mapa: Alguns pontos de destaque na França segundo a TGV



mapa TGV - site

Nem é um mapa assim detalhado, mas achei tão bonitinho que resolvi postar aqui. Acho que pode servir para montar uma viagem "França Básica". hehe
O link original, interativo: http://travel.tgv-europe.com/en/france?rfrr=accueil_body_Majeur3. Você consegue, clicando em cada localidade, ter uma ideia de passagens de trem e acesso a um pequeno guia com as atrações do local.

Inicialmente, deverei me deter apenas em Paris e nos arredores do Monte Saint-Michel na próxima viagem, mas como não sei ainda o que pode acontecer e como vai ficar a viagem pela Grécia com toda essa crise infeliz deles, acho bom deixar algumas cartas na manga. Então segue um apanhado dos pontos indicados no mapa e o site de turismo de cada lugar destacado.

wikipedia
Paris - Lille tem tarifas a partir de 15 euros segundo o site. Lille fica no norte da França, ali pertinho do Canal da Mancha e da Bélgica. Já dá para ver pelo site que tem um Museu da Resistência e outro de História Natural. Porém o encanto parece estar principalmente nos aspectos arquitetonicos.

http://gb.lilletourism.com/



divulgação/site local

Você encontra mais ou menos os mesmos preços para chegar de Paris em Deauville, balneário badalado e cheio de eventos,além de contar com um Cassino. O calendário parece intenso, com corridas de cavalos, polo, shows equestres, festival de cinema, etc. 
http://www.deauville.org/fr/



wikipedia

Devo passar por Rennes, para poder chegar ao Monte Saint-Michel. O preço inicial das passagem, saindo de Paris, é 20 euros (preço real, acabo de comprar minha passagem e paguei esse valor por trecho/pessoa). Cidade universitária, tem entre suas principais atrações o Bairro Medieval, o Parlamento e o Britanny Museum.
http://www.rennes.fr/



site TGV
Nantes - "ali do ladinho" - é uma cidade portuária conhecida como a capital europeia do bem-estar! Como é de se esperar a respeito da 6ª maior cidade da França, há muitas atrações. A cidade me pareceu lindíssima vista de cima e à noite, iluminada. Há uma programação artística chamada de Viagem à Nantes programada para acontecer entre 15 de junho e 19 de agosto deste ano. 
http://en.nantes-tourisme.com/

wikipedia
Paris - Bordeaux também está com tarifas a partir de 20 euros. Bem, Bordeaux dispensa apresentações. Vinhos! Essa é a segunda maior região de produção de vinhos do mundo, segundo minha "amiga" Wikipédia, só perdendo para outra região francesa (Languedoc). Além dos vinhos? Hum... vestígios de um certo Neandertal nos arredores! O site propõem um roteiro de 3 dias.
http://www.bordeaux-tourisme.com/


site/tgv

Paris - Montpellier já sai um pouquinho mais caro, com tarifas a partir de 25 euros. Mais de 1.000 anos de história, monumentos, catedrais, porta de entrada para várias atrações na redondeza, aquário interessante e cultura.
http://www.ot-montpellier.fr/en/



site de turismo local


Perpignan já foi considerada a Capital da Cultura Catalã em 2008. No último final de semana de agosto recebe um festival de música interessante,
http://www.perpignantourisme.com/





wikipedia
O preço de 25 euros se mantém para Paris - Marselha e Paris - Avignon. Bem, Marselha deve ser um dos portos mais famosos do mundo. É a mais antiga cidade francesa e a segunda maior do país. Avignon é Patrimônio declarado pela UNESCO segundo 3 critérios diferentes! Você vai querer explorar a famosa Provence? Vai passar por aqui!
wikipedia
http://www.marseille.fr/sitevdm/jsp/site/Portal.jsp
http://www.avignon-tourisme.com/home-1-2.html

Nice e Cannes - também na mesma faixa - tem fama equivalente à da capital Paris. Praia, glamour, festival de cinema... Cotê d'Azur a seu dispor!
http://www.cannes.com/
http://www.nice.fr/

site TGV


Lyon? Ruínas romanas, catedrais, gastronomia.
http://www.lyon.fr/page/accueil.html



site TGV




Strasbourg e mais uma rota de vinhos.
http://www.otstrasbourg.fr/?lang=en



Muitas Franças! Muitas paisagens!
Se você quiser se aprofundar aos poucos no turismo pela França, indico: Tô indo pra França. O Márcio faz um trabalho super detalhado enquanto planeja a própria viagem.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

As gêmeas viajam: 4 dias em Recife

curious about: FUI TIRAR UM BICHO DO MEU OUVIDO E QUISERAM ME DAR UM NARIZ NOVO

curious about: DOTES CULINÁRIOS