experiência pessoal: sobre as dificuldades de montar um roteiro pela Itália I - o conhecimento prévio

De todos os destinos possíveis, a Itália é um dos únicos (junto com Amsterdam) que nunca deixou de figurar no roteiro do mochilão "Antes que o mundo acabe"/2012.
É também o único no qual eu tenho companhia certa e garantida desde o começo.
Eu só não imaginava que se transformaria também em um dos destinos mais complicados de montar.
Os desafios:

  • Apesar de ser uma país de fácil locomoção, com boas ferrovias e preços acessíveis de trem e ainda contando com a possibilidade de explorar trechos de carro, possui muitos pontos de interesse. Convenhamos, foco não é meu ponto forte! rs
  • Primeira incursão pelo país. Como deixar de fora a "Itália Básica para inciantes" e ainda assim construir um roteiro personalizado?
  • Como construir um roteiro que atendesse as minhas necessidades e interesses e incluísse os interesses da minha amiga e o tempo que ela tem disponível?
No fundo são as dificuldades que todo viajante encontra ao determinar um roteiro que explore um país ou região e não apenas capitais ou grandes cidades (como foi meu roteiro anterior por Amsterdam, Paris e Barcelona) e quando viaja acompanhado. Somado ao fato de se ter um limite mais "elástico" de tempo do que minha companhia de viagem. E multiplicado pelo fato de eu não saber onde estarei antes de ir para a Itália... Básico! rsrs
Minhas 3 principais referências de pesquisa foram:
Vamos ao mapa lá em cima:

A Itália, que parece uma bota, é dividida em várias regiões como você vê abaixo. São 18 regiões que se subdividem em províncias, por sua vez compostas de comunas.
Dessas, as regiões e províncias de maior procura turística costumam ser:
  • Lombardia, onde comumente se busca visitar Milão e o Lago Como.
  • Campânia, onde se encontra Nápoles e Salerno que servem de entrada para visitar Pompéia e a Costa Amalfitana, respectivamente.
  • Lácio, para visitar Roma e Vaticano.
  • Vêneto, onde Veneza e Verona se destacam.
  • Toscana, que dispensa apresentações e contém Florença, Pisa, Siena, Arezzo...
  • Atualmente a Ligúria tem encontrado um grande número de visitantes em busca de Cinque Terre (entrada por La Spezia).
  • A Umbria também acaba sendo incluída por alguns quando visitam Assis (inevitavelmente acreditando estar na Toscana).
  • Alguns viajantes mais "originais" ou abonados ainda se arriscam pela Sicília e Sardenha.
  • Outros viajantes descendentes de italianos, também se aventuram nas províncias de seus antepassados.
Diante disso, eu - uma curiosa nata - tinha que ficar perdida na hora de montar o roteiro. Inevitável!
Bem, nas próximas publicações começarei a "desembaraçar" esse roteiro.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

As gêmeas viajam: 4 dias em Recife

curious about: FUI TIRAR UM BICHO DO MEU OUVIDO E QUISERAM ME DAR UM NARIZ NOVO

curious about: DOTES CULINÁRIOS