A primeira ilha grega... A gente nunca se esquece! Creta em 5 dias

No distrito de Chania, Creta

Apesar de muito atrasado, esse post vai ficar especial pois será a primeira vez que vou relatar uma viagem, estando em outra. Ok, isso não é nada pois não é uma atualização em tempo real, mas quem sabe um dia chego lá.

Bem, tudo isso para informar também que espero LOGO, terminando os relatos do mochilão 2012 pela Europa e postando sobre a viagem 2013 ao Peru e Deserto do Atacama, vou relatar a viagem que está em curso: Argentina! 

Só para dar um gostinho, estou em El Calafate agora, onde chove infinitamente no momento... Um pouquinho de Patagônia para incrementar o blog.

Vamos lá, revendo o passado:
Após sair de Milão, em outubro de 2012, fui para Creta, minha primeira passagem por uma ilha grega.

DIA 01 - Chegando em ilhas gregas pela primeira vez


Cheguei no aeroporto de Chania, um dos quatro distritos de Creta, perto da hora do almoço em um voo tranquilo da Ryanair.


O dia estava lindo, sobrevoar a ilha foi muito legal (linda! e já dava uma noção do quanto a ilha é grande...), o aeroporto é bem pequeno e não tive muita dificuldade em encontrar os ônibus que fazem o transfer para o aeroporto. Chegando na estação rodoviária, comprei um guia de viagem em inglês já que não tinha planejado nada dessa viagem.

Tratei de encontrar o hotel reservado pelo booking. O Enetiko Rooms se revelou uma ótima opção: limpo, barato, confortável e bem localizado ali atrás do Porto Veneziano.

Nessa primeira tarde caminhei muito por Chania. Uma gracinha de cidade, principalmente ao redor do Porto Veneziano. Ali também ficam concentradas ótimas opções gastronômicas. 

Havia uma filmagem conduzida pelo Peter Jackson, segundo informações locais, ali. Coisas de ilha grega!

DIAS 02 , 03 e 04 - Praia!

Bem, em se tratando de ilha grega torna-se inevitável pensar em praia. Tratei de escolher pelas fotos do guia de viagem recém comprado, me muni de papel e caneta e fui especular na rodoviária como chegar. Bem, fácil mesmo para quem não fala grego pois há  tabelas de horários a disposição em inglês. O que eu fiz foi escolher uma praia por dia, planejar no dia anterior os horários e mandar ver... Queria muito ter feito um trekking na famosa Garganta de Samaria, mas como estava sem tênis apropriado e com um dos joelhos "reclamando" não me aventurei.
As praias escolhidas foram: 

Falarsana - A mais distante e mais espetacular! Sério, uma das praias mais lindas que já vi na vida em uma viagem de mais de duas horas por cidades e vilas que parecem ter parado no tempo.


Georgioupoli - Também paradisíaca mas não tão isolada quanto a primeira e com uma Capelinha no meio do mar... rs


Kissamos - A mais "frustrante" das três, se der para chamar alguma praia na Grécia de frustrante. O tempo não estava essas coisas.


DIA 05 - Mudança de distrito
Bem, o avião que me deixou em Creta desceu no aeroporto de Chania mas o ferry boat que me levaria para Santorini saia de Heraklion, no outro lado da ilha. Peguei um ônibus para cruzar a ilha e a viagem foi bem legal. Me deixou com vontade de ter parado em outras cidades no caminho. Chegando em Heraklion, fui atrás do Hotel Life, outra boa escolha ali perto. Check in feito, fui de ônibus até as ruinas de Cnossos (olha o minotauro aí minha gente!! rs). Não sei se foi a chuva que desabou no meio da visita, o excesso de ruínas romanas vistas ou o cansaço, mas não me empolguei... Voltei e ainda caminhei um pouco ali pelo centro. Achei Chania bem mais charmosa mesmo! No dia seguinte, ferry para Santorini! 


Comentários

  1. Boa tarde,

    Estou indo para Chania e não quero alugar carro, vi que você se virou de ônibus. É tranquilo? Dá para se locomover para as principais praias?

    ResponderExcluir
  2. Olá, só vi seu comentário agora... fiquei muito tempo afastada do blog. É fácil ir para os lugares de ônibus pois a rodoviária é super central. Porém os horários são um pouco limitados. DE qualquer forma não esqueça de pegar o folheto com todos os horários na própria rodoviária.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

As gêmeas viajam: 4 dias em Recife

curious about: FUI TIRAR UM BICHO DO MEU OUVIDO E QUISERAM ME DAR UM NARIZ NOVO

curious about: DOTES CULINÁRIOS