curious about: A arte de escrever-ler-escrever-ler

por Mari Romero

"The day after

Day by day… day after day…

“nada como um dia atrás do outro...”

expressões que, se usadas no trânsito ou ao sentar-se à mesa, pensadas por um anônimo nada têm de mais. Mas se elas saem das mãos de um artista, são ressignificadas e ganham o status de arte.

Esta pessoa, tão humana quanto qualquer mortal, mas que consegue traduzir sentimentos em palavras... o artista das palavras (como gosto de chamar essa classe de artistas entre os quais estão roteiristas, escritores, letristas, cronistas, poetas etc.), esses conseguem traduzir o impalpável – o sentimento. Não que eles sintam mais que qualquer outro mortal. A genialidade não está no “sentir” – isso todos vivem, mas o sentir, o pulsar da emoção posta em palavras, que tomam vida com o leitor quando este se identifica, revive sentimentos ocultos em si (e que nem sabia estarem latentes). Dar vida ao texto, poema, crônica... isso é genialmente mágico. Ao passar pelas mãos desses artistas, sentimentos vividos diariamente que poderiam ser corriqueiros como os atos mais simples repetidos cotidianamente como o pentear os cabelos, podem tornar-se magicamente em passaportes para o sonho, para a viagem dentro de um texto bem escrito.
Me alegro por poder participar disso, não por ser escritora também, mas por ter a sorte de ler alguns dos textos “confidenciados” à página em branco (onde o abstrato começa a se concretizar, podendo ser compartilhado). É como leitora que escrevo e digo que a medida do autor não está na sua obra em si, mas na comunicação que ele consegue travar com o leitor, através dela. Sendo assim, ao homenagear o escritor, também homenageamos ao leitor, que como a outra face da mesma moeda, dá o valor à obra... fazendo que ela seja arte e não apenas tinta sobre papel. Feliz do país que consegue abundar em artistas, tanto da escrita quanto da leitura".


Mari Romero é atriz, diretora de teatro, escritora, entre outras coisitas... Ah! E muito importante (pra mim, of course!!): MINHA AMIGA.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

As gêmeas viajam: 4 dias em Recife

curious about: FUI TIRAR UM BICHO DO MEU OUVIDO E QUISERAM ME DAR UM NARIZ NOVO

curious about: DOTES CULINÁRIOS