curious about: PALAVRA (EN)CANTADA

Semanas atrás fui ao cinema e me deparei com um trailer que me pareceu pra lá de especial. No mesmo dia encontrei esse texto na revista da Livraria Saraiva:



Palavra (En)Cantada



Ganhador do prêmio de melhor direção de documentário no Festival do Rio 2008, o longa-metragem destaca a fascinante relação entre a literatura e a música no trabalho de artistas brasileiros



O documentário Palavra (En)Cantada, idealizado por Márcio Debellian e dirigido por Helena Solberg, estréia no dia 13 de março nos cinemas. O longa-metragem apresenta a relação encantadora entre a poesia e a música no Brasil, explicada pelo ponto de vista de grandes nomes da cultura brasileira, (...). "Cada artista tem um processo particular com a poesia e a música, e isso não é uma característica somente dele, mas do Brasil. É um traço histórico da cultura brasileira, iniciado por repentistas e pelo cordel. Por isso, a música abre caminhos para o conhecimento", relembra Debellian.

Em um roteiro muito bem costurado entre depoimentos, canções e citações de poemas, Palavra (En)cantada tece um diálogo sobre a presença da literatura e da poesia na formação musical de intérpretes que vão do gênero repentista ao carnavalesco, passando pelo rap e hip hop. (...)

Ambiente intimista

Foram apenas duas semanas de filmagens para as 18 entrevistas com músicos, poetas, compositores e pensadores. Previamente, existiu um ano de muita pesquisa - feita pelo professor Júlio Diniz {aeeeeeeeee, foi meu professor na pós. MARAVILHOSO, simplesmente!}, diretor do Departamento de Letras da PUC/Rio e por seus colaboradores Heloisa Tapajós e Frederico Coelho.

A intenção de fazer as gravações na casa dos entrevistados teve o intuito de realçar uma atmosfera mais intimista no documentário. "Levar nossa equipe até eles permitiu mostrar o espaço de trabalho de cada um, deixando um clima descontraído e espontâneo. Nossa intenção era buscar a proximidade com o artista, pois estávamos falando de um tema sensível, que é o processo de criação e a relação de cada um com seus livros e poetas. Isso facilitou a escolha das músicas que abordassem o que estávamos falando e que tocassem exclusivamente para o documentário", diz Debellian.

(...)

Raridades

Palavra (En)cantada ganhou o prêmio de melhor direção de documentário no Festival do Rio 2008. Um dos destaques da produção são as exibições de imagens praticamente desconhecidas pelo público brasileiro, como a encenação de Morte e Vida Severina, de João Cabral de Mello Neto, feita por Chico Buarque, no Festival de Teatro Universitário de Nancy, na França, em 1966. O cantor relembrou que o poeta não aprovava a idéia de ver seus versos apresentados em forma de música, mas que, ao sentir a repercussão da versão cantada de sua obra, rendeu-se ao sucesso da peça.

(...)


Bem isso muito me interessa. O trailer é realmente bem feito e emocionante por si.

Quem quiser saber mais, link do site do documentário:


http://www.palavraencantada.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As gêmeas viajam: 4 dias em Recife

curious about: FUI TIRAR UM BICHO DO MEU OUVIDO E QUISERAM ME DAR UM NARIZ NOVO

curious about: DOTES CULINÁRIOS