Reservar ou não reservar, eis a questão!

CuriousAbout

Semanas atrás, recebi um e-mail via Mochileiros.com pedindo ajuda sobre um roteiro de viagem e perguntando sobre reservar ou não albergues e hotéis antes de viajar.
Confesso que isso me atormenta um pouco pois quero muito viajar com liberdade mas os recursos financeiros são limitados.
Já tinha lido uma publicação muito legal sobre o assunto aqui: Porque os brasileiros só viajam com os hotéis reservados? do blog Quatro Cantos do Mundo. Ainda dá um medinho, mas achei a publicação deles bem realista e ela ajuda bastante a equilibrar a aventura com o planejamento.
Baseado nas pesquisas que ando fazendo, e muito com as dicas do Quatro Cantos, estou "construindo" um planejamento mais flexível.
Segue minha resposta:

"Tenho me orientado da seguinte maneira para decidir:
  • Se o lugar pelo qual eu pretendo passar é daqueles de imigração chata ou rígida, acho melhor não chegar de mãos abanando e deixar pra encontrar só quando chegar lá. A MEU ver, pelas pesquisas que fiz, isso vale para Londres independente de ser seu primeiro ou 25º destino e Espanha se vc quer entrar pela Europa por lá. Parece ser importante fazer reservas pelo menos para o destino de entrada na Europa, de uma maneira geral.
  • Se vai viajar com liberdade é interessante ver a possibilidade de se conectar à internet com alguma facilidade durante a viagem para reservas em transito ou pelo menos carregar uma lista com os destinos que te interessam com informações básicas, como por exemplo um guia geral da Europa (indico ou o guia visual da folha ou o do viajante independente) com alguns anexos úteis. Eu geralmente pesquiso e coloco em post it (aquelas etiquetinhas coloridas) ou em xerox/impressão as seguintes informações: bairro/região principal dos hotéis, albergues principais e como chegar do aeroporto/ estação de trem neste primeiro bairro. 
  • Não se preocupe em carregar vários guias de viagem, um de cada destino. Adoro guias, mas eles são úteis para vc pesquisar antes de viajar ou então qdo vc vai para um único lugar. A maioria dos lugares você consegue mapa e relação das principais atrações turísticas no ponto de informações turísticas (geralmente nos aeroportos ou perto das estações de trem) ou mesmo de graça nos albergues/hotéis. Pesam demais na bagagem. no máximo faz xerox de alguns passeios e leva. A maior parte dos museus e atrações turísticas tem audio-guias que vc aluga e consegue conhecer em profundidade o lugar (fique atenta aos valores desses audio guias. em Versalhes foi de graça, mas tem lugares com preços salgados e tem atrações que dispensam guias e tanta informação).
  • Se quer ficar muito em algum albergue específico ou se a oferta de bons albergues no lugar for pequena, não tenha dúvidas: RESERVE o quanto antes. Paris é um lugar complicadinho para albergues em geral. Eu gosto muito do MIJE devido à localização EXCELENTE. Mas sei de gente que reclama de lá por causa da internet (é um pé no saco, não dá pra contar que eles vão ter). Esse você pode reservar pelos sites deles e o quanto antes se for o caso. Fiquei em outro tb muito bom, embora menos central. Essa mesma dica do reserve o quanto antes serve se você vai em dias com algum tipo de evento, como festivais. Por exemplo, eu não sabia, mas chego em Amsterdam na semana em que haverá parada gay... você já imaginou a loucura em que a cidade vai estar? Pois é, tiveram 2 lugares que tentei reservar e já estavam com lotação esgotada... isso que eu tentei fazer minha reserva em fevereiro!! Na hora não entendi pq não havia mais vagas, só depois pesquisando sobre eventos e shows que fui entender... kkkkk
  • Se você está insegura demais, minha dica é fazer algumas reservas usando o site do hostelworld (acho que o hostelbookers tem a mesma política, mas não tenho certeza) e quando estiver fechando a reserva, escolher uma opção que por 1 euro te dá o direito a cancelamento da reserva e utilização do valor da reserva (10% do total) para aproveitar em qualquer outra reserva pelo site em qualquer outro lugar do mundo. Dê uma olhada sempre que for reservar sobre a política de cancelamento, no site sempre tem falando se é de um dia, uma semana, 3 dias de antecedência.
  • Se não tiver reservas, se planeje para chegar durante o dia, de preferência de manhã. Te dá tempo para não passar noite ao relento.
  • Se for o caso, reserve apenas uma noite no lugar, aquele do dia onde você vai chegar... Se cancelar fora da "política de cancelamento" não perde tanto dinheiro. Se o lugar for ruim dá para mudar no dia seguinte ou ainda tomar um banho e guardar a bagagem em lugar seguro, antes de sair correndo buscar outro canto. Se o voo atrasar muito você terá onde dormir. Se não curtir a cidade, pode cair fora no dia seguinte.
  • Se ficar sem opções, pede ajuda pro serviço de turismo do lugar. Saia com uma listinha daqui. Na estação central de Amsterdam por exemplo tem gente pra ajudar a encontrar acomodação se vc não tiver reservas. Na Croácia tem gente oferecendo o próprio apartamento ou um quarto para alugar e não costuma ser caro (sei que parece estranho, mas td mundo que conversei me falou que é seguro e prática comum)."
Ainda dá para contar com sites que fazem reservas de últimas hora como o Last Minute como o pessoal do Quatro Cantos indica.

Comentários

  1. Caso você cancele antes do prazo da política de cancelamento eles devolvem os 10%?

    ResponderExcluir
  2. Caso você cancele antes do prazo da política de cancelamento eles devolvem os 10%?

    ResponderExcluir
  3. Caso eu cancele antes do prazo da política de cancelamento eles devolvem os 10%?

    ResponderExcluir
  4. Caso eu cancele antes do prazo da política de cancelamento eles devolvem os 10%?

    ResponderExcluir
  5. Oi Gabriela,

    Me desculpe pela demora da resposta.
    Então, geralmente quando você faz as reservas tanto os sites quanto os albergues e hotéis já especificam sobre a política de cancelamento. É bom prestar atenção pq muda de um lugar para outro.

    No hostelworld e no hostelbookers eles NÃO costumam devolver a taxa,PORÉM, há uma opção ao fechar a reserva de escolher pagar um euro a mais para obter a devolução na forma de crédito para outras reservas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

As gêmeas viajam: 4 dias em Recife

curious about: FUI TIRAR UM BICHO DO MEU OUVIDO E QUISERAM ME DAR UM NARIZ NOVO

curious about: DOTES CULINÁRIOS