curious about: ALICE!!!

"Comece pelo começo, siga até chegar ao fim e então, pare". De Lewis Carroll em Alice no País das Maravilhas.

Nada mais natural do que a primeira postagem deste blog ser sobre a obra de Lewis Carroll. O escritor inglês criou no século XIX uma história repleta de figuras emblemáticas e questionamentos ainda hoje instigantes. Figuras como o Chapeleiro Maluco, a Lebre de Março, a Rainha de Copas, o Gato de Cheshire, o Coelho Apressado e a própria Alice conquistaram seu espaço no imaginário popular e receberam inúmeras interpretações e adaptações desde que foram concebidas nas atividades de contação de histórias de seu autor em 1865.
Charles Lutwidge Dodgson (Lewis Carroll era seu pseudônimo) era professor de matemática e fotógrafo amador. A pedido de Alice Lidell, durante um passeio de barco, criou um conto que viria a ser futuramente publicado como Alice no País das Maravilhas. Numa tarde tediosa e encalorada, a menina Alice segue curiosa o Coelho Branco – apressado – para um mundo onde as regras que regem o universo da “realidade” são quebradas. Ali passa por aventuras muitas vezes absurdas, recheadas de humor e nonsense, que geram uma série de questionamentos e transformações.
Atualíssimo, Carroll oferece ao leitor questionamentos acerca dos sentidos e da realidade. Mais precisamente, subverte as noções de lineariedade e brinca com a lógica corrente que relaciona causa e efeito.
Apesar de ter um efeito desigual (na minha bem modesta opinião: algumas passagens do livro são bem chatinhas ou de difícil compreensão por se apropriar e subverter referências bem específicas da época em que a história foi escrita), o livro desfila "pérolas" que podem servir de ponto de partida para discussões bastante pertinentes e filosóficas. Algumas das minhas favoritas recheiam este blog.
**foto obtida em 20 de fevereiro de 2008 no site: http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/seminario/alice/images/alice-vertical.jpg. Reprodução de desenho dos Estúdios Disney.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

As gêmeas viajam: 4 dias em Recife

curious about: FUI TIRAR UM BICHO DO MEU OUVIDO E QUISERAM ME DAR UM NARIZ NOVO

curious about: DOTES CULINÁRIOS