Roteiro dos [meus] sonhos pela Noruega

{imagem do site http://www.sognefjord.no}


Como eu já havia comentado aqui no blog, estou programando uma mochilada para o ano que vem. Ainda com muitas incertezas, desde datas até viabilidade, comecei a pesquisar e montar um roteiro possível. Depois de muito incluir e excluir cidades e países, cheguei a uma possibilidade que me animava e começava pelos países escandinávos. Parti para a etapa de planejamento e pesquisa de hospedagem, locomoção etc. Começando pela Noruega, logo percebi que não seria possível fazer esse roteiro. O fator determinante? money!! Dentro da minha realidade e expectativas de viagem, notei que não conseguiria fazer do jeitinho que eu queria esse trajeto e ainda assim continuar viagem por mais não sei quantos países por mais 2 meses e meio. Como não quis disperdiçar a pesquisa pronta, resolvi postar aqui em duas partes: o roteiro (dos meus sonhos!) pela Noruega e o orçamento previsto com gastos de locomoção, hospedagem e dicas que eu reuni. Quem sabe alguém curte a idéia e resolve concretizar o roteiro, né? Só não pode esquecer de compartilhar depois como foi, aqui no blog. hehe

Meu interesse pela Noruega diz respeito principalmente às magníficas paisagens, muito mais do que uma imersão em estilo de vida e cultura. Nada mais natural então que o roteiro se concentre ns fiordes e inclua muita locomoção pelo país e caminhadas ao ar livre. Sei que uma das opções para explorar o país é através de cruzeiros. O site de turismo Visit Norway (bem completo, por sinal!) apresenta links para as opções Norway in a Nutshell. Pelo que vi, são bem interessantes, mas como não gostaria de me sentir "presa" ao roteiro pré definido por outra pessoa segui o exemplo da Carol B. que contruiu "sua" própria viagem e relata a experiência no blog Tem Haver Comigo. O roteiro dela está super especificado e eu tomei o relato por base pra montar o meu.

  • A idéia é começar pelo sul do país na região chamada Stavanger. O que há por lá? Duas rochas bastante turísticas chamadas "Pulpit Rock" (pedra do púlpito) e a Kjergbolten. Para vocês terem uma idéia a Pedra do Púlpito é considerada um dos lugares imperdíveis em várias listas recentes de... lugares imperdíveis! A idéia é pegar uma hospedagem de base na região e sair um dia para cada passeio (pensei em fazer um trajeto de bike e outro a pé). 2 dias para a região. Claro que se você estiver fazendo uma viagem só Brasil-Noruega não vale a pena, mas se incluir Londres, Amsterdam ou Copenhagen na jogada não faz muita diferença entrar por Oslo ou por Stavanger.
The Pulpit Rock {imagem do site http://www.regionstavanger.com}
  • De lá partiria para a capital Oslo (poderia ir direto para Bergen, mas como essa é uma viagem dos sonhos ela vai incluir o trajeto de trem entre Oslo e Bergen). Oslo mereceria dois dias no máximo. Tudo para incluir o Vigelandsparken e um museu ou outro.
Vigelandsparken em Oslo {imagem by www.visitnorway.com} 
  • Um dia seria destinado à viagem de Oslo para Bergen de trem, com duração de aproximadamente 7 horas, que vale pela paisagem.
Bergen {imagem do site www.visitnorway.com}
  • Bergen, considerada a porta de entrada para os fiordes, parece muito bonitinha. Por lá ficaria o restante do dia da viagem de trem e mais um dia inteiro com pernoite.
  • Saíndo de Bergen, a intenção seria ir até Myrdal para fazer outro trajeto de trem muito famoso até Flam e de lá ir até Voss, onde pernoitaria. Mais 1 dia para esse trajeto.
Flam {imagem by Visit Norway}
  • Em Voss há várias opções de atividades e acho que valeria a pena ficar mais um dia por lá.



Voss by Visit Norway
  • De Voss, o trajeto segue até Sogdall para um passeio pelos glaciais. Um dia ou dois nessa brincadeira.

    {imagens do site http://www.sognefjord.no}


    •  De Sogdall a ideia é seguir para Geiranger e de lá para fazer o Caminho do Troll ou Trollstinger. Provavelmente de 2 a 3 dias para esse trecho.

