aquecimento: A Insustentável Leveza do Ser (Praga)

O tempo passa, o mochilão se aproxima e o aquecimento para a viagem está à toda.
Hoje vou comentar um pouco um filme que revi esse fim de semana: A Insustentável Leveza do Ser.


Baseado no livro de Milan Kundera - que também já li - esse filme mostra Praga (vai mostrar um pouco de Genebra também, mas até quando estão lá os personagens estão fortemente ligados e impregnados pela capital da atual República Checa) no tumultuado ao de 1968. 
Já havia visto o filme antes, mas fazia muito tempo. Com meu gosto por História e específica por alguns aspectos e momentos da História Mundial, ainda tinha muitas das informações históricas do período frescas na memória.
Para quem não sabe, uma ajuda da Wikipédia:
"A Primavera de Praga - foi um período de liberalização política na Tchecoslováquia durante a época de sua dominação pela União Soviética após a Segunda Guerra Mundial. Esse período começou em 5 de janeiro de 1968, quando o reformista eslovaco Alexander Dubcek chegou ao poder, e durou até o dia 21 de agosto quando a União Soviética e os membros do Pacto de Varsóvia invadiram o país para interromper as reformas.
As reformas da Primavera de Praga foram uma tentativa de Dubček, aliado a intelectuais tchecoslovacos, de conceder direitos adicionais aos cidadãos num ato de descentralização parcial da economia e de democratização. As reformas concediam também um relaxamento das restrições às liberdades de imprensa, de expressão e de movimento e ficaram conhecidas como a tentativa de se criar um “socialismo com face humana”
Dubček também dividiu o país em duas repúblicas separadas; essa foi a única reforma que sobreviveu ao fim da Primavera de Praga
As reformas não foram bem recebidas pelos soviéticos que, após as falhas nas negociações, enviaram milhares de tropas e tanques do Pacto de Varsóvia para ocupar o país.  Uma grande onda de emigração varreu o país. Apesar de ter havido inúmeros protestos pacíficos no país, inclusive o suicídio de um estudante, não houve resistência militar. A Tchecoslováquia continuou ocupada até 1990.
Após a invasão, a Tchecoslováquia entrou em um período de normalização: Os lideres seguintes tentaram restaurar os valores políticos e econômicos que prevaleciam antes de Dubček ganhar poder no Partido Comunista da Tchecoslováquia(KSČ, em tcheco)."

O filme vai rodar em cima do triangulo amoroso do médico Tomas com Sabina e Tereza, interpretados respectivamente por Daniel Day Lewis, Lena Olin e Juliette Binoche. Além de mostrar Praga e o contexto político de forma interessante para o viajante, é marcado por um erotismo legal. Lembro que o livro tem passagens bem filosóficas.  Confesso, que o trecho final que se passa no campo não me atrai tanto. Mas todo o resto do filme vale a pena. As cenas da invasão dos tanques soviéticos e dos protestos são impressionantes. Aqui e ali você percebe alguns lugares marcantes dos guias de viagem. Me deixou com ainda mais vontade de conhecer a cidade, perceber suas marcas e mudanças.
O filme foi dirigido por Philip Kaufman e conta com uma fotografia linda.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Primavera_de_Praga
http://pt.wikipedia.org/wiki/The_Unbearable_Lightness_of_Being
http://pt.wikipedia.org/wiki/A_Insustent%C3%A1vel_Leveza_do_Ser

Comentários

  1. Ah, que linda! Você vai amar! Me deixou com vontade de ver o filme (nunca o vi, mas li o livro há uns 300 anos atrás) Hoje dividi mesa com uma menina num restaurante, e passei teu contato pra ela, ela está procurando alguém pra algumas dicas... Ela trabalha com psicologia na Prefeitura... Depois me conta o que rolou... beijinhos! Fer

    ResponderExcluir
  2. Oi Fer,
    Acho que vou amar sim. Também tinha lido o livro há uns 300 anos... Posso te emprestar o filme, tenho em dvd. Vai passar pela Federal na terça ou quinta de tarde?
    Opa, qual o nome dela? Fiquei curiosa agora... rs
    beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

As gêmeas viajam: 4 dias em Recife

curious about: FUI TIRAR UM BICHO DO MEU OUVIDO E QUISERAM ME DAR UM NARIZ NOVO

curious about: DOTES CULINÁRIOS