porque eu gosto de arte contemporânea

Bem, eu prometi que tocaria no assunto, então:
Sei que a maioria das pessoas que eu conheço não gostam de arte contemporânea. Alguns abominam, outros simplesmente olham e não entendem ou fazem aquela cara de "ah! tá bom que isso é arte!". Passam pela arte clássica e renascentista com paixão, chegam no impressionismo com boa vontade a altamente "impressionados", mas param por aí.
Eu confesso que gosto muito e não é à toa que fui em três museus de arte contemporânea durante minha viagem e visitei também o setor de arte contemporânea de um deles.
Não que eu seja entendida em artes plásticas.
O que acontece então? O que me chama atenção em obras como as que estão abaixo?


Bem, desde criança tenho contato com arte e meus pais providenciaram para que este contato acontecesse da melhor maneira possível: com liberdade e interação. Tenho lembrança e fotos de ser levada a museus e exposições e aparecer com a cabeça enfiada entre as esculturas, imitando a expressão dos retratos etc e tal. Meu pai também passou, ele próprio, por diversas
Então acho que isso define a relação com a arte: nunca entro nessas exposições em busca de beleza em si (embora muitas vezes "ELA" tembém seja encontrada), mas sim buscando o olhar diferente, o comentário irônico sobre a própria arte, a brincadeira.
Aliás acho a ludicidade da arte contemporânea o mais legal que ela tem a oferecer.
Talvez seja por isso que muita gente simplesmente fala que qualquer criança faria igual ou melhor.
Arte abstrata, arte contemporânea, cubismo e outros ismos, exigem que se vire um pouco criança curiosa pronta para se divertir e brincar.
É claro que tem muita coisa dentro disso na qual não vejo o mínimo sentido ou provocação. Como o exemplo abaixo [juro que era "obra"do museu]. rsrs

integrante da exposição no Stedelijk em Amsterdam

De qualquer forma, a arte nem sempre acontece para quem está vendo em outros museus também!

Comentários

  1. Vous avez de bons points il, c'est pourquoi j'aime toujours verifier votre blog, Il semble que vous etes un expert dans ce domaine. maintenir le bon travail, Mon ami recommander votre blog.

    Mon francais n'est pas tres bon, je suis de l'Allemagne.

    Mon blog:
    Meilleur taux ou Rachat de credit pour locataire

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

As gêmeas viajam: 4 dias em Recife

curious about: FUI TIRAR UM BICHO DO MEU OUVIDO E QUISERAM ME DAR UM NARIZ NOVO

curious about: DOTES CULINÁRIOS