    Imagens by Visit Norway e http://www.visitalesund-geiranger.com
    • O roteiro que citei acima (da Carol B.) termina em Alesund, onde tem um aquário que eu gostaria de visitar. Alesund também é considerada uma das cidades mais bonitas. 1 dia para ela.
    Alesund by Visit Norway
    • Eu seguiria ainda até Tronso (de avião, provavelmente) para experimentar um gostinho de estar em um lugar acima do Círculo Ártico e muito próximo do "fim do mundo". 2 dias.
    Tronso by Visit Norway

    No total, calculo entre 15 e 17 dias para contar com as inúmeras locomoções. Roteiro intenso, eu sei. Provavelmente começaria essa viagem em Copenhage ou Amsterdam (ok, sempre considero em começar QUALQUER viagem por Amsterdam! hehe) e terminaria em Estocolmo (deixando dias extras na cidade para descanso). Claro que faria tudo isso no "verão" norueguês, pois sou covarde para frio e com todo esse vai e vem não dá para apostar em mochila pesada com roupas de inverno. Ainda tenho dúvidas sobre se toda a locomoção descrita acima é necessária ou se daria para fixar em Voss ou Bergen e fazer a maior parte dos passeios como day trips. Ah! Se ganhar na loteria ou conseguir uma super promoção no trabalho, farei todo esse roteiro, caso contrário vou só até Stavanger e Bergen (4 / 5 dias de Noruega para dar um gostinho).

    Relatos de viagem que eu tomei como base:

    Comentários

    1. Bem gustaría de ir à Noruega. Você chegou a ir?? Estive no seu facebook e não vi fotos de lá.

      Muito viajei no seu blog rsrsrsrs.

      Seja feliz!

      ResponderExcluir
    2. Oi,
      Obrigada pela visita!

      No final das contas, não fui à Noruega devido ao orçamento limitado. Você consegue encontrar passagens baratas até, mas todo o resto é muito caro... Continua na minha lista de desejos!
      Tudo de bom e se for à Noruega, me conta!

      ResponderExcluir
    3. Ola Boa noite..estou na Noruega e estava procurando algumas dicas de viagens e gostei bastante do seu roteiro. Vc teria alguma orcamento e dicas de trem e hospedagem???
      Desde de ja grata!

      ResponderExcluir
    4. Olá, desculpe a demora em responder!

      A Noruega é bem cara.. Se de uma maneira geral eu calculo meus gastos diários na Europa com uma base de 70-80 euros (incluída a hospedagem em albergue), meu calculo pulou para 120-140 euros quando pensei nesse orçamento.

      O site Visit Norway serve de base para qualquer programação: http://www.visitnorway.com/en.

      Existem tarifas mini preço para trem. De Oslo para Bergen por exemplo tem tarifas de 399 a 499 coroas norueguesas. Sendo o preço regular 815,00. Ou seja entre 50,5 euros e 104 aproximadamente.
      O site é: http://www.nsb.no/?lang=en_US

      Também dá para fazer alguns trechos de ônibus:
      http://www.fjord1.no/
      http://www.nor-way.no/
      Aqui tem uma lista pelo país todo:
      http://www.visitnorway.com/en/ProductDirectory/?aid=2922&cat=79034003

      Aqui você encontra a lista de operadoras de ferry e barcos:
      http://www.visitnorway.com/en/Getting-here-and-around/Ferries-and-ships/

      Veja esse ônibus também: http://www.jostedal.com/brebussen/

      Aqui segue uma listagem de algumas opções de hospedagem que eu vi:
      http://www.hostelz.com/hostel/37790-DORM.no (Bergen)
      http://hihostels.no/en/hostel/preikestolen-hostel/ (Preikenstolen)
      http://hihostels.no/en/hostel/lysefjorden-hostel/ (Lyse fjord)

      Abraços

      ResponderExcluir

    Postar um comentário

    Postagens mais visitadas deste blog

    As gêmeas viajam: 4 dias em Recife

    curious about: FUI TIRAR UM BICHO DO MEU OUVIDO E QUISERAM ME DAR UM NARIZ NOVO

    curious about: DOTES CULINÁRIOS