Retrospectiva 2012: melhores momentos de viagem


Santorini, Grécia

Mais uma listinha antes do ano acabar!
Nem tive tempo de digerir o Mochilão de 2012 e o ano já está acabando. Uma das perguntas que mais respondo sobre a viagem é qual o lugar mais bonito ou mais legal ou que eu mais gostei ou que eu voltaria ou que eu moraria... rssrs
Então, lá vai, sem pensar muito mesmo, ainda na ressaca da viagem, OS MAIS MAIS DE 2012:

  • Carnaval 2012 em Santa Catarina - Já fui para Santa Catarina (estado vizinho ao Paraná, onde moro) diversas vezes e conheço várias cidades e praias por lá. Mas ainda não tinha descido o mapa para além de Floripa. No último Carnaval aproveitei para conhecer Itapirubá e arredores, com um pulinho na Praia do Silveira (região entre Imbituba e Laguna, perto da Guarda do Embaú e da Praia do Rosa) e em Floripa.




  • Destaques do grande destaque do ano - Mochilão 2012:

    Jerusalém, Israel

    • Categoria hours-concours (Nada se compara!) - Jerusalém, Israel e Santorini, Grécia. Não precisa nem explicar muito que não há lugar no mundo que possa ser comparado a esses dois, mas vamos lá... Você conhece algum outro lugar sagrado para as 3 religiões com milhares de fiéis, com mais de 3 mil anos de história, sítios arqueológicos e capaz de conseguir em uma única construção (só para dar um exemplo) emocionar católicos por ser o lugar provável da Santa Ceia, emocionar judeus por ser o lugar do provável túmulo do Rei David e emocionar muçulmanos por ter sido uma mesquita e ter um belo minarete encimando o túmulo e o espaço da Ceia? Isso e ainda mais? Em Jerusalém. Na minha opinião, um lugar que deveria ser visitado por todos que puderem viajar, mesmo que não tenham qualquer religião. Já Santorini entra aqui por representar à perfeição aquele sonho de ilha grega. além de paisagens inacreditáveis. Ao contrário da maioria dos viajantes, eu acho que vale a visita mesmo que não seja acompanhado(a) do amor de sua vida! 
Oia, Santorini, Grécia

    •  Categoria Não-sabia-que-era-assim-tão-lindo - Croácia! A beleza da Grécia e da Toscana Italiana não são novidade para ninguém. Eu já havia pesquisado sobre a Croácia e meu queixo tinha caído diante das fotos, mas nada se compara a ver ao vivo aquela mistura de belezas naturais, clima maravilhoso, praias espetaculares, povo hospitaleiro, ruínas romanas, cidades muradas, arqueologia e comida deliciosa! 
    Mlni Beach, Croácia

    Lagos Plitvice, Croácia

    • Categoria Hospitalidade - Continuo fechando com o povo holandês: educados, lindos, cheirosos, simpáticos na medida. Em Amsterdam, Haarlem ou Bloemendaal. Mas já surge aí uma bela concorrência: croatas são simpáticos e nada arrogantes diante das belezas absurdas de seu país. Cativantes!
    • Categoria Pisando-em-solo-sagrado - Aqui estou me referindo mais às minhas sensações do que à história do lugar. Muro das Lamentações, Israel e Monte Saint-Michel, França. Outros lugares durante essa viagem despertaram muito o sentido do sagrado em mim, mas não há nada como esses dois. O único remanescente do Templo em Jerusalém, lugar mais sagrado no judaísmo traz sensações difíceis de serem exprimidas. Da mesma forma, a abadia e o horizonte infinito de mar e areia que a cerca.
    Abadia do monte St-Michel, França
    Muro das Lamentações, Jerusalém
    •  Categoria Tirando-a-barriga-da-miséria - Continuo achando impossível comer mal em Paris! Um casal parisiense que conheci no mar morto me falou que eu dei sorte! rsrs... E tudo que eu comi na Croácia também tendeu a ser superlativo (o melhor risoto de frutos do mar ever!!!). Curiosamente, a melhor pizza que comi foi em Israel e o melhor sorvete em Budapeste
Melhor risoto de frutos do mar que eu já comi! Zadar, Croácia


    • Categoria O-que-eu-vim-fazer-aqui? - Cesky Krumlov (tirar fotos e comer, além estourar a rodinha da minha mala guerreira), Florença (ver o David de Michelângelo, ficar tensa sem motivo e ter certeza de que há mais beleza em outros lugares da Toscana), Eilat (ver golfinhos, fazer amizades, fazer minha primeira aula de mergulho com cilindro e tudo, desidratar a ponto de ter febre e infecção), Cnossos em Heraklion (Cadê o minotauro? Precisava chover canivetes justo agora?). 
    • Categoria Passaria-uma-semana-por-ano-aqui: Praga! Linda e cultural até a medula! 
    • Categoria Bairros: Trastevere e Campo de Fiore em Roma, Marais em Paris, Joordan em Amsterdam, Centro Antigo em Split e Zadar.
    • Mais bela cidade: Roma! Viva, cheia de energia, com as ruínas integradas na cidade... Única e eterna!
Roma vista da Escadaria de Spagna
    • Melhores escolhas de viagem: Ter liberdade, fazer free walking tours, albergues de Paris, Cracóvia, Praga, Budapeste, Split, Dubrovnik, Roma, Atenas e Jerusalém, ficar em uma casa-barco por dois dias em Amsterdam, levar visa travel money com um cartão em separado para garantir o último trecho da viagem, levar uma mala pequena de rodinhas.
    • As experiências mais inesquecíveis:
Moisés de Michelângelo, Roma

Caminhos pela Úmbria e Toscana e Ópera em Praga

Nascer do sol em Massada e fim de tarde em Nazaré, Israel

Fogos em Budapeste
      • Pôr-do-sol em Zadar!
      • Nascer do sol em Massada com vista para o deserto e o Mar Morto!
      • Andar de bicicleta em Paris!
      • Rezar em Jerusalém!
      • Mergulhar e ver golfinhos em Eilat!
      • Ópera em Praga!
      • Andar ao redor da abadia em Monte Saint - Michel!
      • Caminho entre Cracóvia e Budapeste, passando pela Eslováquia!
      • Chegar em Falasarna!
      • Ter uma praia só pra mim em Split!
      • Pic nic aos pés da Torre Eiffel!
      • Estar em Budapeste na maior festa nacional com a mais linda queima de fogos que já vi na vida!
      • Andar de carro e se perder pela Úmbria e Toscana!
      • Subir nos penhascos de Kornati!
      • Chegar em Veneza!
      • Ver Moisés e David de Michelângelo!
      • Contemplar o céu de Israel!
      • Encontros, desencontros e reencontros!
  • Casamento da Déa na Ilha do Mel, Paraná, Brasil - E para terminar o ano com chave de ouro, mal voltei viajei novamente para o casamento de uma amiga na Ilha do Mel. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As gêmeas viajam: 4 dias em Recife

curious about: FUI TIRAR UM BICHO DO MEU OUVIDO E QUISERAM ME DAR UM NARIZ NOVO

curious about: DOTES CULINÁRIOS