construindo roteiro: 3 dias por Praga

Bem, construindo o roteiro para Praga a primeira coisa que eu percebi foi que apenas os 3 dias protocolares na cidade não devem ser suficientes. Mesmo assim, resolvi deixar as reservas no Miss Sophie's como estão (veja esse post sobre a hospedagem) e quando chegar lá avaliar melhor meu ritmo de viagem, grau de cansaço, movimento da cidade para decidir até quando estender a estadia. 
Vamos lá? Três dias em Praga:
Dia 1 (se nada mudar, uma sexta-feira)
Conforme o planejado devo chegar de trem, vindo de Cracóvia na Polônia. Já sei que devo chegar bem cedo e que possivelmente terei que deixar a bagagem guardada em algum lugar até poder fazer efetivamente o check in. No big deal! Provavelmente poderei iniciar meus passeios lá pelo meio da manhã e por isso pensei em:


  • Explorar primeiro a região mais próxima ao Hostel. Turísticamente falando: Novè Mesto / Vysehrad.  Caminhando poderei conhecer a Praça Venceslau, Národní, Ilha Eslava / Galeria Mánes se for para um lado. Indo na outra direção, ainda na região próxima ao albergue, posso conhecer a colina Vysehrad e as Casas Cubistas. De qualquer forma, vai depender do tempo disponível pela manhã.
  • Após o check in efetivo aproveitar a tarde para conhecer a Cidade Velha / Staré Mesto. Aqui a programação é mais pesada pois se trata do coração da cidade. Imperdíveis: Malé Námestí, o prédio da Prefeitura e o Relógio Astronômico, Igreja de São Nicolau, Palácio Kinský, Igreja de Nossa Senhora de Týn e a Casa Municipal por fora (para visitas guiadas a reserva por telefone é necessária). Ponte Carlos.
  • Para finalizar o dia, vou deixar 3 opções:
    • Josefov - O bairro judeu e seu complexo de Sinagogas e Cemitério estão ali perto da Staré Mesto, porém tem horários para visitação e fecham no sábado (Shabat) então é bem provável que sobrem para a programação de domingo para que nada tenha que ser feito na correria.
    • Passeio de Barco.
    • Jantar especial OU teatro/ópera OU balada.
Dia 2 (um sábado, só para situar melhor)
Apenas se a opção anterior foi balada, hoje o dia poderia começar cedo. A intenção é partir para a Ponte Carlos e de lá subir para explorar a região do Castelo.
  • Ponte Carlos - de manhã cedo de preferência.
  • Castelo de Praga
  • Malá-Strana
  • Caso não tenha feito no dia anterior: passeio de barco ou balada.

Dia 3 (domingo)
  • O dia pode começar (mais tarde!) com ida ao Josefov.
  • Museu Mucha.
  • Parque de Letná (caso não tenha sido feito depois do Castelo no dia anterior).
  • Ponte Carlos de noite.
  • Espetáculo de teatro "black light theatre". Depois explico o que é.
Essa seria a programação "básica" e provavelmente irei optar por mais um ou dois dias na cidade para incluir: fish foot massage (já falei disso aqui), day trip até Cesky Krumlov, algum outro museu, visita guiada ao Teatro Nacional, bater perna a esmo pela cidade.

Comentários

  1. Sugestões:
    1 - vai subir na torre do relógio? Vá, recomendo. Tem vista de 360 graus por Praga. Se programe pra subir antes da hora cheia. Tipo, comece sua subida lá por 10h30, daí vc vê tudo, tura fotos, e vê o mocinho com trajes de época tocando corneta lá de cima. Aproveite e espie as pessoas no chão olhando pra cima e invejando vc!!
    2 - adoro passeios de barco, mas em Praga acho q não vale a pena. Tem uma eclusa e fica um tempo parado, o trajeto me pareceu curto. Se informe, vai que estou enganado... mas recomendo andar na borda do rio do lado de lá (do lado do castelo) em direção contrária ao castelo, pras ilhas. atravessando a ponte que dá na Ópera. Nesta ilha dá pra vc caminhar, super agradável, fazer um piquenique (opa!!) Lugar bem tranquilo. Tem uma vista linda da cidade.
    3 - Ande de bonde!! Existe mapa das linhas, vc compra o ticket em tabacarias, é super antigo, dá pra ver a cidade, bem fácil e prático. Use como passeio ou transporte.
    4 - Dizem que o museu do Kafka não vale muito a pena... não fomos.
    5 - Mucha! Mucha! Mucha!! Adoramos... se já tiver passado por Paris e inspirado ares de Belle époque então... Sarah Bernard...
    6 - Ponte Carlos ferve de turistas. Faça isto mesmo, tente ir em horários alternativos... mesmo às 6h da manhã tem turistas já tentando pegar uns ângulos sem tanta gente na foto.
    7 - Assistimos um pôr do sol lindo de morrer da ponte Carlos, vendo o sol sumir atrás do castelo, rio rosa e laranja... quem sabe role um pra vc?
    8 - como comida típica. costuma não ser caro.
    9 - beba cerveja, é muito barato!!!
    10 - existem muitos concertos sendo vendidos por tooooda cidade - produto pra turista. Mas sei lá... vai que é legal em alguma igreja antiga? não sei...
    11 - No castelo vc paga um valor pra cada lugar que for entrar. A ciade medieval é super legalzinha (veja a exposição de armaduras!). As casas tem tamanho pra gentes do seu tamanho rsrsrs... Vá ao calabolço ver as torturas... de arrepiar.
    12 - Tem pelo menos dois acessos pro castelo. Pela rua Nerudova (cheia de emblemas típicos das familias que moravam lá...se divirta - ficamos hospedados nessa rua, num apartamentinho com cozinha) e outro caminho pra depois da cidade medieval, em direção ao rio. É lindo, vc segue pelo meio das videiras, descendo por um caminhozinho... tem um restaurante no meio da descida... vista linda o tempo todo.

    ResponderExcluir
  2. Opa, dicas!
    1 - Já me viu "não subir" em algum lugar? rsrs... Quero subir sim e a dica da hora cheia é preciosa!
    2 - Bom saber!
    3 - Vou sim! Precisa validar o ticket do bonde?
    4 - Eu vi, fica perto do Castelo se não me engano...
    5 - Imperdível! Minha tia tinha reproduções na parede..
    6 - Nossa! Terei que acordar às 5? kkkkk
    7 - Hum... boa! adoro por-do-sol!
    8 - Tem gosto do que?
    9 - ok
    10 - Estava pensando em deixar a parte "operística" para Budapeste e aqui aproveitar um teatro de marionetes ou o de luz negra.
    11 e 12 - hum... espertinhos! Legal! Está tudo devidamente anotado.
    Vlw!!
    Te vejo em agosto!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

As gêmeas viajam: 4 dias em Recife

curious about: FUI TIRAR UM BICHO DO MEU OUVIDO E QUISERAM ME DAR UM NARIZ NOVO

curious about: DOTES CULINÁRIOS