Deserto do Atacama III: passeios

Valle de la Luna - Deserto do Atacama (foto Wikipédia)
A página de turismo de San Pedro do Atacama na internet indica que são necessários de 4 a 5 dias de estadia para conhecer a região. Situado na parte norte do Chile, o Deserto do Atacama é considerado o mais árido e mais alto deserto do mundo. Aqui selecionei os passeios mais comentados, é bom ter em mente que há possibilidades de aventuras variadas envolvendo passeios de bicicleta, a cavalo, etc.


Valle de La Luna e Valle de la Muerte
Pelo que pesquisei, esse costuma ser o passeio introdutório bem comum para quem visita o Atacama. Ocorre a partir das 15h ou 16h, pois é necessário que o sol baixe. Faz parte aproveitar o pôr-do-sol no lugar... AMAZING! Os tours iniciam em 8.000 pesos chilenos e chegam até 12.000 mais ou menos. A Wikipédia destaca os dois lugares da seguinte forma:
Vale da Lua - "depressão no meio da Cordilheira do Sal" 
Vale da Morte -  "Possui terreno arenoso e montanhoso, e admiráveis esculturas naturais. Com rara presença de vida, motivo pelo qual leva o nome de Vale da Morte, serve para a prática de sandboard e é disputada pelos turistas para ver o pôr-do-sol do alto de suas dunas. Com cerca de 2 km de extensão, fica no caminho para o Vale da Lua, próximo à cidade de San Pedro de Atacama, a 4 km do centro".

Valle de La Luna (foto Wikipédia)
Tour Arqueológico
Outra boa opção para começar a explorar a região, principalmente por não se tratar de um passeio de paisagem. Nem todas as agências pesquisadas online ofereceram esse tour, mas podem incluir em algum outro passeio um ponto ou outro. A maioria inclui:
Aldea de Tulor, com vestígios e ruínas que datam de 800 a.C. a 50 d.C., formada por uma série de construções circulares interconectadas entre si.
Pukara de Quitor, ruínas de uma fortaleza que dão uma ideia do que era a região e a vida por ali antes das invasões incas.
Na região nordeste de São Pedro há ainda petroglifos encontrados em rochas vulcânicas com desenhos em baixo e alto relevos que descrevem a vida das caravanas que por ali passavam.
Aldea de Tulor (foto da Wikipédia)
Laguna Cejar 
Trata-se de uma lagoa de água tão salgada que produz um efeito semelhante ao de quem tenta se banhar no Mar Morto: a salinidade não permite que você mergulhe ou afunde. 
Laguna Cejar (Wikipédia)
Salar do Atacama
Salar do Atacama


flamingos que podem ser observados na região
Em pleno Salar do Atacama encontram-se as Lagunas Chaxa e Tebenquiche, pontos estratégicos para se esperar o pôr-do-sol ao final do dia. O Salar encontra-se a 2.300m acima do nível do mar (lembre-se que a maior parte das atrações do Atacama estão a grande altitude), contando com crostas de sal de até 70 centímetros. Conta com duas crateras impressionantes chamadas de Ojos del Salar, com águas menos salgadas e sem explicação certa para sua formação.


Lagunas Altiplânicas
Lagoas alimentadas pelo degelo dos vulcões que lhes dão nome: Miscanti e Miñique. Intenso tom azulado, margens brancas e flamingos para coroar a decoração!

Laguna Miscanti (Wikipédia)

Machuca e Gêiseres El Tatio
Uma das vedetes e ao mesmo tempo passeio exigente, pois começa às 4h da manhã aproximadamente, ocorre em altitude extrema (só 4.300m) e em temperaturas baixas. Dá para terminar o espetáculo com um banho em águas vulcânicas.

El Tatio (fotos Wikipédia)



Salar de Tara

Passeio de um dia inteiro, em grande altitude e incluído nas programações de poucas agências. Mas por todos os relatos dos que foram: VALE MUITO A PENA!



Algumas agências pesquisadas na internet:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As gêmeas viajam: 4 dias em Recife

curious about: FUI TIRAR UM BICHO DO MEU OUVIDO E QUISERAM ME DAR UM NARIZ NOVO

curious about: DOTES CULINÁRIOS