Mais 12 dias na apaixonante e surpreendente Croácia

Um dos mais belos por-do-sol do mundo: Zadar

Dia 01 (8º dia na Croácia) - Zadar
Sea Organ
  • Por mais que eu estivesse super ambientada e feliz na minha base em Split, eu ainda tinha alguns "objetivos" de viagem pela Croácia. Como minha ida para a Suíça encontrar um amigo foi abortada já que a viagem dele ficou para depois, e só precisava estar na Itália em 18 de setembro, resolvi continuar viajando devagar pela Croácia. Além disso, não mudar tanto de lugar representava uma economia mais do que bem vinda.
  • Zadar fica um pouco mais ao norte na Croácia, mas ainda na região litorânea. Escolhi como próxima cidade base devido ao órgão que é tocado pelas ondas do mar e por possibilitar a visita aos indescritíveis Lagos Plitvice sem que se precise ir até Zagreb. Uma amiga tinha me falado que não se tratava de uma cidade especial e que eu me decepcionaria. Resolvi arriscar e reservei pela internet duas pernoites no  Boutique Hostel Forum. Não tive pressa em deixar Split e ainda tomei um café de despedida ali perto da rodoviária. Chegando na rodoviária de Zadar (umas duas horas depois, em ônibus bem pinga pinga), me bati um pouco até achar a direção do centro antigo onde fica o Hostel e pude notar que Zadar é realmente uma cidade grande para o padrão croata. De alguma forma, qualquer estranhamento passou assim que tomei o rumo do pequeno centro antigo. Ruas escorregadias graciosas! Adorei o charme do lugar e o hostel não podia ser mais bem localizado! ele fica encravado ao lado da principal praça (Fórum!) e dos principais monumentos da cidade. A decoração é bem moderninha, camas confortáveis e com boa privacidade. Limpíssimo! Os preços são um pouco salgados diante das outras opções na Croácia, mas ainda assim abaixo do cobrado em capitais europeias. 
  • Após o check in, resolvi subir na torre da igreja ao lado do hostel, caminhei por todo o centro e  assisti a apresentações de grupos folclóricos. Após as apresentações os grupos se dirigiam a área do porto onde fica o famoso Órgão e  a Saudação ao Sol. Aproveitei e fui seguindo o grupo. O fim de tarde no porto (ao lado do centro histórico) foi inesquecível! A cidade tem um dos mais belos por-do-sol do mundo! E o clima ali naquela região é maravilhosos! 
  • Finalizei o dia com um jantar espetacular ali perto. O melhor risoto de frutos do mar que já comi. Pelo equivalente a 20 euros com vinho, entrada de queijos de Pag (ilha croata famosa pelos... queijos!).



Dia 02 (9º dia na Croácia) - Lagos Plitvice e o paraíso nunca decepciona
  • Logo que cheguei em Zadar, perguntei para o pessoal do albergue sobre como ir a Plitvice por conta própria. Optei por não pegar nenhuma excursão e ir de ônibus como day trip. As passagens de ida e volta podem ser compradas na mesma estação rodoviária em que cheguei. É uma viagem um pouco longa (mais de 2 horas) e passa por paisagens absurdas! Chegando na entrada do parque (que tem duas), o motorista explica como fazer na volta e já determina o horário em que todos tem que embarcar. Sempre fico preocupada quando percebo que tenho altas expectativas a respeito de um lugar ou atração. Mas a Croácia não me decepcionou! Plitvice é um encanto e a cor da água é inacreditável. Devo ter passado das 10h às 18h andando quase sem parar (só fiz pausa para almoçar). Dentro do ingresso consta passeio de barco e de trem, só fiz a travessia com o primeiro. O parque é grande e cheio de trilhas sinalizadas, mas é fácil se perder em alguns momentos. Quase não chego a tempo de pegar o ônibus e tive que voltar correndo uma boa parte do trajeto.




  • Novamente em Zadar, ainda deu tempo de ir caminhado a beira do mar e pegar um por-do-sol inacreditável! Ele parecia uma bola cor de chiclete no céu! Juro que não mexi na foto e que não se trata de um balão: é o sol! Tomei uns drinks no bar do lado do hostel e capotei.

Dia 03 (10º dia na Croácia) - Museus, praia e sorvetes
  • Depois de Plitvice, resolvi ficar mais dois dias por Zadar. Meu décimo dia na Croácia foi bem tranquilo, andei por mercados, paguei contas pela internet, fui à praia, dei a volta pelo outro lado da marina, comprei as passagens de ônibus para Dubrovnik e agendei uma excursão para as ilhas Kornati para o dia seguinte.
  • Também visitei a Igreja de São Donato e o museu arqueológico ali no Fórum mesmo. Tomei muito sorvete e fui em vários barzinhos ali na rua principal. Depois de apreciar mais um por-do-sol deslumbrante!


Dia 04 (11º dia na Croácia) - Parque Nacional e ilhas Kornati
  • Nem lembro direito como escolhi essa excursão. Talvez tenha sido pelo preço e por incluir refeição e tudo o mais em um passeio de dia inteiro. A questão é que não me arrependi! As ilhas Kornati (um parque nacional croata) são as ilhas mais distantes na costa croata, depois delas o mar se torna italiano. O passeio vale muito a pena!!! Tem praia, abismos (cliffs), lagoa salgada e burricos! rsrs
  • Cheguei tão cansada que não quis saber nem de por-do-sol nem de comida. O dia seguinte seria de acordar muito cedo e pegar o ônibus para Dubrovnik as 6h da manhã.



