guias de viagem

Do jeito que sou louca por livros, claro que iria querer ler ao máximo antes da viagem. Além do aumento absurdo do número de blogs de viagem nos meus favoritos, me afundei com gosto nos guias de viagem.
Na verdade, considero minha orientação espacial consideravelmente boa para alguém do sexo feminino (sorry!!) o que faz com que eu seja chegada num mapinha, com fotinhos e dicas ao redor. Consigo me achar em mapas e me gabo de não me perder assim tão fácil andando por aí. Só não sou boa em dar informações... mas se confiar em mim posso te entregar no destino numa boa!
Então, definidos os destinos, fui atrás dos guias de viagem perfeitos!
O problema começa quando você sabe quais os guias perfeitos mas não consegue encontrá-los ou pior, quando encontra mas deixa para comprar em uma próxima ocasião (consumista consciente que tenta ser) e nunca mais acha.

Bem, meu protótipo de guia PERFEITO é o Passo a Passo da Publifolha (não, não recebo nada pra divulgar!!). Tinha usado em Buenos Aires e amado.
Vamos às qualidades:
  • Primeiro, ele é compacto! Nada como um guia que não pesa na bolsa...
  • Segundo, o preço é razoável, girando em torno dos R$ 32,00. (Para quem acha caro: há guias custando R$90,00)
  • Terceiro, inteirinho em português. Pode parecer estranho pra quem me conhece e sabe como amo e até entendo a língua inglesa, mas guia de viagem PRECISA ser no meu idioma!
  • Quarto, a grande razão pro meu favoritismo, os mapas são fantásticos. Sim, mapas no plural. Os guias passo a passo possuem um mapa que mostra as regiões da cidade a ser visitada no começo, demarcando através de cores essas regiões. Depois, apresenta um mapa tipo pop up (dobra/desdobra) por região, destacando os pontos turísticos de um lado e lugares para comer, dançar, comprar do outro. Com algumas fotinhos pequenas. Até agora, estes eram os melhores mapas que já tinha visto. Ajudam muito a organizar a viagem, calcular distâncias dos pontos turísticos, etc.
Bem, talvez eu pudesse relacionar mais qualidades, mas geralmente quando chego nos mapas me empolgo, me derreto e esqueço o resto.. hehehe. A menina apaixonada por mapas!!

Queridinhos: Guias Passo a Passo
Claro que fui à caça dos Guias Passo a Passo de Amsterdã, Paris e Barça. O primeiro foi fácil, os outros dois estavam "em falta" na minha primeira investida. Um tempo depois encontrei os outros dois, mas como estava sem grana, preferi comprar em outro momento. O negócio é que não conseguia mais encontrar os ditos. Procura daqui, não acha de lá, fui adquirindo outras opções.
A Publifolha (ela de novo, olha o merchan... rs) tem um Guia interessantíssimo de passeios a pé. Comprei o de Paris e gostei tanto que comprei o de Amsterdã também. De Barcelona, que eu saiba, ainda não tem. Esse é uma coleção de roteiros detalhados para explorar as cidades a pé. Um poquinho mais pesado do que o Passo a Passo, ele não conta com um mapa bom dos lugares. Não dá pra ter uma visão do todo, digamos assim, pois os mapas que tem em cada capítulo mostram as ruas nas quais cada passeio acontece, então você não visualiza o bairro inteiro, nem a cidade. Mesmo assim, é um guia muito bom! As descrições dos principais lugares são ótimas e as fotos maravailhosas! Dá vontade de fazer todos os passeios sugeridos, entrar em cada rua, parar em cada esquina. Dá também uma situada histórica em relação aos monumentos, lugares etc. Coisa que o Passo a Passo deixa mais na superfície e na referência mais óbvia.


