Tour pelo Vale Sagrado com pernoite em Ollantaytambo

[viagem feita em setembro e outubro de 2013]
O deslumbre do Vale Sagrado
Eu estava esperando contato com um grupo de mineiros que conheci em Lima e que estavam um dia de viagem a minha frente. A ideia era tentar fazer junto pelo menos essa parte do Vale Sagrado. Como não consegui falar ou encontrar com eles, acabei me juntando ao grupo que faria o passeio com a agência do hostel na última hora. Saiu por S/ 30. Depois de dar algumas voltas por Cusco para reunir todos os participantes do tour, seguimos inicialmente até algumas lojinhas no meio do caminho para o Vale Sagrado. Já começamos com pausa para fotos com lhamas e comprinhas. Daí por diante, no entanto, fomos deixados em paz para curtir o caminho até Pisac por paisagens deslumbrantes! E bota deslumbre nisso! É muito lindo!
Pausa para as fotos típicas e as compras
No caminho

Pisac seria o primeiro sítio arqueológico no Vale Sagrado em que pararíamos. Antes de subir de verdade até o ponto de interesse propriamente dito (e que subida!), houve uma parada no vilarejo onde há uma feira de artesanato e lojas com artigos de prata (onde o guia concentra os participantes em torno de algumas explicações sobre a prata). Ali também é possível degustar empanadas deliciosas! O caminho é tão lindo que cheguei em Pisac em estado de graça. Para mim, o melhor do Vale Sagrado. O clima do lugar... as cores... céu... montanhas... Inexplicável! Para aqueles que quiseram, foi possível subir até o topo das construções. Exigiu um pouco de fôlego pois o tempo é pouco e tem a altitude, claro, mas acho imperdível. vou deixar as fotos falarem por mim.
Serpenteando até Pisac


Muitos preferem Ollantaytambo, mas nesse tour foi Pisac que conquistou meu coração.
Pisac










Saindo de Pisac fizemos uma pausa para almoço em Urubamba. A maioria ficou em um restaurante mega turístico, em serviço de buffet. O único highlight para mim foi experimentar a tal Inka Kola, refrigerante bem doce que lembra tubaína (isso ainda existe?).


Ollantaytambo merece maior atenção do guia, que explica detalhes do lugar para demonstrar os conhecimentos dos Incas. A quantidade de turistas por aqui parece maior também. 









Já era final de tarde quando essa parte do passeio acabou e, assim como eu, muitas pessoas optaram por não retornar a Cusco e pernoitar em Ollanta ou seguir no trem para Machu Picchu. Encontrei por acaso com meus novos amigos de Minas, aqueles que conheci em Lima. Eles iam para Machu Picchu naquela noite mas ainda havia tempo para tomarmos uma cerveja e jantarmos. Fiz check in no pequeno hotel reservado e encontrei com eles na praça central. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As gêmeas viajam: 4 dias em Recife

curious about: FUI TIRAR UM BICHO DO MEU OUVIDO E QUISERAM ME DAR UM NARIZ NOVO

curious about: DOTES CULINÁRIOS