experiência pessoal: escolhendo um albergue em Praga pro verão

Como uma parte do mochilão 2012 (mais sobre isso? Leia: Antes que o mundo acabe) começa em pleno verão europeu, julguei por bem deixar pelo menos a primeira parte da viagem reservada. E dá-lhe pesquisar hotéis e hostels.


Em Praga, no final das contas fiquei entre duas opções que representam bem as possibilidades de escolha dentro de uma viagem (especialmente em lugares ricos de opções): a opção estética x a opção prática.




  • Miss Sophie's

foto do site Miss Sophie's


Não sei como nem em qual momento cheguei até a indicação do Miss Sophie's. Mas posso dizer que foi paixão a primeira vista.
Esse albergue boutique (que chique!), super bem comentado em todos os lugares que pesquisei, é mesmo uma graça. Cheio de detalhes fofos (ai, como sou impressionável! hihi), parece também muito limpo e confortável. Gostei da "vibe" dos banheiros (importante!). Além dos dormitórios, tem quartos privativos e até apartamentos.


Uma voltinha pelo Google Map e pelo Google Earth, garantiu que os arredores parecem agradáveis. A cotação dos hospedes no Hostel World indica 92% de indicação e no Hostel Bookers 90,3%. A maioria dos comentários é elogioso e as críticas parecem se restringir ao fato do lugar não proporcionar maiores oportunidades de conhecer pessoas "animadas". Claro que tem os eventuais comentários de falta de tv no quarto (!!) e de cozinha pequena. Também não tem café da manhã de graça. Mas tem cozinha disponível (informações do site). A localização é boa segundo os próprios hóspedes. Recepção 24 horas, lockers, ar condicionado, cartões de crédito aceitos, Wifi.
Preços para 3 diárias em agosto/2012: dormitório com 5 camas = 26,57 euros no final de semana e 22,29 euros dia de semana por pessoa. Single = 77,15 euros.
Melounová 3
120 00 Praga
República Checa




  • Little Town Budget Hotel
Mapa do site do Little Town

O Little Town também é muito bem avaliado pelos sites de reserva de albergues (93,7% no Hostel Bookers e 90% no Hostel World). Não lembro como cheguei até ele, mas a principal característica é a localização muito próxima da Ponte Carlos. Um amigo que conhece Praga, ficou em um apartamento alugado muito perto e indicou que seria interessante buscar algo nos arredores, entre a ponte e o Castelo (ele ficou na rua Nerudova).



Tem bem aquele perfil de albergue, quartos coletivos (tem privativos também), cozinha, pequeno supermercado, máquina de lavar, tv, Wifi. Ambiente mais austero e econômico na decoração. O café da manhã também não está incluído. A olhada básica dos arredores pelo Google Earth resultou positiva.
Preços para as mesmas 3 diárias: dormitório com 5 camas = 23,10 euros; dormitório com 10 camas = 18,9 euros e quarto twin = 37,80 euros por pessoa


Malostranske Nam. 11/260
Prague 1, Mala Strana
República Checa

NA BALANÇA:
Se eu fosse uma pessoa absolutamente prática e de bom senso, não haveria qualquer dúvida na hora de escolher. Em termos de custo benefício, enterraria a "demanda estética" em prol de recorrer o mínimo possível ao transporte público ou táxis (tenho medo de pegar táxis sozinha, em qualquer lugar do mundo, eu confesso! rs) e não precisar se aventurar sozinha de noite por longos trajetos a pé. Mas como o bom senso passa longe daqui, importunei amigos e amigas que conhecem a cidade ou que me conhecem muito bem para poder escolher:
Em Praga, dou uma chance ao senso estético ou ao prático?
Na hora de definir, pesou:

  • Todos afirmam que Praga é uma cidade pequena e boa para ser percorrida a pé.
  • Considerada segura mesmo durante a noite.
  • Os taxistas tem fama de "engana turista".
  • Minha viagem durara 3 meses, significando mais precisamente: 3 meses sem cama própria, 3 meses sem quarto, 3 meses dividindo espaço com outras pessoas a maior parte do tempo, 3 meses sem lugar com "individualidade" (flores, quadrinho na parede, qqr coisa mais pessoal) na maior parte de tempo.
Acho que não preciso dizer que o senso estético ganhou. Depois, em agosto, conto o resultado final da escolha.

Outros albergues pesquisados que interessaram, por indicação dos guias de viagem, blogs ou outras fontes (clica nos nomes, link para os sites):
Imagem do site do Hostel Sokol
Os albergues mais bem cotados em Praga, segundo o Hostel World em fevereiro/2012




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As gêmeas viajam: 4 dias em Recife

curious about: FUI TIRAR UM BICHO DO MEU OUVIDO E QUISERAM ME DAR UM NARIZ NOVO

curious about: DOTES CULINÁRIOS