day trip: Visitando Monte Saint-Michel a partir de Paris

Monte Saint-Michel em um belo dia de sol

O primeiro contato que eu tive com Monte St Michel foi através dos Scheffler, que lá estiveram logo no começo da primeira etapa de vivencia em Paris e relataram tudo no blog de maneira a dar água na boca!

Quando pesquisei o destino em todos os detalhes, a duvida entre pernoitar ou fazer um bate-volta permaneceu até o final. Não me arrependo de ter feito como decidi, mas indico a todos que pernoitem se puderem.
Monte Saint-Michel, em resumo, trata-se de uma pequena baia com uma abadia em seu topo e um santuário em  homenagem a São Miguel, que é acometida pelas mais altas marés da Europa. 

caminhos





Bem, após uma longa viagem, quase 4 horas entre trem e ônibus  eu parecia criança visitando a casa do Papai Noel ao chegar. As paisagens no caminho são lindíssimas! Eu cheguei a escrever o nome de duas estações de trem pelas quais passamos no caminho a té Rennes (a primeira parada) devido à beleza dos lugares: Limoine e Laval. O mesmo se repete no trajeto de ônibus de Rennes até Mont Saint Michel: são várias pequenas cidades com construções de pedra que te deixam babando. 



Na chegada, a abadia encarapitada no topo do monte, murada e circundada por uma mistura de mar e areia em um horizonte infinito tem um impacto verdadeiramente hipnótico.
Impossível não fotografar

Some-se a isso uma multidão de turistas brotando por todos os lados e você vai entender quando falo que se puder, escolha pernoitar.

O que acho interessante e que mesmo com todo esse povo e as lojinhas e tudo o mais, a sacralidade do lugar permanece. A sensação de paz inabalável que eu tive me faz querer voltar. Eu não sou o tipo de pessoa que sente presença do Sagrado em qualquer templo, igreja ou lugar assim denominado. Mas em Monte St-Michel o Sagrado é presença e descer até a praia, após ter subido até a Abadia e descido pelo seu interior, só reforçou a sensação. Um dos melhores momentos da minha vida foi caminhar naquele infinito cheio de um silêncio diferente e inexplicável!
Não perca! :-)



Organizando a visita como day trip:

Compre as passagens de trem pelo site da ferrovia francesa (TGV) , saiu € 40 ida e volta até a Estação de Rennes. De lá saem ônibus coordenados por €12. Para achar os ônibus, saia da Estação e siga para o lado direito. Sendo possível, acho interessante alugar um carro e pernoitar no próprio Monte para aproveitar o clima quando os turistas vão embora. Saiba que o lugar é bem pequeno e recebe muita gente especialmente no verão e em feriados. Enquanto estávamos lá deu para ver algumas obras sendo realizadas. Soube pelo fórum dos mochileiros.com que essas obras introduziram algumas mudanças. Aparentemente, essas mudanças tratam de manter a área do Monte como uma ilha permanente através de barragens, tornando-a acessível por uma estrada que passará pela água. Pelo menos quando eu visitei, não sendo maré cheia, era possível caminhar ao redor do monte pois a área não estava muito inundada. Sugiro a consulta aos sites, que tem também sugestões de hospedagem, para construir seu roteiro e verificar questões como transfers e estacionamentos. É possível também verificar as condições das marés e shows noturnos.

Sites de Monte Saint Michel:
http://www.le-mont-saint-michel.com/en/home
http://www.ot-montsaintmichel.com/en/accueil.htm




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As gêmeas viajam: 4 dias em Recife

curious about: FUI TIRAR UM BICHO DO MEU OUVIDO E QUISERAM ME DAR UM NARIZ NOVO

curious about: DOTES CULINÁRIOS