Dia 05 (12º dia na Croácia) - ida para Dubrovnik de ônibus


  • A viagem até Dubrovnik é longa mas passa por lugares fantásticos! (escrevendo isso, fico me achando repetitiva, mas com a Croácia é assim mesmo! nenhum elogio é exagero!)
  • Tudo correu bem, e depois de umas 7 horas desembarquei na rodoviária de Dubrovnik. Fiquei hospedada em Lapad, onde ficam praias bem badaladas. Amei tudo! Como estava bem cansada do trajeto, dei uma volta por ali em busca de almoço e depois fui de ônibus para a Cidade Antiga. Definitivamente, o lugar mais romântico que já vi na vida! Mesinhas na rua, luz de velas, muralhas, o mar... lindo demais!


Dia 06 (13º dia na Croácia) - Dubrovnik, Lapad e caminhada nas muralhas
Lapad - adoro esse caminho!

  • Acordei tarde pra caramba e resolvi ir pra praia ali em Lapad mesmo para pensar nas próximas programações. Deixei a Cidade Antiga para o período da tarde pois queria fazer a caminhada pelas muralhas (imperdível!) perto do horário do por-do-sol por ser menos quente e mais pitoresco.



  • Ali pertinho da praia, fica uma série de rapazes vendendo passeios. Acabei fazendo amizade e deixei reservada uma excursão para as Ilhas Elaphite. 
  • Voltando para a Old Town, fiz o passeio pelas muralhas e recomendo para todos! São uns 2 km de caminhada com vistas para o mar e para a cidade de cair o queixo! Jantei por ali e percorri as ruazinhas para cima e pra baixo até tarde!
Dia 07 (14º dia de Croácia) - Elaphite Islands

  • Acordei um pouco mais cedo e fui em busca de café antes da excursão. Não tinha nada aberto ali nos arredores e decidi ir para o ponto de encontro, ficar atualizando meu diário de bordo antes de partir. Cheguei lá e o pessoal que estava abrindo o quiosque das excursões me arrumou café. Fiquei batendo papo até a hora de partida. O grupo que saiu dali, foi em direção a marina e encontramos mais um pessoal aguardando. O passeio passou por 3 ilhas lindas! Pitorescas! Igrejinhas mais antigas do que o Brasil, praias de pedra e areia. Fiz bastante amizade nesse passeio. O retorno foi o final do dia.

  • Dei uma descansada no albergue e depois sai pra pegar uma baladinha local.
Dia 08 (15º dia de Croácia) - mudança de albergue

Sim!!! Essa era a vista do meu quarto no hostel
  • Gastei a maior parte do dia para acordar tarde e mudar de albergue. Já tinha reservado esse albergue antes chegar a Zadar, por indicação de uma amiga. Ele ficava fora de Dubrovnik e tinha transfer em vários horários do dia. A melhor coisa: o preço (equivalente a 11-13 euros por noite) e a vista! Lado ruim: depender do transfer e o box do banheiro.  Aproveitei pra colocar roupas para lavar, etc.
Dia 09 (16º dia de Croácia) - Praias e chuva

  • Peguei o segundo transfer saindo do albergue e fui conhecer várias praias em Dubrovnik. Em determinado momento, um temporal abriu e pensei que fosse ficar ilhada em uma praia chamada... Copacabana. Nada muito grave! Peguei um ônibus na hora certa e fui me refugiar na Old Town.



Dia 10 (17º dia de Croácia) - Almoço com locais
  • Fui comprar minha passagem de ferry boat para Bari a Itália e de lá fui para Lapad pois tinha combinado de encontrar com meus novos amigos. E foi assim que passei o dia, entre uma chuva e outra, um almoço e um café, Lapad e Old Town.


Dia 11 (18º dia de Croácia) - Praia perto do hostel e bondinho


  • Passei a maior parte do dia a praia ali perto do outro albergue. Caminhos lindos!


  • De tarde, fui pegar o teleférico na Old Town de Dubrovnik e curtir uma vista e tanto! Passei a noite entre sorveterias, cafés, barzinhos e baladas ali perto.


Dia 12 (19º dia de Croácia) - hora de partir
  • De todos os lugares pelos quais passei nesse mochilão, a Croácia foi sem dúvidas o mais difícil de deixar. Se não tivesse uma amiga vindo do Brasil para me encontrar na Itália é possível que não tivesse saído de lá. Adorei o clima, as amizades que fiz, o estilo de vida. Nesse último dia, fiz check out quase chorando e fui tomar café no porto de onde saem os enormes ferries boats que atravessam para a Itália.
minha última visão do paraíso, já a bordo do ferry boat





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As gêmeas viajam: 4 dias em Recife

curious about: FUI TIRAR UM BICHO DO MEU OUVIDO E QUISERAM ME DAR UM NARIZ NOVO

curious about: DOTES CULINÁRIOS