curious about: VISITANDO TARSILA, REVENDO SEGAL E LEVANDO JAPONESES DE BRINDE



Tarsila do Amaral: icônica



Voltei esses dias ao Museu Oscar Niemeyer para ver a exposição "Percurso Afetivo: Tarsila".

Estou achando ótimo que a lacuna entre uma ida e outra ao museu tenha diminuído. Se para algumas pessoas bolo de fubá tem gosto de infância, para mim idas ao museu traz melhores lembranças (Ok, confesso que minha mãe sempre foi melhor incentivadora cultural do que cozinheira... rs).


Bem, voltando à Tarsila. A gente já começa o tal percurso afeitvo com inveja da dita. A exposição foi organizada em cima do seu diário de viagem... e haja viagens!!! Os estandes de apresentação da exposição já pontuam alguns desses percursos realizados pela artista.
Invejando Tarsila!! rsrs


Uma frustração: o Abapuru não veio. Só um esboço estava presente.


Mas "A Negra" e "Antropofagia" estavam lá. Para mim, impressionam sim. Mesmo sem muitas informações prévias e sem lembrar de tudo que foi dito nas aulas de história da arte, você percebe facilmente os elementos de destaque e sente o efeito entre a mistura do grotesco (deformações) e do delicado (talvez pelo uso de linhas arredondadas?? quem sabe?). É um efeito interessante.


De quebra, revi a exposição do Segal Realista, com freqüentes representações de duplos e alguns trios, uma evolução temática e de representação nítidas e esculturas (poucas) fortíssimas.




"Arte do Japão: Do Moderno ao Contemporâneo"



E da-lhe texturas (AMO!!)

E para não reclamar da vida, ainda tinha uma exposição de arte japonesa com algumas coisas fantásticas. Foi bastante interessante ver quadros que a princípio fugiam do que o meu parco senso comum atribuíria à arte japonesa em temática e representação. Gostei muito de alguns trabalhos abstratos que desenvolviam texturas interessantes, das fotografias em preto e branco com um jogo de luz impressionante, de uma série de quatro quadros em homenagem ao filósofo Rosseau (muito legal, tanto em execução quanto em conceito) e do quadro "Sombra" (que tem um impacto bem legal e traz à lembrança inevitável dos filmes de terror japoneses). Vale a pena conferir.



Um dos quadros da seqüência criada por Tadanori Yokoo
Mais Japão: "Sombra" (impressionante ao vivo!!!), uma "Mona Lisa" e seu detalhe, seqüência e cidade
Fotografias do Grupo Gutai (movimento de vanguarda)


Comentários

  1. aOiii só ví hj pq minha net voltou hj! Adorei esse passeio, coisas lindas, algumas que causam "estranheza" (rs) e outras puro deleite! Viagem cultural...amei. Próxima parada: Louvre, British Museum, National Academy....

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

As gêmeas viajam: 4 dias em Recife

curious about: FUI TIRAR UM BICHO DO MEU OUVIDO E QUISERAM ME DAR UM NARIZ NOVO

curious about: DOTES CULINÁRIOS