande estação de trem da cidade, a Saints, eu já havia pensado que precisaria de metrô. Só que imaginei que estivesse tudo integrado como em Paris. Na verdade, se tem metrô passando dentro da Francia eu não sei, mas não pude descobrir nem perguntando muito. Tudo bem, porque a estação de metrô é relativamente perto e não achei difícil abrir o mapa e me situar em Barcelona logo cedo. O único inconveniente foi minha mala que havia "engordado" absurdamente de Paris pra cá. Primeira impressão: que ruas limpas! O clima era de tranquilidade. a estação de metrô fica logo à direita após o Arco do Triunfo deles. Nenhum problema também para comprar a passagem nas maquininhas, mesmo sem falar palavra em Espanhol nem Catalão, improvisei e deu certo!
Para quem descer em Francia e precisar pegar metrô: vire a direita  logo depois do Arco.
  • Depois de ser super bem recebida com um mega café da manhã (afff! como comi em Barcelona!!) pela Beth (brasileira radicada em Barcelona e meu anjo da guarda), tomar um banho para acordar, fui para a rua com o roteiro do dia feito pela minha anfitriã. Aliás, se não fosse ela com seus roteiros diários não sei o que seria de mim. Com certeza teria me enrolado ainda mais.
  • Primeira parada para conhecer a região: Praça da Espanha. Dali você consegue se direcionar e já consegue avistar algumas das atrações do dia. Na verdade, ela é uma super rotatória. 
Praça Espanha à direita










Uma big rotatória

Mais uma vista, de cima









  • Minha primeira parada, após chegar à Praça Espanha, foi a Caixa Forum. Nesta galeria de arte GRATUITA (!!), eu vi uma exposição sobre arquitetura comunista russa (=D), uma instalação com vídeos sobre o terremoto no Haiti e suas vítimas e uma exposição de esculturas de Teotihuacan. Foi interessante e eu não deixaria de subir no terraço. O espaço é muito bonito.
Caixa Forum

  • De lá, segui para o Poble Espanyol. O Poble é um museu ao ar livre com réplicas de construções típicas das diversas partes da Espanha. Cheio de lojinhas e restaurantes aproveitando o espaço das construções, acho indispensável alugar o audio guia para te acompanhar pelo passeio.
Metida com meu audio guia (sim parece um telefone sem fio "tijolão"... hehe)


Subida para o Museu Nacional (mira as escadas rolantes)
  • Do Poble, voltei até o Palácio onde fica o Museu Nacional de Arte da Catalunha (aquele que você pode ver ao fundo nas fotos da Praça Espanha). Comprei o bilhete combinado para o Poble e o Museu, válido para visita no mesmo dia. Fiz tudo a pé pois aqui está tudo muito perto. Aqui entra minha primeira dica de mudança no meu roteiro: Se você tem um dia inteiro para a região de Montjuïc, inclua depois do Poble ou logo após o Museu uma ida à Vila Olímpica ali perto (algo que eu fiz no dia 2). Se além disso, você tem medo de teleférico, inclua também o Castelo de Montjuïc. Depois volte para a frente do Palácio e curta as Fontes Mágicas. Os caminhos são muito bonitos e sossegados. 
Alguns caminhos em Montjuïc


  • Achei o Museu bem interessante. Tem Picasso (que não pode ser fotografado! :-( Levei a bronca mais educada da minha vida!). Muita arte sacra. Mas o melhor (talvez por já estar "acabada" depois de tanto museu em Paris) foi apreciar a arquitetura do lugar. Tem uns sofás ótimos que merecem a "visitação" com uma vista maravilhosa do... teto! E isso nem é ironia. Muito bom sentar-se por ali e ficar olhando para cima. site do museu: http://www.mnac.cat/index.jsp?lan=003.


Internamente (óbvio)










  • Depois do Museu, voltei para casa onde estava hospedada, almocei e fiz uma siesta. Depois voltei para ver o show da Fontes Mágicas. O astral no lugar era maravilhoso! Com o sol se pondo tarde, pessoas de todos os tipos (famílias, gente de burca, turistas, locais...) começaram a se reunir em expectativa. Muito legal! Posso dizer que tudo que eu esperava do por-do-sol nas escadarias da Sacre Couer em Paris - e que não aconteceu!! - eu encontrei aqui. Além do mais as luzes e a música e todo o entorno são engraçadíssimos. Recomendo! Só atenção porque não tem todo dia. 


[todas as fotos são de minha autoria]


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As gêmeas viajam: 4 dias em Recife

curious about: FUI TIRAR UM BICHO DO MEU OUVIDO E QUISERAM ME DAR UM NARIZ NOVO

curious about: DOTES CULINÁRIOS