o que ver em Israel?

Continuando a saga "o que ver lá?", uma pausa de Europa e um mergulho em Israel.
Bem, não tenho a mínima intenção de entrar aqui em questões políticas mas tenho certeza de que inevitavelmente as pessoas pesam em conflitos à simples menção no país. Ou então em religião e turismo de peregrinação. Ou nas duas coisas ao mesmo tempo, já que tudo parece tão indissociável.
Para nossos padrões brasileiros, Israel é um país bem pequeno. Pequeno mas com tanta coisa para conhecer e fazer, que cada vez que pesquiso um pouco, sinto que não vai haver tempo suficiente para fazer tudo que parece interessante.
Conheço gente que "conheceu" o país em 3 dias (!!!). Eu não consigo conhecer em meu quarto nesse tempo, quanto mais um país.
De uma forma geral, os roteiros mais "justos" (mais no sentido de "honestos" e não "apertados"... rs) indicam entre 7 e 10 dias.

Mas vamos lá! O que ver em Israel?
  • Haifa (Monte Carmel, Santuário do Báb, Parque Nacional)
wikipédia

Porto mega famoso. Provavelmente você também já recebeu alguma apresentação em power point com imagens dos Jardins de Haifa e do Santuário do Báb (Centro da fé Bahai). Há também muitas atividades culturais, praias (cidade portuária), o Monte Carmel...
Mais sobre Haifa? Aqui: http://www.tour-haifa.co.il/eng/.
  • Tiberíades (Monte das Beatitudes - Sermão da Montanha)
Cidade situada às margens do Mar da Galileia. Também serve de entrada para visitar Cafarnaum.
wikipédia
  • Safed (Cabala, Cemitério e Sinagoga, Monte Meron)
Old City - wikipédia

Ruínas das Cruzadas - wikipédia

Já li uns 4 relatos distintos de viagem que destacam essa cidade (Tzfat em hebraico) como um dos pontos altos da viagem. Aprofundar? Aqui: http://www.safed.co.il/.
  • Acre/ Akko (cidade medieval, Knight's Hall, Túnel subterrâneo Templar Crusader)
wikipédia
wikipédia
Já vi gente que amou e gente que achou sem graça... vou ter que visitar para chegar a uma conclusão! hehe
  • Tel Aviv (praia, noite, Jaffa, por-do-sol, Bauhaus)
Acho que Tel Aviv me encanta desde que li, quando era adolescente, uma matéria sobre a juventude israelense em Tel Aviv na revista Marie Claire (aff, revistas femininas são mais "perigosas" para uma mente adolescente-femina do que contos de fadas para mentes infantis... kkkkk). Eles tem também vários museus ótimos, vida noturna show e o Batsheva Dance Company!
wikipédia

  • Cesareia (praia, aqueduto romano, parque arqueológico)
wikipédia
Sem brincadeira, em um país com atrações naturais muito bonitas (isso dito por alguém que mora em um país com muitas das atrações naturais mais lindas do mundo! sem modéstia! rs), achei as fotos desse lugar um espetáculo!
  • Mar Morto
Bem, dispensa apresentações. (Ah! Pelo amor de Deus!! Como assim você nunca ouviu falar do mar que não é mar é lago mais baixo do mundo com alto nível de salinidade que faz todo mundo... bóia!!)
Vamos boiar... vamos boiar, vamos boiar! =D

fotos wikipédia

  • Masada
wikipédia


Pertinho do Mar Morte (que vizinhança!), tem um significado histórico fundamental para Israel devido à sua história de impacto. Junta em uma atração só vários aspectos que adoro em uma viagem: História, cultura, ruínas, vista deslumbrante, trilhas e teleférico! Hum... será que esqueci de citar alguma coisa?
  • Eilat
Balneário, cidade mais ao sul de Israel. Mar Vermelho! Não na cor né? No nome! rs. De qualquer forma: mais um mar para a minha coleção. Veja aqui: http://www.eilat-guide.com/.

[fotos by wikipédia]
  • Deserto do Negev


wikipédia
Quero muito conhecer um deserto! Já vi que tem passeios de bike, trilhas, acampamentos e estou procurando voos de balão... Quer mais? http://ramat-negev.org.il/en/.
  • Jerusalém
Justificaria, sozinha, toda a viagem.


  • Enfim: experimentar os sabores, ir aos mercados populares, ouvir música, dar uma olhada em um kibutz, mergulhar, tomar sol, ver o sol nascer e se por de diferentes pontos...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As gêmeas viajam: 4 dias em Recife

curious about: FUI TIRAR UM BICHO DO MEU OUVIDO E QUISERAM ME DAR UM NARIZ NOVO

curious about: DOTES CULINÁRIOS