Guias de Passeio Publifolha
Hum... quantos guias eu contabilizei até agora? Bem, 2 de Amsterdã e 1 de Paris.
Pois é, embora tenha gostado muito do meu Guia de Passeios Paris, sentia falta de um mapa melhor. Em uma das minhas rondas pela Saraiva, achei em promoção o Guia Visual da Folha (sim, também editado pela... Publifolha). Como ele estava uns R$ 25,00 mais barato do que de costume, achei que valia a pena.

Guia Visual Folha de São Paulo - Paris

Para quem "acha" que não conhece, é só dar uma olhada na foto acima e constatar que já viu esse guia antes. Os guias visuais são considerados meio top de linha pelo pessoal que compra guias de viagem, mas a cotação dele entre o pessoal dos blogs que viaja/ mochila/ não para quieto no lugar varia bastante. Primeiro porque é um catatau, pesadooooooooo que só. Well, o de Paris é todo lustrosinho, cheio de fotos e esquemas dos monumentos, catedrais etc (óbvio, dãã, é um guia "visual"). As informações de preços, endereços e horários é boa também (a do passo a passo é bem clara e a do roteiro de passeios é esquisita, as vezes tem, as vezes some). Os mapas são horríveis. Pelo menos, eu não curto aquela coisa meio "mapa de lista telefônica". Achei bem interessante pra decidir os lugares e saber um pouco mais de detalhes históricos e até de como explorar os museus, mas é pouco prático na hora de andar pela cidade. Ah! Detalhe importante: tem um cheiro ruim. Não sei se é só o meu exemplar, mas... :-(

Nesta altura do campeonato, decidi que 2 guias por cidade era um bom número e me concentrei na busca por Barcelona.
Passei meses sem encontrar meus favoritos. Parti para a internet e nada. A ausência de informações de um Guia Passo a Passo Barcelona me fizeram acreditar que eu devo ter alucinado quando vi na livraria e não comprei por restrição de verba... Assim sendo, me contentei com o Guia Visual, um pouco mais fino que o de Paris (:D), na época com um preço bom,incluindo a Catalunha e ainda por cima com o Guia Wallpaper* de Barcelona como brinde.
Bateu um arrependimento depois dessa compra. Achei o guia muitoooooooooo ruim. Além dos defeitos que o de Paris já tinha, achei mal dividido pra caramba. A parte da Catalunha é superficial e parece verbete de dicionário.Ui! Não cheira tão mal quanto o de Paris, é verdade. A única coisa realmente boa é um roteiro de duas páginas, com mapa, da arquitetura modernista. Mas não é suficiente.


A melhor foi o brinde... ou não. Porque cai de amores pelo Guia Wallpaper* e fui correndo buscar o de Amsterdã e o de Paris (que não achei!!). Descolado!! As dicas são ótimas e meio diferentes. Ele é pequeno (menor que o passo a passo), com fotos lindas, uma parte dedicada à arquitetura do lugar (adoro)... Só não tem um mapa que preste, mas afinal quem precisa de um? rsrs

Guias Wallpaper* (tudo de bom!!)
Bem, ainda consegui um guiazinho ótimo de Barcelona (ah! se eu soubesse antes). Muito bom, em todos os aspectos, dicas boas, fotos boas e mapas excelentes (tem dois e um é plastificadooooooooooo). hehe

Guia e Mapa de Barcelona
Além dessa pequena coleção acima relacionada ainda ganhei alguns, entre eles o Passo a Passo de Paris (queridinho!!!). Que não me decepcionou.
Assim terminei minha jornada de 9 meses atrás de guias de viagem. Falta só decidir agora o que vai pra mala e o que fica em casa, para não pagar excesso de bagagem já na ida... rsrs
;D

Comentários

  1. ah! post dedicado à minha amiga Mari Romero, que não tem guia de viagem e não usa mapas!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

As gêmeas viajam: 4 dias em Recife

curious about: FUI TIRAR UM BICHO DO MEU OUVIDO E QUISERAM ME DAR UM NARIZ NOVO

curious about: DOTES CULINÁRIOS