serviço: Louvre

Esqueci completamente de colocar o serviço do Louvre no post sobre a ida ao museu. Eu fui duas vezes ao Museu, uma na sexta-feira quando cheguei aproximadamente 16h mais ou menos e sai próximo ao horário de fechar (às 21h45!!) e a outra no meu penúltimo dia de roteiro (uma quarta-feira), chegando aproximadamente no mesmo horário da primeira visita mas ficando por lá "apenas" duas horas e meia. Vale destacar que nestes dois dias é possível visitar o Louvre no período noturno, pois o horário de funcionamento é estendido até 22 horas, com a bilheteria funcionando até 20h30.
Foto by CuriousAbout-cwb
Para saber mais: Site do Museu do Louvre - http://www.louvre.fr/llv/commun/home.jsp?bmLocale=en.

Arredores: perto do Museu há o Jardim de Tulherias (maravilhoso! Gostei mais do que o Jardim de Luxemburgo), os Museus de L'Orangerie e o Dorsay, a Rue de Rivoli, o início da Champs Elisees. Próximo há ainda a Igreja de Madeleine, o Arco do Triunfo, Saint Germain.
Jardim de Tulherias by CuriousAbout-cwb


Horários e preços: Usei o Paris Museum Pass nas duas visitas. O Louvre fecha nas terças-feiras e em 1º de janeiro, 1º de maio e 25 de dezembro. Está entre os museus gratuitos no primeiro domingo do mês. Também é gratuito no dia 14 de julho. Abre segundas, quintas, sábados e domingos das 9h às 18h. Quartas e sextas, das 9h às 21h45. Sem o Passe, a entrada custa 10 euros para as exposições permanentes, 6 euros para o guia multimídia, 11 euros para as exposições temporárias no Napoleon Hall, 14 euros para o ticket combinado para as exposições permanentes e temporárias.


Acesso: No site do Museu há uma relação das entradas e opções de ônibus, metrô etc para chegar. Os horários de abertura das entradas possíveis são:
Entrada da Pirâmide (minha opção na primeira visita, com pequena fila. Opção impossível na segunda porque no tamanho da fila era gigante!) e do Carrousel du Louvre - 9h às 22h.
Entrada da Passagem Richelieu (que eu usei na segunda visita em virtude de ter o Passe) - 9h às 18h.
Entrada do Porte des Lions - 9h às 17h30.
Dê uma olhada no mapinha disponível no site:

Acessos ao Louvre,  by Museu do Louvre

Metrô: Palais-Royal–Musée du Louvre station.
Ônibus:  21, 24, 27, 39, 48, 68, 69, 72, 81, 95, and the Paris Open Tour bus.
Batobus: Desça na parada do Louvre no quai François Mitterrand.

Atenção! Há duas estações de metrô com o nome Louvre: Louvre/Rivoli e Palais Royal/Musée du Louvre. Descendo na segunda há acesso pela própria estação ao Museu.
Organizando a visita: São três alas: Denon, Sully e Richelieu. O mapa deixa bem clara as alas, mas eu me perdi infinitamente porque alguns acessos parecem labirintos e me vi subindo escadinhas infames até dar de cara com quadros que amo e descendo até encontrar... sabe Deus! (E olha que, modéstia a parte, meu senso de direção e leitura de mapas costumam ser muito bons.) Fica a dica para em uma primeira visita ver as principais obras (Vênus de Milo, Mona Lisa, Egito, Vitória de Samotracia, escravos de Michelangelo, aposentos de Napoleão) e depois dos obrigatórios, vá para os seus eleitos (pesquise antes onde eles possam estar, principalmente se tiver pouco tempo).
Subindo ou descendo...

...você vai ...
...ficar maravilhado!
Filmes para se preparar: Código Da Vinci, Belphéngor - O Fantasma do Louvre (filme francês de 2001), Os Sonhadores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As gêmeas viajam: 4 dias em Recife

curious about: FUI TIRAR UM BICHO DO MEU OUVIDO E QUISERAM ME DAR UM NARIZ NOVO

curious about: DOTES CULINÁRIOS