o mesmo mar: As mais belas praias


Croácia

Acho que já deixei bem claro que tenho uma "quedinha" por destinos praianos. Ainda na onda das listinhas de final de ano, aqui estão as praias mais lindas em que eu já estive fora do país.


zlatni rat, croácia
  • Zlatni Rat na Croácia (mais precisamente em Bol na Ilha de Brač)  é uma das praias mais famosas desse país. Uma das imagens mais fascinantes que eu já tinha visto foi a famosa foto dela vista de cima: uma pontinha dourada que conforme bate a luz do sol parece mudar de posição. Essa praia acabou se tornando um dos grandes motivos para incluir a Croácia no roteiro do mochilão e já tinha decidido que iria até lá de qualquer jeito. Primeiro imaginei (aff... nem toda a pesquisa do mundo me salva! rs) que a melhor maneiro de chegar lá seria a partir de Hvar. Não é! Aparentemente haveria uma única possibilidade, de manhã bem cedo e saindo apenas uma ou duas vezes por semana de Jelsa (eu estava hospedada em Hvar Town). No final das contas, a melhor forma foi voltar à Split, pegar um ferry até Supetar na ilha de Brač e lá chegando pegar um ônibus até Bol e fazer uma pequena caminhada até a praia. Confesso que morri de medo de me decepcionar. Mas depois de quase 20 dias pra cima e pra baixo na Croácia tenho que admitir a verdade: a Croácia não precisa de photoshop! Você paga pra ver e tem o que está na foto! E muitas vezes a magia do lugar nem sai por completo na imagem. Apesar de ser uma viagem e tanto saindo de Split, não achei nada cansativa pois os caminhos são tão bonitos quanto o destino final e quando você vai chegando de ônibus, descendo do alto de uma montanha e avista a pontinha da praia pela primeira vez... é inesquecível!! 


  • Ainda na Croácia, há uma das visões mais lindas e inesquecíveis que já tive: Mlini Beachs (Pakleni Islands). Acho que as fotos falam por si. Não conhecia ainda este lugar. Logo depois de descobrir que seria bem difícil de chegar à Zlatni Rat saindo direto de Hvar, estava andando na beira do porto e vi um cartaz com a vista aérea das praias. Pra variar, não acreditei muito naquelas imagens mais do que perfeitas. O rapaz que vendia as excursões se aproximou, vendo meu interesse e me informou que um barco sairia em aproximadamente 15 minutos (ou quando completasse mais dois passageiros... o que viesse primeiro) e que eu poderia retornar após as 16h. Resolvi encarar e lá fui eu, sem saber se teria dinheiro suficiente para me virar na ilha pois tinha saído do albergue sem levar água. O bom é que na Croácia eu estava sempre pronta pra praia de biquini e protetor solar na bolsa. Juro que quando cheguei no lugar 15 minutos depois, meu queixo caiu e quando segui o grupo de pessoas que estavam no meu barco por um caminho de pedrinhas até a Mlini jurava que tinha chegado no paraíso!
e eu achando que a imagem não era de verdade...


  • Jelsa, Hvar, Croácia. Sei que já está ficando repetitivo, mas qualquer um que conheceu o litoral croata vai concordar comigo que é difícil escolher um paraíso apenas. Jelsa também fica em Hvar e está acessível de ônibus a partir de Supetar ou mesmo Hvar Town. É famosa pois teria uma das poucas "sandy beaches" (praia de areia) da Croácia. Não achei a praia de areia, mas em compensação... O que é a cor desse mar?


  • Coral Reef, Eilat, Israel. Para não me acusarem de relacionar praias croatas apenas, mas também porque essa é uma das praias mais lindas que já vi. Eilat fica no extremo sul de Israel, ali na curva entre a Jordânia e o Egito. É comumente usada por turistas como passagem para visitar o Sinai ou Petra e adorada pelos israelenses. Entre suas praias você encontra essa de corais onde fica o Observatório Marinho. A visão do mar com seus corais, contrastando com a faixa de areia e o deserto ali ao lado é impressionante!


  • Falarsana, Distrito de Chania, ilha de Creta, Grécia. Claro que não tem como deixar de incluir praias gregas em uma lista das mais lindas. Quando inclui Creta como porta de entrada da Grécia no mochilão não tinha feito nenhuma pesquisa e nem guia de viagem tinha. como referência a famosa Garganta de Samaria (Samaria's Gorge), o minotauro e a civilização minóica e duas fotos de um amigo que passou férias por lá. Primeira providência depois de me instalar foi comprar um guia ilustrado em uma banquinha. Uma das fotos que mais me encantou foi dessa praia que ficava um pouco longe de onde eu estava. Lá fui eu de busão grego... Não me arrependi: visão do paraíso!!




  • Red Beach, Santorini, Grécia. Para finalizar essa listinha (antes que ela fique interminável!) mais uma praia grega. Exótica, a Red Beach formada pela explosão vulcânica em Santorini fica impressa na mente de quem a visita. O contraste entre os rochedos e a "areia" vermelha com céu azul e mar límpido é um espetáculo. O acesso é por ônibus ou carro até Akrotiri e de lá só de barco ou caminhando por uma trilha até a praia.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As gêmeas viajam: 4 dias em Recife

curious about: FUI TIRAR UM BICHO DO MEU OUVIDO E QUISERAM ME DAR UM NARIZ NOVO

curious about: DOTES CULINÁRIOS