construindo roteiro: 3 dias em Budapeste

[todas as fotos: wikipédia]

Budapeste entra neste planejamento da mesma maneira que Praga: sei o tempo mínimo que devo ficar mas ainda não o total. Talvez ganhe mais um ou dois dias. De qualquer forma, entre Praga e Budapeste terei que programar um dia de "descanso" (lavar roupas, etc e tal) que dependerá muito do ritmo de viagem até lá.

O certo é que minha Budapeste mínima tem 3 dias, assim distribuídos:

Dia 1 
  • Começarei "os serviços" com um clássico Free Walking Tour Budapest. Vi várias indicações enquanto pesquisava e achei que poderá servir como abordagem interessante. O site deles oferece várias opções em Budapeste e estou considerando pegar o Original que começa às 10h30, saindo da Vörösmarty Square, que não é nada longe do albergue (9 minutos segundo o Google Maps, a pé).
  • Pode parecer meio tarde para começar um dia turístico, mas pensando em uma viagem de 90 dias, decidi que o ritmo precisa ser outro. Devo usar esse tempo para me familiarizar com os arredores do albergue, lavar roupa ou simplesmente acordar um pouco mais tarde e descansar.  Devo chegar na noite anterior, bem tarde (ou no máximo, neste primeiro dia muito cedo dependendo do meio de locomoção escolhido: ônibus ou trem).
  • O tour termina, cerca de duas horas e meia depois, no Bastião dos Pescadores, na região de Buda. Uma coisa que me interessa muito são as dicas que eles dão após o Tour, então pretendo aproveitar alguma para encontrar um lugar para almoço nos arredores. 
  • Estando em Buda, a ideia é aproveitar e explorar as atrações da região. Confesso que tenho dificuldades em aceitar que tudo fica perto em algumas cidades da Europa e acabo montando roteiros mais "frouxos" por receio de não dar tempo. Também não dá para ter muita certeza do tempo disponível no tour para as atrações. 
Ponto final do Free Walking Tour: Fisherman's Bastion

  • Incluo necessariamente: Igreja de São Matias, o Palácio Real (conhecido como Castelo de Buda) e o próprio Bastião dos Pescadores. As instalações do Palácio Real acomodam dois museus. A Galeria Nacional Húngara interessa não apenas pelo acervo, mas também pela possibilidade de subir na Cúpula. O Museu da História de Budapeste ainda representa um ponto de interrogação este roteiro. 
  • Para finalizar, devo escolher uma das 4 (!!!!) termas que me chamaram atenção e que são um must na cidade. 
Gellert Baths? 

Dia 2
  • A ideia é começar cedo com uma caminhada até o Parlamento pelas margens do rio Danúbio (que já sei que não tem nada de azul!). Tem que chegar cedo para conseguir vaga no tour guiado que é a única forma de conhecer o edifício internamente e que vale muito a pena. A bilheteria, segundo as informações que eu tenho, abre às 8h.

  • Conforme o resultado da incursão pela bilheteria e a dedicação às atrações de Peste no tour do dia anterior, definirei o trajeto seguinte. Provavelmente incluirá além da visita guiada ao Parlamento (que tem horário marcado): Ópera, Ilha Margarida, Museu do Terror, Basílica de São Estevão, o Parque da Cidade, a Praça dos Heróis

  • Se possível ($$$), mais uma estação termal para terminar o dia bem.
Dia 3
  • Pensei em inverter a ordem e começar o dia com... banhos termais!!! kkkk
  • De qualquer forma o primeiro passo turístico desse dia será explorar a região do Bairro Judeu (perto do albergue) com um lindíssima Sinagoga (segundo as fotos do meu cunhado que esteve recentemente no lugar), o Museu do Holocausto e o Museu Judaico.

Sinagoga e Memorial
  • Penso em tentar coordenar essa parte, com a ida até o Memento Parque. Vai depender muito dos horários disponíveis. Caso fique muito "atropelado" ir até o Memento, provavelmente irei até a Citadel. Além de incluir, o museu Iparmivészeti.
Museu


Dia 4
Citadel

  • Último dia, aqui considerado como dia extra, para curtir o clima da cidade ou fazer o que não deu tempo ainda. Quem sabe o Memento Parque. Quem sabe a Citadel. Um museu ou outro talvez. Nada muito definido.


Site de turismo de Budapeste:

Walking Tours:

Termas:
Atrações:


Relatos pela internet:



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As gêmeas viajam: 4 dias em Recife

curious about: FUI TIRAR UM BICHO DO MEU OUVIDO E QUISERAM ME DAR UM NARIZ NOVO

curious about: DOTES CULINÁRIOS