Mercados de Paris

No ano passado, um momento central na minha viagem seria a aula de culinária no Le Cordon Bleu, com visita ao mercado. No entanto, já ficou pra história que eu não consegui encontrar a escola...
Até pensei em me matricular de novo, mas e o medo de perder dinheiro mais uma vez? Então, resolvi pesquisar sobre os mercados de Paris e montar minha própria sessão gastronômica com visita ao mercado. 
Neste link você pode encontrar TODOS eles e ainda apurar sua busca: http://marches.equipements.paris.fr/.

Como já conheço um pouquinho de Paris, comecei minha seleção por bairro ou arrondissement
foto divulgação

  • O Marché couvert des Enfants Rouges é bem famosinho e fica no Marais. Fica na Rue de Bretanhe e funciona de terça a domingo.
  • O Marché da rue Mouffetard também é muito famoso (aparece no filme Julia & Julia entre outros) e eu inclui no roteiro no Quartier Latin e St Germain, mas não consigo encontrar nesse mapa da prefeitura de Paris (vai entender!). De qualquer forma não é difícil de encontrar se tomar a Praça de la Contrescarpe como referência. Se não estou enganada, quando me perdi tentando encontrar o Pantheon dei de cara com essa praça e com a Mouffetard e tirei essa foto aí embaixo. Se a foto não for exatamente de lá é perto. Também abre de terça a domingo e fecha para almoço. Aqui a Wikipédia (em francês!) dá uma noção do charme do lugar:  http://fr.wikipedia.org/wiki/Rue_Mouffetard.
Foto by CuriousAbout
  • Marché du Blv Raspail fica entre as ruas de Cherche Midi e de Rennes, badalado e orgânico! Aos domingos, das 10h às 14h.
  • Marché Rambuteau aberto de terça a sábado, também no Marais.
  • Marché D'Aligre nas sextas, sábados e domingos um dos mercados mais animados da cidade.
  • Marché Daumesnil. Simplesmente o maior de Paris! De terça a sexta, das 8h às 13h. Situado no Blv de Reuilly, entre a rue de Charenton e a Praça Félix Eboué.
Duas boas publicações sobre os assunto:
correção: No link que coloquei e onde comecei a pesquisa estão "apenas" os mercados de alimentos. Para TODOS os mercados de Paris, ver aqui
Mapinha pelo google maps:

Visualizar Mercados em um mapa maior

Comentários

  1. O movimento nas feiras muda ao longo de sua duração. Se for mais inicio de feira, terá mais tempo pra olhar e comprar com calma. final de feira é liquidação de muitas bancas, então é mais alvoroço, fusuê, feirantes anunciando aos gritos a liquidação, o povão se apressando pra pegar as ofertas.. diferente, outro tipo de diversão. Se nao for comprar muita coisa, vale a pena. Se for comprar muita coisa, também, pela economia feita. Pra passeio, melhor ir mais cedo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

As gêmeas viajam: 4 dias em Recife

curious about: FUI TIRAR UM BICHO DO MEU OUVIDO E QUISERAM ME DAR UM NARIZ NOVO

curious about: DOTES CULINÁRIOS