As Gêmeas Viajam: Angra dos Reis e Paraty

Pedaço do paraíso
De todas as viagens que fizemos com minhas filhas até agora, essa foi a mais tranquila. Em fevereiro de 2015, quando as meninas estavam com cinco meses, resolvemos visitar minha irmã em Angra dos Reis onde ela morava na época. Considerei uma fase muito boa para viajar com bebês: elas já estavam maiores, sono mais estável, mas ainda sem a "independência" de engatinhar/correr para tudo que é lado.

Bê curtindo uma leitura na rodoviária
Pegamos um voo direto de Curitiba para o aeroporto Santos Drumont no Rio com duração de um pouco mais do que uma hora e na sequência um táxi até a rodoviária. Lá troquei as passagens compradas antecipadamente pelo site Guichê Virtual, trocamos as fraldas das meninas e nos abastecemos de água e de um lanchinho. A viagem Rio - rodoviária de Angra dura aproximadamente três horas e custa atualmente R$ 54,00 o trecho, sendo operada pela viação Costa Verde. A viagem não teve nenhuma intercorrência e tanto Laura quanto Beatriz ficaram bem tranquilas durante todo o trajeto. Na rodoviária, que é bem pequena, meu cunhado e minha irmã nos pegaram. Convém dizer que o centro de Angra é bem feio e sem atrativos. Mesmo as praias mais próximas do centro parecem transitar entre o desaconselhável para banho e o "qualquer nota". A coisa melhora (e muito!) conforme você se afasta do centro ou procura uma das ilhas da região.

Não posso dar dicas de hospedagem na região pois não fiquei em hotel. Acho que para quem não vai estar de carro o melhor é escolher uma das ilhas ou um dos resorts da região.  No final do post eu relaciono algumas opções de hospedagem top que me interessam na região. Nenhuma é econômica e entram na categoria sonho de consumo. Se você não for ficar em uma ilha ou resort, eu aconselho aluguel de carro para transitar na região. A outra opção que me parece viável é ficar em Paraty que é muito mais charmosa e menos "espalhada" e pegar passeios para as ilhas de Angra e da região. Uma busca rápida no booking.com apresenta boa diversidade de opções incluindo hostel. Achei interessante: Pousada Casa do Bicho Preguiça (site), Pousada do Mestre Augusto (aqui) e a Pousada Caiçara na Ilha Grande (site). Mas são indicações feitas à partir do que eu vi nos sites e não comprovei pessoalmente.


Choveu consideravelmente durante nossa estadia, mas foi uma semana atípica segundo minha irmã. Um pouco antes estavam enfrentando um racionamento intenso de água devido à estiagem. Pegamos um único dia inteiro de tempo aberto e ensolarado e outros dois nublados mas com possibilidade de passeio. Dois dias foram com várias pancadas de chuva.
Aproveitamos o dia de sol nas ilhas de Cataguases, o que se revelou o maior achado da viagem. O acesso às ilhas inabitadas é por barco e de lancha dá cerca de sete minutos de distância de onde estávamos hospedadas. Sei que há saídas do centro de Angra. O lugar é um paraíso! Mar tranquilo e transparente. Muita sombra da própria vegetação da ilha principal. Um quiosque à disposição com petiscos, bebidas etc... e nada além. Essas ilhas são uma das paradas comuns dos passeios de barco da região, então alguns veleiros passam por ela no decorrer do dia. O movimento maior foi perto do horário de almoço. No geral, no entanto, a ilha é muito tranquila, sem muito alvoroço ou turistas por perto. Um ou outro iate de passagem preguiçosa. Foi um ótimo passeio.



Empolgadas pelo dia anterior em Cataguases, no terceiro dia em Angra resolvemos ir até a Ilha Grande de barco. Pegamos o passeio no mesmo quiosque da praia perto da casa da minha irmã. Vale dizer que além dos barcos e lanchas que fazem passeios privados ou em pequenos grupos e que parecem mais um serviço de táxi, passeios de escuna são muito comuns nessa região. Fomos até o lado da Ilha Grande conhecido como Lagoa Azul (por causa do filme). A praia nesse dia não estava tão bonita como nas fotos que circulam por aí. Como havia chovido durante a noite (e em outros dias na semana) havia muito lixo, tanto plástico quanto restos naturais da mata ao redor e sargaço. O dia também estava nublado, então a Ilha Grande não se revelou em todo seu esplendor. Nessa praia não tem quiosque. Já avisadas, levamos comida e bebida para o dia e programamos com o barqueiro para nos pegar após o almoço e não no meio da tarde.

No quarto dia em Angra, com tempo instável, fizemos um bate e volta até Paraty. fomos de ônibus de linha, metropolitano, e voltamos de carro pois meu cunhado foi nos buscar. Paraty é próxima de Angra e o caminho tem trechos lindos com mar verde esmeralda. É muito gostoso caminhar pelo centrinho, porém com bebês pode ser um pouco cansativo pois as ruas coloniais não são amigáveis com carrinho. Foi um dia para perambular, ver um artesanato muito rico e bonito e comer bem.
 
 
  
Nosso último dia em Angra foi para passear de carro pelas praias da redondeza. O tempo continuava nublado e instável e choveu muito na volta para casa. 
 



Desejos:
Porto Real (fica em Mangaratiba) - http://www.portorealresort.com.br/resort_intro.html




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As gêmeas viajam: 4 dias em Recife

curious about: FUI TIRAR UM BICHO DO MEU OUVIDO E QUISERAM ME DAR UM NARIZ NOVO

curious about: DOTES CULINÁRIOS