As Gêmeas Viajam: os dois primeiros dias em Maceió (e arredores)


Praia urbana de Maceió

Meus primeiros quinze dias de férias desse ano (eu tiro em "parcelas") rendeu  uma viagem para Alagoas e Rio de Janeiro. Montamos um roteiro de 4 dias em Maceió + 4 dias em Maragogi + 4 dias em Arraial do Cabo, finalizando a maratona com 2 dias no Rio. Confesso que é um tipo de roteiro para não repetir. Apesar das meninas (com 1 ano e 7 meses na ocasião) terem reagido relativamente bem, eu fiquei moída de cansaço.

Dia 01 - Chegando e se instalando em Maceió
Chegamos em Maceió no começo da tarde em um voo direto do Rio de Janeiro. Optamos por um táxi para o caminho do aeroporto (distante) até a cidade, onde nos instalamos em um apart hotel exatamente no meio do caminho entre as praias de Ponta Verde e Pajuçara. Achei uma boa opção: apartamento de um quarto, muito limpo, ao lado de uma pracinha e de um supermercado, com portaria, em uma localização que eu achei segura. Ficava a umas quatro quadras da praia, talvez o único inconveniente com crianças pequenas. Mas como não pegamos praia em Maceió mesmo, usamos o carrinho de bebês para vencer as distâncias na cidade. Nesse primeiro dia, além de nos instalarmos, demos uma volta na orla e conhecemos a feirinha. Achamos a praia meio suspeita por ali, não parecia muito limpa apesar da cor estonteante do mar. Confesso que saímos sem saber se eram apenas algas ou sujeira mesmo. De qualquer forma é uma região bastante agradável em que duas barracas de praia se destacam: a Lopana e a Kanoa. Na altura da feirinha, encontramos como havia sido indicado pelo pessoal do apart uma série de vendedores de passeios com suas vans. Optamos por deixar contratado para o dia seguinte um dos passeios mais tradicionais que leva a três praias famosas do litoral sul.

Entrar no mar ou não entrar? Eis a questão...
Dia 02 - Um gostinho do que é bom

Primeiro contato com a Praia do Francês
Acordamos cedo e tomamos café no apart com coisinhas compradas no mercado ao lado no dia anterior. A van passaria perto das 8:00 para nos pegar para o primeiro passeio. Após pegar todo mundo em seus hotéis e pousadas, o motorista virou guia e foi nos mostrando um pouco da orla de Maceió e dos municípios vizinhos até chegar na primeira parada do dia: a Praia do Francês. Gostei muito de escutar um pouco da visão dele sobre a história e política do local e do Brasil. Olhar crítico e bem humorado. Me interessou conhecer em uma viagem futura o município de Marechal Deodoro. A parada no Francês seria de vinte minutos / meia hora para quem quisesse seguir viagem. A outra opção seria permanecer ali. Como ainda era cedo a praia estava bem vazia. Beatriz tratou logo de descer do colo e ir explorando o lugar, enquanto Laura continuava dormindo. Foi difícil tirar a menina dali e seguir viagem, mas eu queria conhecer a Praia do Gunga.

A segunda parada foi na praia da Barra de São Miguel. Não achei a praia tão bonita quanto à do Francês, pelo menos naquele trecho. Esse ponto é super estratégico no passeio pois dali é possível fazer a travessia de barco até a praia do Gunga ou, principalmente para quem está com crianças, ficar na barraca de praia Praêro, que tem ótima infraestrutura. Não fizemos uma coisa nem outra: optamos por seguir na van até a Praia do Gunga.

Praia do Gunga
A chegada à praia do Gunga é cinematográfica, passando pelo meio do coqueiral. Achei a praia bem bonita porém não foi onde mais nos divertimos. Talvez com crianças maiores seja mais interessante já que há o passeio para as falésias. Talvez chegando cedo, talvez pegando a maré baixa, talvez com menos muvuca... rsrsrs. Em resumo: o mar estava com bastante ondas, havia muito movimento. Laura e Beatriz ficaram bem durante a tarde, a maior parte do tempo brincando embaixo da barraca, meio espremidas entre uma mesa e outra. Decidimos que no dia seguinte passaríamos o dia na Praia do Frânces, a mais agradável na nossa opinião. Perto das 15:00, a van volta para buscar todo mundo, também passando de praia em praia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As gêmeas viajam: 4 dias em Recife

curious about: FUI TIRAR UM BICHO DO MEU OUVIDO E QUISERAM ME DAR UM NARIZ NOVO

curious about: DOTES CULINÁRIOS