Nunca apresse um francês

Nunca apresse um francês!

Regra básica de convivência em Paris.

Você pode até não falar nada de francês, mas vai ser muito mais grave tentar apressar o parisiense.
Se tem fila, respeite. Não vai ver ninguém bufando nem reclamando por isso [hum... turistas reclamarão talvez!].

Se chegar em algum lugar para uma refeição, não se afobe. Entre, escolha um lugar vazio, sente, tire o casaco, aprecie a paisagem... você será atendido em algum momento. Não precisa ficar geticulando para o garçom, ele te viu. E se não viu, vai ver.

Quer se sentir legitimamente em Paris? Se estiver sol, cate suas coisas e se esparrame em qualquer lugar. No banco da praça, na grama do jardim, nas margens do Sena.

Nem tente correr! Eles não parecem entender correria [vi gente correndo a maratona só]. Afinal, se eles estão lá trabalhando, indo ao médico, ao mercado e a feira. Dando conta de ganhar dinheiro, sair da crise, protestar... SEM CORRER. Porque você, turistando sem compromisso, deveria se apressar?

Depois de ficar esperando em uma fila no mercado na qual só havia EU enquanto a mocinha dava baixa calmamente nos produtos que não foram levados e haviam sido deixados no caixa, resolvi levar a sério e fazer como eles.

Afinal, talvez saibam de alguma coisa que na nossa "juventude" como país ainda nos escapa.

O mundo não acaba assim, só porque desaceleramos.

O parisiense parece saber disso. O que faz total sentido quando pensamos no tempo em que a Notre Dame levou para ser contruída (e ela continua lá), por exemplo. Faz sentido também quando se pensa em tudo que o Sena já viu acontecer: a cidade já veio abaixo, a bastilha caiu, a rainha perdeu a cabeça, o povo tomou o poder, o nanico virou imperador, o nanico caiu, nazistas vieram e se foram... Muita coisa acontece, transformações ocorrem, mas o mundo continua girando.

Dia de luz, festa de sol...

O parisiense lida com o tempo de uma maneira totalmente diferente de nós. Conversando com outros brasileiros por lá e com uma tailandesa, a impressão é a mesma. Se você consegue desacelerar e entrar no esquema local, 24 horas em Paris duram 24 e não apenas 22 horas. Cada dia um dia, nem mais nem menos.

Achei algo bom para tentar transpor, apesar da diferença de infra estrutura etc e tal. Muito melhor aproveitar o tempo, do que tentar correr contra ele.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

As gêmeas viajam: 4 dias em Recife

curious about: FUI TIRAR UM BICHO DO MEU OUVIDO E QUISERAM ME DAR UM NARIZ NOVO

curious about: DOTES CULINÁRIOS