curious about: VISITA AO MON - VERTIGEM, NISE DA SILVEIRA E A DESCOBERTA DE NIOBE




“Fazemos uma crítica social e política. Em outras situações criamos um mundo paralelo, fantástico, lúdico, para poder sobreviver.” - OsGêmeos




Ontem fui ao MON com o objetivo principal de ver duas exposições: Vertigem, de OSGÊMEOS, e Nise da Silveira, apresentando obras desenvolvidas pelos pacientes internos psiquiátricos e constante do Museu do Inconsciente.

Já conhecia um pouco do trabalho dos irmãos Pandolfo, OsGêmeos, que começaram fazendo arte de rua. Quando vi pela televisão a abertura da exposição me encantei imediatamente. Não é algo para ser "visto" mas para ser "experimentado". Até porque os "quadros" pendurados na parede são poucos. Mas é encantador mergulhar no mundo criado por eles, especialmente se você faz isso com outras pessoas, porque as diversas interferências que você e os outros vão fazendo é que são o grande barato da leitura. Quero voltar!!! (na verdade, não queria sair... rs)










"Pinturas de tons fortes e coloridos, cenas fantásticas, extraídas de sonhos e da realidade cotidiana, e os recorrentes personagens vermelhos e amarelos, que aparecem em instrumentos e caixas de som, são algumas características marcantes da produção contemporânea dos irmãos Otávio e Gustavo Pandolfo, hoje com 34 anos. Eles formam a dupla OSGEMEOS, que, em maio, pintou a fachada de um castelo na Escócia e teve trabalhos expostos na famosa Tate Modern, de Londres, e na conceituada Deitch Gallery, de Nova York."(...) "Um dos grandes destaques é a escultura móvel, ainda sem título, que tem como suporte o chassi de um fusca, com cabeça e mãos. “Quando fazemos uma obra esperamos que ela nos fale o nome”, afirma Gustavo. A cabeça possui movimento mecânico dos olhos e da boca. Após o término da mostra, as mãos também deverão ganhar movimentos de articulação. Futuramente, os artistas pretendem utilizar a escultura em exibições em ruas e praças públicas. Para o artista, este é um objeto masculino. A escultura “deverá dialogar com outro objeto feminino”, um cubo-cabeça pendurado no teto da sala expositiva com o interior todo espelhado. “Os visitantes poderão entrar e se ver. Deve remeter ao próprio Eu, em diálogo com a escultura masculina.” - do site do MON







Obviamente também já estava familiarizada com o trabalho desenvolvido pelos internos de Nise da Silveira, uma vez que sou psicóloga e trabalhei nos últimos diretamente com saúde mental e desospitalização (inclusive através do Grupo Loucos por Teatro). Ainda quero voltar a essa exposição com um grupo de amigos psicólogos para ter outras leituras e discussões. Dessa vez foi muito legal ir com alguém "leigo" no assunto e poder perceber as reações de surpresa e até choque. Chama atenção a série de mandalas, as esculturas pré e pós lobotomia de Lúcio Noemann (de arrepiar!!!), os quadros de Emygdio de Barros (Lindos!!) entre outros.






Pré lobotomia



Pós lobotomia



Mandalas




Entre as outras exposições vistas, foi um prazer descobrir Niobe Xandó. Nunca tinha ouvido falar da artista (ok, meu conhecimentos de artes plásticas nem são assim uma brastemp...) e me surpreendi com a variedade da sua obra. Me encantou especificamente a série de quadros de máscaras. Pena que não pude tirar nenhuma foto. No site dela, todo o acervo está disponível e super bem organizado: http://www.niobexando.com.br/.

Iluminada Maria Bonita I - por Niobe Xandó

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As gêmeas viajam: 4 dias em Recife

curious about: FUI TIRAR UM BICHO DO MEU OUVIDO E QUISERAM ME DAR UM NARIZ NOVO

curious about: DOTES CULINÁRIOS