Dois dias em um sonho chamado Santorini - A ilha grega por excelência

Aguardando o famoso por-do-sol em Oia

Quando decidi ir para Creta e Santorini, já deixei as passagens de saída da primeira para a segunda de ferry boat e a de ida para Atenas compradas. Queria muitíssimo conhecer Santorini mas devido a tudo que havia lido até então tinha muito receio de morrer de solidão na ilha. Por isso, deixei apenas dois dias para a ilha. Devo dizer que meu receio foi tolo: tinha tanta coisa para fazer e a ilha recebe todos os tipos de turistas. Faltou tempo e não me senti solitária nem deslocada. Enfim, tenho motivos para voltar.

Dia 01 - Coração acelerado na chegada, Fira e por-do-sol em Oia
subindo

Já disse que deixei pouco tempo para Santorini. Mais um dia inteiro ou mesmo dois não representariam nenhum exagero no roteiro e certamente seriam preenchidos. Sai de manhã cedo do porto de Heraklion em Creta, de ferry boat, numa viagem programada para durar 2 horas mas que demorou uma boa meia hora a mais. Quando estava quase chegando, não aguentei e fui para o deck. Na chegada a Santorini tive a mesma reação de Veneza, coração disparado antes mesmo de chegar.
O ferry boat não chega na famosa caldeira do vulcão, que dizem ser uma chegada ainda mais arrasadora. Chega em um porto pequeno, onde você pode encontrar opções de aluguel de carros e quadriciclos (acho a opção perfeita para explorar a ilha) e de ônibus para Fira (Thira). Eu optei pelo ônibus pois não dirijo. Muito legal!!! Como Fira fica no topo, os ônibus vão subindo e fazendo curvas impossíveis ladeira acima. Inesquecível! 
Chegando em Fira, há opções de ônibus para os outros pontos da ilha. Eu havia escolhido um hostel relativamente perto de Fira. entre 20 minutos e 30 de caminhada, 10 de táxi. Paguei bem barato no ônibus (uns 2 euros) e pela corrida de táxi, 8 euros. O motorista me convidou para sair aquela noite, aliás, gregos são sempre meio atrevidinhos. rs
O hostel é um sonho! Lindo, muito limpo e sossegado. E a vista... Uau! O nome é Caveland e fica em Karterados, bem ao lado de Fira.


Fiz o check in e já era de tarde, perdi a manhã do primeiro dia na viagem. Tratei de recuperar o prejuízo e fui a pé do hostel até Fira. Andei pelo centrinho me maravilhando com tudo e escolhi um restaurante para almoçar, já mais tarde. 

Como não sabia exatamente que horas escurecia e passaria apenas uma noite em Santorini, fui meio cedo para Oia, também de ônibus saindo de Fira. O caminho naturalmente é impressionante. Fiquei caminhando por Oia, ainda mais encantadora do que Fira e quando o sol começou a cair, fui para o ponto estratégico em que todos ficam aguardando o por-do-sol. Não vou ficar comentando, as fotos falam por si... Ou melhor, não falam, pois o finalzinho do sol se escondendo no mar não está traduzido à perfeição.

Voltei para Fira já escuro e achei a ilha durante a noite mágica.

Dia 02 - Red Beach


Meu ferry para Atenas sairia de Santorini tarde da noite e eu queria aproveitar o dia. Entre as possibilidades, tive que descartar o tour até a cratera do vulcão pois não haveria tempo hábil. Resolvi ir até Akrotiri, onde há um sítio arqueológico. Meu principal interesse no entanto era conhecer a Red Beach. Peguei um ônibus em Fira e no ponto final dele um barco que passou rapidamente pela White Beach e nos deixou na praia em questão. Fiquei um tempo ali e voltei para o ponto de ônibus pela trilha.Como dependia de ônibus e eles não são tão frequentes assim, voltei depois do almoço. Passei no hostel para um banho e deixei as malas enquanto dava última volta em Fira para me despedir. Peguei um táxi e fui para o porto pois ainda precisava trocar as passagens. Passei o fim do dia ali no porto, aproveitando a hospitalidade do dono do restaurante que guardou as malas e foi de uma gentileza única. Me despedi de Santorini desejando passar ali várias luas-de-mel.
Bye bye Santorini, até a próxima!



Comentários

  1. Olá td bem?
    Gostaria tanto de falar com vc particular...
    Pelo visto vc tb foi sozinha para a Grécia...
    Estou perdida...
    N sei por onde começar a montar o roteiro... tb irei desembarcar em Chania.
    Heeeelp! Rs.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

As gêmeas viajam: 4 dias em Recife

curious about: FUI TIRAR UM BICHO DO MEU OUVIDO E QUISERAM ME DAR UM NARIZ NOVO

curious about: DOTES CULINÁRIOS