Perrengue: de Ollanta a Águas Calientes, um dia interminável

Depois de um longo dia e muita incerteza, o trem!
Bem, dentro do meu planejamento, eu ficaria uma noite em Ollanta, no dia seguinte seguiria viagem até Águas Calientes no começo da tarde e subiria até Machu Picchu no outro dia bem cedo. Eu só não contava que ao chegar ao hotel após o jantar e checar meus emails, eu encontraria uma mensagem informando que todos os trens para Águas Calientes estavam cancelados pois haveria greve e nessas condições eles temiam pela segurança dos passageiros. Fiquei chocada, mas como já era tarde, nada poderia ser resolvido. Mesmo assim mandei resposta no email. Para completar, não havia água quente no hotel.
Acordei super cedo e fui correndo até a estação de trem tentar resolver. Lá fui informada de que não haveria transporte circulando e tive minhas passagens remarcadas. Acho que estavam tão desnorteados quanto eu pois quiseram remarcar o retorno 2h30 após minha chegada a Águas Calientes. O passo seguinte foi tentar resolver a situação dos hotéis, uma noite a mais em Ollanta e transferir a pernoite em Águas Calientes, além de confirmar com o serviço de Machu Picchu sobre a validade do ingresso já comprado para algum outro dia. O pessoal do hotel foi bem prestativo mas não havia mais disponibilidade no lugar que eu havia reservado em Águas e também não havia mais tempo hábil de transferir ou cancelar aquela diária. Quando já estava quase fazendo reserva em outro lugar, o rapaz do hotel atendeu um telefonema para mim (!!!!): o pessoal da estação de trem queria saber se havia interesse em embarcar em um único trem que sairia às 19h ou 21h daquele dia. Sai correndo de novo até a estação e consegui um lugar.
Aparentemente, com tudo resolvido, após um banho frio (não tinha água quente de novo! congelante!) fiz o check out, deixei a bagagem (que se resumia a uma mochila pequena bem cheia, pois deixei a principal no hostel em Cusco) o hotel e fui vagar pela cidade até perto do horário de embarque.
Foi um dia longo e cansativo. Ollanta tem seu encanto, como muitos tinham dito, mas realmente sobrou tempo na cidade sozinha. Juntando com a expectativa acerca do trem, quando cheguei à Estação no final da tarde estava quebrada. A sorte de ter ido mais cedo, foi perceber que minhas passagens trocadas estavam com outro nome. Corri para trocar no guichê e graças a Deus deu tudo certo.
A viagem de trem acabou por se revelar uma grata surpresa. Estava um clima ótimo, meio engraçado até. Sentei ao lado de um colombiano e em frente a um jovem japonês e uma senhora neozelandesa. O papo foi excelente. Segundo o colombiano a senhora, que deram um jeito de chegar à Ollanta de táxi, as estradas estavam caóticas, com pneus queimados, pedras, táxi desviando de piquete.
Cheguei muito tarde em Águas Calientes e meu hotel ficava do lado da Estação e muito perto do ponto de ônibus para Machu Picchu. Fiz check in e corri para garantir as passagens e evitar filas no dia seguinte.
As fotos abaixo foram resultado da perambulação por Ollanta, exceto as duas últimas (que coloquei para dar uma ideia do tamanho da cidade).









[não coloquei aqui como comprei tickets para Machu Picchu, nem as passagens de trem, pois segui as orientações do SundayCooks. vejam links abaixo:

http://sundaycooks.com/category/destinos/peru/page/5/
http://sundaycooks.com/2013/12/13/dica-comprar-entrada-machu-picchu/
http://sundaycooks.com/2012/09/03/como-ir-para-machu-picchu/#comprar-passagem-de-trem]

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As gêmeas viajam: 4 dias em Recife

curious about: FUI TIRAR UM BICHO DO MEU OUVIDO E QUISERAM ME DAR UM NARIZ NOVO

curious about: DOTES CULINÁRIOS