Orçamento de 4 Dias em Amsterdam - base abril/2011 para 1 pessoa

Com esse post começo a falar dos gastos de viagem para ajudar aqueles que quiserem ter uma idéia de um orçamento. Exclui os gastos com compras por considera-los absolutamente pessoais, mas indico as tentações e pecados de cada cidade. 
Minha previsão inicial de gastos era de 100 euros por dia, a princípio sem incluir a hospedagem de Paris (que seria de graça). Tentei ao máximo sair daqui com a viagem já paga, até para evitar usar cartão de crédito e perder a noção dos gastos. Não me programei, como vocês vão perceber, para fazer uma viagem econômica. No geral, buscava compensar os gastos excessivos com alguns "luxinhos" de viagem (como a balada no Supperclub; ida à Disney, etc) com economia em outro lado (comprar comidinha pronta e frutas no mercado e fazer piquenique, por exemplo). Não me privei de nada que queria fazer e, principalmente, não precisei recorrer ao fast food. Importante destacar que tudo isso só foi possível porque minha preparação (e consequentemente a economia) começou com nove meses de antecedência.
Sai daqui com 2.200,00 euros (1000 em cash e o restante no Visa Travel Money).

ANALISANDO OS GASTOS EM AMSTERDAM:

  • Já sabia que Amsterdam não seria uma cidade barata. Pelo que pesquisei, hospedagem na cidade é relativamente cara. Por insegurança de viajante solitária de primeira viagem, resolvi escolher um hotel e não albergue. Gostei muito do hotel em que fiquei e depois vou postar sobre isso. 
  • Como estava programado um final de semana de museu gratuito enquanto eu estivesse por lá, não esquentei muito a cabeça com os preços dos museus. No final das contas, nem o Van Gogh nem o Rijks estavam participando e eu paguei a entrada nos dois. Mas vale muito a pena!
  • Nos meus gastos de compras estão incluídos gastos básicos de começo de viagem. Como eu levo necessaire mínima (escova, pasta de dentes desodorante e olhe lá), pois prefiro comprar no lugar, tem umas comprinhas fundamentais como sabonete, algodão, shampoo, etc. 
  • Comi bola na hora de comprar os tickets de trem (no total 4) pois comprava o mais caro de primeira classe (6,3 euros). Dá para viajar de segunda classe (só muda o local no trem, não lembro qual fica em cima e qual é embaixo... rsrs). De uma maneira geral, andei muito a pé.
  • Achei os gastos com alimentação bem tranquilos, pois comi muito bem. 

  • Tentação: lojinhas de museu! A do Van Gogh é uma loucura!
  • Resultado final: olhando assim o orçamento parece muito estourado, mas na verdade desses valores aproximadamente 95 euros não saíram do meu bolso (presente!). Mesmo assim, mantendo essa média de gastos eu teria me encrencado muito na viagem. 
  • Lição: tomar cuidado com as compras em lojinhas de museu e com a empolgação de início de viagem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As gêmeas viajam: 4 dias em Recife

curious about: FUI TIRAR UM BICHO DO MEU OUVIDO E QUISERAM ME DAR UM NARIZ NOVO

curious about: DOTES CULINÁRIOS