roteiro de 9 dias por Paris: dia 1

Meu roteiro para Paris é meio atípico pois poucas pessoas reservam tanto tempo para a cidade em uma primeira viagem. Como inicialmente ficaria na casa de amigos, deixei realmente um período generoso. Para facilitar a vida do povo que quer ter alguma referência, acho que vou dividir os posts em duas partes: o que eu fiz dia a dia e o que proponho.

Dia 1

Cheguei de Amsterdam, no Charles de Gaule no final da manhã e peguei o trem RER ali no aeroporto mesmo sem grandes crises (comprei o bilhete na maquininha com cartão de crédito por 8,50 euros). Fiz conexão com metrô na estação de Chatelet-Les Hales, também sem qualquer dificuldade. Não sei ao certo quanto tempo demorou cada trecho, mas não é desagradável a viagem.

  • Comece pela ambientação. No meu caso ser recebida com todo carinho pelos meus amigos (fui para lá antes de ir fazer o check in no Hostel) com um almoço delícia! Minha dica: faça o check in e explore os arredores do Hotel/Albergue. Procure possibilidades de lugares para comer, dê uma olhada na região, veja onde estão as estações de metrô mais próximas e compre água + coisinhas no mercado.
  • Meu Hostel da primeira noite ficava em Montmartre, então comecei por lá. De qualquer forma, acho que um período (manhã ou tarde avançando na noite) é suficiente para conhecer toda a região: 
    •  subimos pelas ruazinhas até chegarmos atrás da Sacre Coeur. Vale a pena fazer esse caminho. Você passa pela quitanda da Amelie Poulain, pela praça dos artistas (bem bonita) e por lugares muito bonitinhos. Dá vontade de ficar parando e comprando milhares de comidinhas de tão lindas que são as vitrines. Da frente da Sacre Coeur tem uma vista magnífica de Paris. Aproveite! Também fica muita gente nas escadarias, cantando, vendo a paisagem, etc.
    • Não paga para visitar a basílica, mas você tem que ficar ATENTO: se estiver acontecendo alguma cerimônia não poderá tirar fotos. Foi o meu caso, mas a cerimônia era linda demais. Se acontecer enquanto você estiver lá, ESCOLHA UM LUGAR MAIS PARA FRENTE pois a muvuca de gente entrando e sendo expulsa lá nos fundos é muito grande. Vá bem coberta e sem roupa muito curta, pois os carinhas que cuidam são muito grossos nessa hora. No mais, é uma igreja impressionantemente linda! Mas fria!
    • Saia da Igreja e aproveite o por-do-sol. É muito bonito tambem.
    • Desça pelas escadarias e veja o carrossel da Amelie. Pode subir de novo e voltar pelas ruas de trás até achar o Moulin Rouge ou ir por baixo mesmo. Ah! Tem funicular para fazer o trajeto até lá embaixo. Eu nem cogitei em usar.
    • Siga na direção do Moulin Rouge. Novamente, muito restaurante e lojinhas bonitinhas no caminho. Ande por Pigale e veja a quantidade de sex shops e referências eróticas. Só tome cuidado com fotos: um provável traficante achou que estava saindo nas minhas fotos e me tacou uma pedra.
    • O museu Dalí fica em Montmartre também, mas depois do episódio da pedra nem pensei em voltar ao lugar para ver.
    • Até devido à pedrada, confesso que não sugiro Montmartre para um primeiro dia em Paris. Achei toda a vibe do lugar muito agressiva e tem golpista ao redor de toda a Sacre Couer. Não curti! Mas o lugar é lindo e must go.
Lugares que fui e vi em Montmartre (minhas fotos)

  • ROTEIRO SUGERIDO (sem pedrada!):
    • Escolha um meio de tarde e vá para o Boulevard de Rochechouart ali nos arredores da estação de Abesses OU vá para o Museu Dalí. Explore uma ou outra região/atração e vá caminhando pelas ruazinhas em direção à Sacre Couer.
    • Entre na Sacre Couer.
    • Espere o por-do-sol.
    • Desça, pelas escadarias.
    • Explore a região de Pigale (com cuidado), Moulin Rouge etc.

Mapinha do lugar que tirei do site do Museu


Site do Museu Dalí: http://www.daliparis.com/.

    Comentários

    Postagens mais visitadas deste blog

    As gêmeas viajam: 4 dias em Recife

    curious about: FUI TIRAR UM BICHO DO MEU OUVIDO E QUISERAM ME DAR UM NARIZ NOVO

    curious about: DOTES CULINÁRIOS