4 Dias em Eilat: golfinhos, corais e desidratação

Coral Reef

As passagens para Eilat, no extremo sul de Israel, foram compradas com alguma antecedência. A escolha pouco comum (a maioria dos turistas estrangeiros passa no máximo uma noite na cidade como forma de atravessar a fronteira para Egito ou Jordânia, principalmente aqueles que vão à Petra) foi por indicação de amigo israelense, para estar em uma cidade com programação durante o Shabat e, sim, para conhecer Petra na Jordânia.
Eu só não contava que pudesse gostar e me apegar tanto à Jerusalém. Então sai meio a contragosto para pegar meu voo. Novamente tive a bagagem revirada, respondi mil e uma perguntas, verdade seja dita, feitas com muita educação e gentileza. Mas que check in demorado!!
Como não tinha feito check in com antecedência, a funcionária foi uma graça e resolveu tudo pra mim, me levando ao portão de embarque sem passar por mais nenhuma revista, raio x ou barreira. Pudera, como a própria funcionária admitiu, revistaram tanto aquela bagagem que eu já estava imaginando que ela fosse radioativa.
Bem, mesmo tendo um up grade para a primeira classe durante o voo de 45 minutos, confesso que estava de mau humor quando desci no micro aeroporto. O humor não melhorou nem um pouco com o calor de deserto que fazia em pleno outono e a aparência de micro-Miami da cidade (não sou a maior fã desse tipo de balneário), nem com a dificuldade em encontrar um táxi que me levasse ao hostel (não foi necessário pois o hostel fica na mesma rua do aeroporto, uns 10 minutos ou menos a pé).

Dia 01 - Que calor é esse?




Durante o primeiro dia, não fiz muita coisa em Eilat pois estava bem difícil de suportar o calor. Um calor bem diferente, difícil de respirar e nem suava muito. Eilat é uma cidade de praia, mas que fica no deserto. Andei um pouco ali no boulevard principal, fui ao shopping (ar condicionado! kkkkk) e confesso que meu humor só melhorou no final da tarde. Com o por-do-sol, lindíssimo!, a temperatura fica perfeita! Ideal para mergulhos noturnos. Voltei pro hostel depois de um bom mergulho, encontrei um amigo e participei do Shabat (era sexta-feira)... Eilat tem vários restaurantes e boates e não achei difícil encontrar lugares abertos na sexta-feira.

Dia 02 - Praia

De manhã fui à praia com meu amigo, já que ele ia embora na hora do almoço. Tentei arrumar vários passeios mas não consegui pois era fora de temporada e o pessoal do hostel não conseguiu reunir a quantidade de gente necessária para o tour de 4x4 no deserto, nem para a ida à Petra. Ficaria muito caro para bancar o tour sozinha. Eu poderia ter optado e ido até a Jordânia por conta própria, nada impossível, mas bateu muita preguiça de passar duas vezes pelo processo de imigração e atravessar a fronteira. Desisti e decidi me virar com o que tinha a disposição a cidade: as praias.
Tive que me recolher ao hostel no período da tarde pois não conseguia nem pensar com aquele calor. Perto do final da tarde sai para comer. É impressionante o quanto Eilat é perfeita de noite!

Dia 03 - Praia de corais e golfinhos

Como conheci uma inglesa gente fina no hostel, decidimos visitar o Observatório de vida marinha que há em Eilat. Pegamos um táxi conforme indicado e fomos. O observatório fica em uma praia de corais linda. Achei bem impressionante a combinação do mar com a praia e o deserto. O observatório é legal também, aquário, alimentação de tubarões, essas coisas... foi lá que fiquei com vontade de fazer uma aula de mergulho.




Saindo de lá eu resolvi caminhar um pouco pois queria ver a praia de corais mais de perto. Embora estivesse nublado, não foi a melhor escolha que eu fiz. Acho que foi aqui que eu devo ter começado a desidratar. Acontece que as distâncias não parecem grandes, mas quando você resolve encarar a pé... A coisa muda de figura. O fato é que a maior parte da praia ali naquele trecho é fechada. E quando finalmente cheguei no trecho "aberto" (não é público, você tem que pagar pra usar) onde há uma série de lojas de mergulho, já estava me sentindo meio mal de andar no meio do nada naquele calor. Agendei minha aula de mergulho para o dia seguinte e fui comer e curtir os golfinhos na outra praia. Adorei! Não tem criatura mais fofa do que eles! Uma coisa interessante aconteceu no fim da tarde: chuva! Eilat está no deserto e nunca chove! Eu estava vendo um por-do-sol magnífico, fervendo entre as nuvens, quando vi que o tempo realmente ia fechar. Foi só chegar no hostel e desabou uma tempestade. Fato inédito! Durou pouco, encheu o quarto de água (não há bueiros na cidade pois NÃO CHOVE NUNCA!) e saiu no noticiário. Meus amigos israelenses todos entraram em contato abismados com a chuva. Achei engraçadíssimo! Como veio, a chuva foi.




Dia 04 -  Uma inesquecível aula inaugural de mergulho

Nunca tinha mergulhado na vida. Foi a melhor decisão que tomei em Eilat. A praia é muito linda e me encantei com a quantidade de peixes. Muito bom! Recomendo, embora não seja exatamente fácil. Achei desgastante fisicamente e nem consegui ir até a profundidade autorizada para mergulhador iniciante devido à pressão sentida. Mesmo assim, foi muito bom! Uma curiosidade: minha instrutora falava e entendia um pouco de português aprendido... assistindo à novela O Clone!!! ela me contou que são doidos por essa novela.
O resto do dia descansei pois estava me sentindo meio estranha. Já era sinal da desidratação. No dia seguinte acordei cedo para pegar o voo de volta, me sentindo bem debilitada. O check in foi incrivelmente rápido assim que constataram que eu não havia deixado Eilat.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As gêmeas viajam: 4 dias em Recife

curious about: FUI TIRAR UM BICHO DO MEU OUVIDO E QUISERAM ME DAR UM NARIZ NOVO

curious about: DOTES CULINÁRIOS