curious about: LENDO TEATRO

Por ter feito uma faculdade de teatro e vez ou outra participar de espetáculos, alguns amigos me pedem indicações não só de boas montagens, mas também de textos dramáticos para leitura.
Toda vez que isso acontece, inevitavelmente, tenho que encarar a minha dificuldade em "ler" teatro. Explico: leio pouco teatro se for considerar a quantidade de livros que devoro normalmente.
A maior parte do que leio são romances (não exatamente o gênero "romântico", mas a narrativa), biografias ou crônicas. A minha impressão é de que obras assim, mais do que a dramaturgia e a poesia, representam processos de leitura mais familiares para mim. Flui!
Sempre que me vejo lendo textos teatrais me pego sentindo falta de "algo mais"... Claro! Esses textos nasceram para o palco, falta a encenação, a interpretação. Exigem um exercício imaginativo diferenciado, a meu ver (embora, de toda obra - teatral ou não - também faça parte um empenho da imaginação do leitor e não apenas do autor).
Geralmente, ler essas obras em voz alta e de preferência acompanhada de pelo menos mais uma pessoa alternando as "vozes" neles contidas me ajuda no processo de leitura.
Alguns textos para teatro, no entanto, conseguiram me impactar e cativar de primeira. Não me refiro a simplesmente ter gostado mais desses do que de outros, mas sim de ter conseguido identificar imediatamente para quais rumos uma primeira leitura me levou. Vou relacioná-los sem me preocupar muito em analisar as razões dos efeitos que me causaram, pois nem sempre essas estão claras para mim. Aqui estão os que consigo lembrar de ter lido e ficado imediatamente envolvida:
  • Todos os do Nelson Rodrigues. IMPRESSIONANTE! Gosto especialmente de Dorotéia.
  • Noite de Reis, Otelo, Macbeth, Ricardo III, de Willian Shakespeare. Não "funciono" direito para Hamlet até hoje: embora ache o texto lindo e tenha analisado tanto que saiba trechos de cor... acho que minha abordagem dele sempre foi através de processos de apreciação "racionais" demais desde o começo. AMO Sonho de uma noite de verão, acima de tudo.
  • O Rei da Vela de Oswald de Andrade.
  • As Lágrimas Amargas de Petra von Kant de R.W. Fassbinder.
  • Os Filhos de Kennedy de Robert Patrick.
  • The Crucible (As Bruxas de Salém) de Arthur Miller. Esse é especial porque decidir estudar teatro depois de lê-lo. E gosto no original!
  • Antígona de Sófocles.
  • A História do Zoológico (Zoo Story) de Edward Albee. Primeiro texto que traduzi, adaptei e dirigi.
  • Moliére, qualquer texto.

Comentários

  1. OI; Me identifiquei muito com esse texto seu. Talvez de todos os outros foi esse que mais falou diretamente à mim. Principalmente por que eu até já tinha lido teatro (The Crucible, Incident at Vicky´s, Romeu e Julieta e os meus preferidos: Salomé, A Importância de ser sincero, Uma mulher sem importância e O Leque da Sra. Windermere. Todos de Oscar WIlde.
    Mas depois do curso de pós (indicado por você) passei a ler de uma maneira diferenciada. Li A Margem da Vida de Tenneesse Willians, 1ª coisa que lí dele, e com certeza não o último. Me identifiquei muitoooo, pq assim como a personagem eu tenho uma coleção de animais de vidro. Nunca tinha parado pra pensar o significado do meu gosto para isso. Assim como na peça eles representam a mim, minha sensibilidade, delicadeza e fragilidade. Foi 10!
    O curso praticamente acabou. Falta agora justamente a apresentação da peça....que ao invés do medo anterior, estou muito ansiosa pra estar no palco! Olha só que mudança...
    bjos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

As gêmeas viajam: 4 dias em Recife

curious about: FUI TIRAR UM BICHO DO MEU OUVIDO E QUISERAM ME DAR UM NARIZ NOVO

curious about: DOTES CULINÁRIOS