voltando à Paris: Quartier Latin

Paris voltou a figurar no roteiro do próximo mochilão com o retorno dos Scheffler para lá (se quiser saber mais você pode recorrer aos blogs deles: Oui Paris e Querido Joaquim, ou neste post aqui Tenho amigos em Paris).
Até porque voltar à Paris não é nenhum sacrifício não é mesmo? E sempre falta algo para se ver/fazer/conhecer.
A princípio, serão 5 dias na cidade, sem contar a locomoção.
Outro diferencial é que além dos Scheffler, uma amiga aproveitará meu retorno à cidade para voltar (sua primeira visita, no entanto, foi há uns 14 anos mais ou menos...), então o roteiro básico tem que respeitar vários interesses e fatores.
Com certeza, um dos dias será destinado à região do Quartier Latin, podendo incluir ou a região das Ilhas de La Cité e de St Louis e St Germain des Prex ou algum outro programa.
A intenção aqui será incluir:
Pantheon - Paris by CuriousAbout


Visita ao Pantheon (que só pude ver por fora pois estava fechado para manutenção justamente no dia em que fui)





CuriousAbout: Luxemburgo




Jardins de Luxemburgo (interesse da minha amiga, nenhum sacrifício ter que passar por lá né?). Perto do Pantheon. Nessa altura e nos arredores a visita passa também pela Sorbonne e o Museu Cluny (Medieval).




A continuidade desse passeio pode ser:
  • Ilha de La Cité e Ilha de Saint Louis
OU
  • Minha versão favorita: incluir a Rue de Moufetard, a Praça de Contrescarpe, os cafés famosos do Quartier Latin (Café de Flore...) e a Shakespeare & Company. Está certo que vai exigir uma certa "logística" pois tudo isso fica para lados diferentes. 
Este dia começará ou terminará, muito provavelmente, com a visita ao Instituto do Mundo Árabe e às Arenas de Lutece.

Nos próximos posts vou experimentar alguns trajetos no mapa.

Comentários

  1. Sugestão (pra bagunçar seu roteiro). Alternativa de uma boa caminhada:
    1 - comece pela place de Bastille. Ali tem umas ruas cheias de barzinhos (pode ser uma opção pra balada a noite, no mínimo uma caminha pra ver gente alegre). Pode localizar as 2 ruas que tem balada pra saber chegar a noite. Veja o monumento, a Opera da Bastilhe por fora, o canal. Depende do dia pode ter alguma feira de rua lá pela região.
    2 - Passeio sobre o Promenade Plantée, sobre o Viaduct des Arts. Lindas vista. Desça talvez na rue Abel (ou algum lugar perto, onde tiver escadas)
    3 - Siga até chegar na Gare de Lyon. Tem uma fachada linda demais. Lá dentro tem um restaurante chique com uma teto fantástico - se der, espiem lá.
    4 - siga pra outra margem do Sena, ou pel aponte harles de Gaule, ou plea Ponte d"auterlitz (acho que tem a vista mais bonita). Visitem o Jardin de Plantes. Lá tem o Museu de História Natural, se se interessarem. Tem varias coisas, estufas etc. Tem um predio que abriga esquetos, faz estudos comparados. Viva Darvwin!
    5 - Seguindo pela margem do Sena, saindo pela mesma entrada, tem o Musée de la Sculpture en Plein Air. As esculturas ao ar livro ficam no coaminho.
    6 - Saindo dali já estará no Instituto do Mundo árabe. é coladinho.
    7 - Do instituto, entre na Ponte de Sully pra tirar umas fotos de Notre Dame vista por trás. Dai seguindo ja estará na Ilha de Saint-Louis.
    8 - Se perca na ilha.
    9 - Atravessando sairá na Ile de la Cité, e entre nos jardins atras de Notre Dame.
    10 - visite Notre Dame (ou deixe pra outro dia, vc sabe, é o centro de Paris, vc passará lá por perto de novo).
    11 - Atravesse a Ponte e visite Shakespeare e Cia. Não deixe de subir do segundo andar.
    12 - Pra descançar os pés, pode fazer um passeio de bateau-mouche. Tem uma empresa que opera ali.

    ResponderExcluir
  2. Ah, entre 6 e 7 pode põr ainda a Arene de Lutece...

    ou

    do 4 saia por tras e va pra Arene de Lutece. Depois faça o Instituo Arabe, e daí o Musse en Plein Aire, e então pra Ponte de Sully...

    ResponderExcluir
  3. Ok... não é um passeio pelo Quartiter Latin....................

    ResponderExcluir
  4. QUARTIER LATIN.
    1 - Comece por Notre Dame ou pela Shakespeare e cia.
    2 - Suba a Bl Saint-Michel vendo vitrines.
    3- Visite o Musée Cluny
    4 - Bl Saint Michel até o Pantheon.
    5 - Jardin de Luxembourg - piquenique :)
    6 - Pegue metro e va pro Instituto do Mundo árabe.(nao é la que tem uma casa de cha?)
    7 musse en Plein Aire, Ponte Sully, Ile de Saint-Louis...etc

    ResponderExcluir
  5. Uau! E eu pensando que fosse ganhar só uma mãozinha sua nesse roteiro... Ganhei dois braços inteiros.
    Então, gostei muito dessa sequência (a primeira que você postou) também - apesar de não ser o roteiro pelo Quartier... hehe
    Aliás, parece muito com aquilo que eu faço de montar todo um roteiro rua a rua, atração por atração só para conseguir me perder pq encontrei algo mais atraente no meio do caminho.. kkkk
    acho que encontrei uma definição pro meu jeito de viajar!
    Vlw, queridíssimo!

    ResponderExcluir
  6. Fui nas Arenes de Lutece... decepção completa!! Espera ver algumas ruínas, algo que me lancesse pelo tempo-espaço... Existe sim uma forma que lembra uma arena romana, mas esta bem descaracterizado historicamente. é uma praça onde as crianças jogam bola, os adultos bocha, o pessoal passeia com cachorros e toma vinho. Fiquei quase 1 minuto e meio lá. Mas a caminhada indo de cá pra lá ou lá pra cá não faz a visita ser perdida. Bem perto do Instituto Árabe.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

As gêmeas viajam: 4 dias em Recife

curious about: FUI TIRAR UM BICHO DO MEU OUVIDO E QUISERAM ME DAR UM NARIZ NOVO

curious about: DOTES CULINÁRIOS