Emilia-Romagna: Bolonha, Ferrara, Modena, Maranello, Parma, Rimini, Ravenna, Piacenza

foto AP - site Terra
Eu aqui preparando roteiro para conhecer a Itália e acordo hoje com a notícia de que a região Emilia-Romagna que tem Bolonha como capital sofreu um terremoto que matou 6 pessoas e deixou muito estrago pela região.

Segundo o site do Terra:

O terremoto de 5,9 graus de magnitude na escala Richter registrado às 2h03 deste domingo (horário local, 11h03 de sábado em Brasília) na região de Emília-Romanha (norte da Itália) foi sentido também em outras como Toscana, Vêneto, Lombardia, Tretino Alto Adigio e Friuli Venezia Giulia, sem que por enquanto se tenha informado de feridos.
O tremor, que teve seu epicentro a 5 km a leste da localidade de San Felice sul Panaro, segundo o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia da Itália, foi precedido por outros dois, um de intensidade 4,1 - cerca de três horas antes do principal - e outro, de 2,2 graus.
Em várias cidades, segundo informa a imprensa local, muitas pessoas saíram para as ruas em pânico ao sentir o tremor, que durou cerca de 20 segundos. Os serviços de bombeiros citados por estes meios não reportaram a existência de feridos, mas poderiam haver danos materiais.
Segundo o Serviço de Vigilância Geológica dos Estados Unidos (USGS), o tremor foi registrado a uma profundidade de 10,1 km.
Essa região conta com 9 províncias das quais Bolonha, Rimini, Parma, Módena e Ferrara são as mais familiares aos ouvidos brasileiros.
Na província de Bolonha destacam-se Bolonha e Ímola. Bolonha é uma cidade universitária descrita como vibrante e com highlights culturais, artísticos e gastronômicos. Ímola hospeda o circuíto de Fórmula 1 onde Ayrton Senna sofreu o acidente fatal.

Da província de Ferrara já ouvi falar de Ferrara e Portomaggiore. Acho que o principal da região são os roteiros pelo Rio Pó, além de monastérios, igrejas e palazzos. Infelizmente foram bem atingidos pelo terremoto de hoje.

Apenas Modena e Maranello são nomes que me soam familiares na província de Modena. Maranello é a terra da Ferrari. Modena também hospeda importantes fábricas de carro, além de ser reconhecida pela sua produção de... vinagre balsâmico! Ah! Uma última curiosidade: Modena é cidade-irmã de Londrina, aqui no Paraná. rs


Nas províncias de Parma e Rimini, conheço apenas as duas capitais, segundo a Wikipédia: Parma é famosa pelo queijo, prosciutto e arquitetura (me pareceram bons motivos para se visitar uma cidade... hehe) e Rimini está localizada no mar Adriático constituindo um famoso resort.

Parma
Rimini


O mesmo acontece com a província de Ravenna. Ravenna, a capital, é sítio preservado pela UNESCO contendo muitas referências ao Império Bizantino.

Finalmente, as províncias de Reggio Emilia e Forlì-Cesena não apresentam grande projeção turística, enquanto em Piacenza os destaques são: Podenzano, Castel San Giovanni e Piacenza.
Possivelmente, passaremos por Bolonha no caminho entre Florença e Veneza pois além da estrada ser muito bonita, é a cidade dos ancestrais da minha amiga.
http://www.regione.emilia-romagna.it/
http://www.emiliaromagnaturismo.it/en
http://www.artecultura.fe.it/index.phtml?id=312
http://www.comune.portomaggiore.fe.it/cms/index.php


Comentários

  1. Muito lindo Ana!!!! Como uma "Emiliana-Romagna" achei lindo.
    Muito triste esse terremoto! Bem na regiāo de onde veio meu bisavô, e a cidade onde pretendo fazer minha cidadania ano que vem!
    Fiquei bem tristinha por Ferrara.

    Ps: espero post sobre Veneto

    ResponderExcluir
  2. Lindíssimo!
    P.S: Post do Veneto já publicado... Veneza vem em post separado!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

As gêmeas viajam: 4 dias em Recife

curious about: FUI TIRAR UM BICHO DO MEU OUVIDO E QUISERAM ME DAR UM NARIZ NOVO

curious about: DOTES CULINÁRIOS